Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Novo estudo diz que jogar faz bem aos mais jovens

Aqueles que jogam têm tendência para ter um papel mais activo na vida civil.

O Pew Research Center, organização não lucrativa que costuma ter algum destaque por parte da imprensa norte-americana, revelou um novo estudo sobre os hábitos dos jovens jogadores norte-americanos.

O estudo enviou um questionário a 1,102 jovens entre os 12 e os 17 anos, do sexo feminino e masculino, e concluiu que 86% dos jovens jogam em consolas. E que quer no PC ou nas consolas 75% jogam online.

Concluiu-se também que os 5 jogos mais populares por entre os jogadores são Guitar Hero, Halo 3, Madden NFL, Solitário, e Dance Dance Revolution. Relativamente a géneros, os jogos de simulação automóvel e de desporto são os mais populares, enquanto que os mundos virtuais, MMO e os survival horror são os menos jogados.

O estudo também concluiu que as implicações sociais dos jogos multijogador e dos jogos online podem ser saudáveis. Ficou-se então a saber que 65% dos jovens jogam com os amigos em sua casa. E que, na maioria das vezes, quando jogam online 70% joga com pessoas que conhecem na vida real.

Neste inquérito foi também perguntado sobre a participação que os jogadores têm na vida cívica. Acabando-se por concluir que os jogadores que participam em fóruns de discussão e que pertencem a clãs, têm tendência para terem um papel mais activo na vida civil, para ser mais informados e costumam doar mais bens para caridade.

Os pais também foram sondados e parece que os resultados foram esclarecedores. É que por entre os pais em que os seus filhos jogam, 62% respondeu que os jogos não têm qualquer influência nos seus filhos. No entanto aqueles pais em que cujos filhos não jogam, 55% respondeu que os videojogos têm uma influência negativa.

Read this next