Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

NBA Live 08

NBA Live 08 marca a estreia da série na PlayStation 3, visto a versão 2007 ter sido cancelada. Mas será que consegue captar toda a magia da NBA?

Uma das primeiras coisas em que se repara nesta versão para as consolas de nova geração são os novos menus, que se assumem bastante parecidos aos de FIFA 08, sendo que até o modo Arena, modo que permite que controlemos um jogador de forma a podermos treinar e aprender novas coisas, não foi esquecido.

Quanto às restantes novidades, NBA Live 08 conta agora com o modo FIBA World Championship. Trata-se de um modo de jogo que permite fazer um campeonato do mundo da modalidade entre um máximo de 8 Países, são eles a China, EUA, Grécia, França, Argentina, Espanha, Itália e Alemanha.

O jogo continua muito rico em modos de jogo, o que permite aumentar relativamente a longevidade do jogo. Podemos contar com o já habitual Season Mode, no qual somos o treinador/jogador da nossa equipa, temos um calendário de jogos que deveremos completar de maneira a arquivar o maior número possível de recompensas. Dinasty Mode e o All-Star Weekend, são outros dois já conhecidos modos que voltam a estar presentes.

No que toca à jogabilidade, umas das novidades passa pela opção que nos mostra as zonas em que o jogador é mais eficiente, isto é, ao clicarmos num botão aparecem diferentes áreas coloridas, sendo estas vermelhas, amarelas e azuis, que nos referem os locais para onde o jogador tem maior possibilidade de pontuar. No caso das vermelhas o jogador terá mais facilidade, nas amarelas já terá mais alguma dificuldade e já no caso das azuis pouca é a oportunidade de acertar.

Destaque também para a maior eficiência da IA adversária. Sendo o jogo num estilo bastante Arcade, é necessário que o jogador tenha alguma atenção e percorrer o campo rapidamente de um lado a outro, pois no caso de não termos atenção e táctica, os nossos adversários são capazes de nos impedir de realizar algumas jogadas.

Tal como acontece em FIFA e já em anteriores títulos do género da EA Sports, também em NBA Live 08 o analógico direito funciona como modo de fintar os adversários. E por falar em analógicos, fiquem também a saber que o Sixaxis faz uso das suas capacidades neste título, ainda que pouco. Assim, quando temos um lançamento livre, o jogador pode optar por carregar no botão e efectuar com os seus braços um movimento semelhante ao que efectuaria no caso de ser ele a efectuar o lançamento com a bola, ou seja, neste caso não temos a bola, mas sim o Sixaxis (tenham é atenção para não lançar mesmo o comando).

Quanto ao nível visual, NBA Live 08 apresenta-se com uns bons gráficos e animações, sendo que contudo ainda tem algumas falhas. Por vezes os jogadores têm certo tipo de reacções que não se percebem e que não resultam em movimentos tão naturais como era pretendido. No entanto, em geral, podemos considerar que este título se consegue apresentar bastante bem neste campo. A constituição física dos jogadores, como certas faces de jogadores (naturalmente nem todas estão boas), detalhes impressionantes e até mesmo o suor estão bastante bem representados neste título. E como não poderia deixar de ser, também o ambiente à volta do jogo se apresenta bem representado.

No que toca ao som, temos as habituais músicas do género como banda sonora, e os comentadores na generalidade cumprem bem a sua tarefa, chegando mesmo a criar certa emoção nos seus comentários.

No que toca ao online, um dos destaques vai para a possibilidade de através de um menu presente no jogo podermos aceder aos dados oficiais da nova época do NBA. Passando para o multiplayer, este tem como principais destaques as ligas online, bem como um modo versus.

Em jeito de conclusão, NBA Live 08 é um título que não trás muita inovação, mas que melhora algumas das suas características. Sendo este o primeiro título da série na PS3, os fãs deste desporto e desta série vão certamente encontrar aqui um título capaz de corresponder às suas expectativas.

7 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

NBA Live 08

PS3, Xbox 360, PS2, Nintendo Wii, PSP, PC

Related topics
Sobre o Autor

Tiago Silva

Contributor

Comentários