Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Nintendo Post-E3 Tour 2010

Apresentação oficial da 3DS. Novidades Wii e DS.

Depois da vibrante conferência da Nintendo na mais recente E3 em Los Angeles na qual espalhou furor com repercussões de escala mundial, a companhia de Kyoto não quer perder de forma alguma aquilo a que os Norte Americanos chamam de momentum que contra todas e quaisquer expectativas voltou a reunir do seu lado. Reconquistando para si uma nova postura, mais activa, e mais ao encontro do que os fãs desejam, a Nintendo quer provar que voltou a adoptar aquela forma de estar activa e dinâmica que em anos anteriores lhes valeu posição de destaque. Como tal, é com entusiasmo que partimos para a apresentação à imprensa Portuguesa de todas as novidades que levou à E3. Foi um evento organizado em Lisboa no qual foi dada a oportunidade de conviver de forma privilegiada com os grandes títulos para a DS e Wii que vão ser lançados num futuro próximo e de finalmente concretizar algo nos moldes do que aquele célebre jogador dizia enquanto sorria inocentemente: “Segurá-la na mão!” Falamos da sensação do momento obviamente, a 3DS.

A Nintendo Post-E3 Tour 2010 teve início com uma apresentação a cargo de Maria Sousa e Nelson Calvinho, Product Manager e Public Relations Officer da Nintendo Portugal, respectivamente. Primeiro foram-nos dados a conhecer alguns pontos base da filosofia que a Nintendo pretende passar para os consumidores e como o futuro nos reserva várias novidades vindas tanto da Nintendo como de terceiras editoras. Após a exposição de alguns títulos que vão abrilhantar o catálogo Wii e DS, Nelson Calvinho tomou a palavra para o momento do dia, a apresentação da nova portátil da Nintendo, a 3DS. Com o detalhar das principais linhas de destaque da nova portátil ficamos a saber algumas das características mais promissoras da nova menina dos olhos de ouro da Nintendo.

Nelson Calvinho apresenta a 3DS.

Como sabido desde a apresentação na E3, a 3DS contém três câmaras, duas na parte exterior, que nos permitem tirar fotos a três dimensões e enquanto esta á sua grande característica, a Nintendo não deixou de incluir o Slide depth 3D, uma espécie de regularizador que nos permite ajustar a intensidade do efeito 3D no ecrã superior, de forma a que o jogador possa ajustar a experiência a seu gosto. Outra das grandes novidades é também o seu novo slide Pad, que é como quem diz o seu analógico, algo que vai ser abordado em maior detalhe mais tarde neste artigo. Resta ainda salientar o potencial do sistema de conectividade em segundo plano da nova portátil que está sempre activo e vai permitir à portátil procurar automaticamente pontos Wi-Fi tanto para descarregar conteúdos como para partilhar informações, quer se esteja a jogar um jogo ou em modo sleep. Uma novidade que parece especialmente destinada ao público Japonês mas que certamente será bem-vinda em todo o mundo.

Enquanto Nelson Calvinho ia apresentado a 3DS, as imagens atrás de si iam acompanhando com informação adicional e assim ficamos a saber que pelo menos 20 editoras já se encontram a trabalhar na 3DS, para além da própria Nintendo. Os mais altos nomes foram mencionados e entre eles podíamos ler tais como Electronic Arts, Capcom, Konami, Square Enix, SEGA, Harmonix ou Ubisoft. Mais do que confirmar editoras, a Nintendo confirmou os jogos nos quais se encontram a trabalhar e os jogadores que aguardam pelo lançamento da 3DS podem vir a contar com novidades como DJ Hero 3D, Assassin’s Creed: Lost Legacy, um novo Kingdom Hearts, um novo Final Fantasy, Professor Layton And The Mask Of Miracles, Resident Evil Revelations e claro Metal Gear Solid Snake Eater 3D.

Mas enquanto estes são nomes para o futuro e alguns deles ainda por se mostrar, a Nintendo pegou nas armas que já tinha à disposição e fez a 3DS acompanhar-se de Mario Kart, Nintendogs + Cats, Hollywood 61, Metal Gear Solid Snake Eater 3D, Resident Evil Revelations, Kid Icarus, Pilotwings Resort, e ainda a possibilidade de testar a fotografia em 3D. Após terminar a apresentação, ficamos então livres para poder entrar em contacto com os produtos em exposição e desde logo ficou confirmado que as armas da 3DS eram fortes e entusiasmantes, quer por parte da Nintendo como por parte de terceiras companhias.

O primeiro contacto foi feito com Resident Evil: Revelations que tal como Kid Icarus surgiu em forma de trailer, ambos podem ser vistos aqui e aqui. No entanto foi logo assim que o entusiasmo começou verdadeiramente e tudo o que surgiu anteriormente nada mais seria do que mera curiosidade. Apesar de já ter visto o vídeo via internet, nenhuma palavra pode fazer jus ao efeito 3D que a consola consegue oferecer ao jogador. Se afirmações relativas ao elevado poder e potencial gráfico da 3DS poderiam ter sido tomadas como exageradas, foram imediatamente compreendidas e apoiadas. Chris, amarrado e sentado numa cadeira debaixo de uma única e fraca fonte luz, relembra o passado antes de ser confrontado por Jill que por sua vez é confrontada por um outro Chris. Quando a câmara desce para o Chris amarrado, este revela ser outro personagem e fecha o trailer com uma frase enigmática. A qualidade gráfica deste trailer que segundo a Capcom é feito com o motor de jogo consegue verdadeiramente espantar e o efeito 3D é aqui um valioso argumento da visão e das intenções da Nintendo. Toda uma surpreendente qualidade visual ganha uma enorme envolvência e um nunca antes visto nível de profundidade. É um argumento que pode convencer qualquer um que precise de ser convencido e a Revelations podemos juntar também outra das sensações da E3, Kid Icarus: Uprising.