Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Novos detalhes de Final Fantasy XIII

Kitase e Hashimoto em entrevista

Fãs de Final Fantasy XIII já se habituaram ao facto de que pouca informação é revelada, e que enfrentam vários períodos de tempo sem nada de novo saber. Como tal, é sempre com grande entusiasmo que recebem qualquer novidade. Recentemente, dois dos produtores do jogo estiveram à conversa com a revista oficial Playstation Australiana e falaram sobre o desenvolvimento do jogo e da série em geral.

Falando sobre a história, Kitase revelou que a base de tudo é a mitologia dos cristais. É esta mitologia e os artefactos a ela associados que existem no mundo que criam as ligações existentes entre os 3 títulos, XIII, Versus e Agito. Hashimoto explica que cada um dos directores dos 3 jogos, interpretou essa mitologia livremente, tendo grande liberdade na criação da história e estilo de jogo.

Várias vezes se tem colocado a possibilidade de Lightning não ser a protagonista de Final Fantasy XIII mas Kitase confirma que será a personagem principal e mesmo que em determinadas alturas outras personagens assumam a liderança, Lightning será a principal. Kitase explica que quiseram mesmo enfrentar o desafio de criar uma personagem principal feminina e criar uma história em seu redor.

Questionado sobre outras personagens que se juntem à equipa, Kitase nada pode falar mas revela que vamos ter um sistema de equipa tradicional. Similar ao que foi feito em Final Fantasy XII, vamos ter um campo repleto de monstros. O jogador pode atacá-los e eles tem comportamentos e capacidades, cabendo ao jogador desviar-se deles ou ir ter com eles e uma vez atraida a sua atenção, passará para uma cena de batalha.

Também frequentemente se tem referido que este novo Final Fantasy aparenta um ar bastante Sci-Fi e Kitase explica que tal é decidido numa fase bastante inicial. O jogo está a cargo da equipa responsável por Final Fantasy X, um jogo no qual centraram-se na fantasia. Neste novo título decidiram por um aspecto Sci-Fi.

Sobre as questões relacionadas com a versão Xbox 360, e os problemas que tal poderia eventualmente causar à versão Playstation 3 e consequentemente aos seus fãs, Kitase explica que primeiro vão gravar o jogo em Blu-ray e só depois avançam. Hashimoto afirma que não existem motivos para os jogadores Playstation 3 se sentirem desiludidos pois o jogo não será adiado. Kitase explica que o facto de sair para duas consolas não vai diminuir a qualidade. O jogo está a ser optimizado para a Playstation 3, plataforma na qual a equipa se está a concentrar, e somente após esta versão estar completa é que vão fazer o port do jogo para a Xbox 360 tentando aproveitar ao máximo as suas capacidades.

Hashimoto explica mesmo que isto em nada mudou a relação da Square com a Sony. Hashimoto refere mesmo que também vamos ter os jogos PSP, algo que ainda fortalece essa relação.

Questionados sobre o estado do desenvolvimento, Kitase respondeu que o projecto está constantemente em evolução e que não tem um tempo específico para calcular o final dos trabalhos. Kitase também explica que estão constantemente a experimentar novas ideias, especialmente no sistema de combate que ainda não está pronto. A história está praticamente completa e pela perspectiva artística, o jogo está a cerca de 80%.

durante o resto da entrevista Kitase e Hashimoto falam sobre como a equipa vai deixar que as suas influências culturais sejam transpostas para o jogo de forma natural ao invés de tentar agarrar elementos preparados especificamente para um público alvo. Falam sobre a importância de reduzir os tempos entre os lançamentos em várias regiões e falam sobre como a série se deverá manter por muitos anos.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Final Fantasy XIII

Video Game

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários