Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Nova Experiência Xbox

É sempre uma boa altura para juntar os amigos.

É isso mesmo, é sempre uma boa altura para juntar os amigos e a Microsoft tenta levar essa ideia um pouco mais longe do que aquilo que já vinha a fazer ao longo dos anos e quase como se nos deixasse perante uma nova consola, a Nova Experiência Xbox vem acrescentar superioridade estética ao que já era funcional e intuitivo.

Qualquer jogador que usa o Xbox Live sabe que um dos principais atractivos do serviço da Microsoft é a forma como facilita o convívio entre os jogadores e aproxima os amigos, entre outras coisas. No entanto, face às crescentes necessidades das consolas em servirem como uma ferramenta de interacção social e de meio de aproximação entre jogadores, a Microsoft achou que estava na altura de melhorar o seu sistema e foi mais longe, deixa para trás o outrora prático sistema de lâminas e dá-nos algo que quase parece dizer que o futuro é hoje.

Nunca ninguém disse que o que é prático não pode ser belo e é isso mesmo que a Microsoft faz. Remodelando o menu da consola de encontro às exigências de um público novo que começa a surgir e a ganhar interesse por esta indústria, vamos ter uma forma de interagir com a nossa Xbox 360 repleta de novidades e novas funcionalidades que apenas vão beneficiar quem há muito se deixou conquistar pelo serviço online da Microsoft.

Após a instalação, a primeira coisa que vamos fazer é uma das novidades mais badaladas e comentadas, a criação do nosso avatar. A Microsoft sempre apresentou uma forma concisa e concreta no permitir da expressão dos seus jogadores, a possibilidade de usar uma imagem de jogador de um nosso jogo favorito, ou até a nossa, recorrendo à câmara Live Vision, os pontos de jogador e ainda o uso de uma frase que transmita a nossa forma de estar, ou pensar, serviram para mostrar a todos quem somos nesta comunidade virtual. Mantendo tudo isto mas evoluindo e acrescentando, a Microsoft dá-nos agora a possibilidade de criarmos e usarmos um avatar em 3D que serve na perfeição como um nosso eu virtual nesta comunidade. É a ponte entre a sala de estar e toda a comunidade de uma forma a possibilitar várias novidades.

Hora de aperaltar e não se acanhem, ponham-se mais bonitos que ninguém leva a mal

Para a criação do nosso avatar temos várias opções à escolha. Escolhendo entre vários exemplos já criados, para começar vamos criar o nosso elo de ligação ao Live e o nosso representante na comunidade. Temos várias opções para cabelo, olhos, boca, queixo e nariz de forma a criar a nossa imagem virtual. Podem optar por escolhas que exprimam um sentimento ou um estado de espírito e podem mesmo até optar pela via do exagero e simplesmente criar algo divertido, mesmo que não corresponda à realidade. Depois de escolhidas as características físicas do nosso avatar, temos que o vestir de acordo com os nossos gostos. Também temos várias opções e será difícil não encontrarem algo que se adeque ao vosso perfil e como já foi prometido em breve vamos ter a possibilidade de comprar novas peças de roupa e aumentar o nível de personalização do nosso avatar.

Criado e vestido, resta apenas uma última tarefa, tirar uma fotografia ao nosso avatar. Caso prefiram, podem personalizar o vosso perfil com uma imagem do vosso avatar. Ao invés da imagem de jogador de um qualquer jogo ou de um tema, podem colocar uma foto do vosso avatar no perfil, completando ao maior nível aquilo que quase pode ser descrito como o vosso bilhete de identidade da comunidade Xbox Live.

Vestidos, penteados e todos sorridentes, está na hora de testar as novidades e o novo esquema que a Nova Experiência Xbox traz, a nova forma de lidar e usar o menu da consola. As opções de navegação estão agora colocadas no canto superior esquerdo do ecrã, será aqui que verticalmente vão seleccionar a secção que pretendem aceder. Cada secção, ou canal, seja ela qual for terá agora disposto na horizontal todos os seus conteúdos e diferentes opções ou secções que podemos aceder. Isto é algo que será mais fácil se exemplificar-mos.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários