Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Multyplayer é uma possibilidade em Mass Effect 2

Será que o jogo terá um modo cooperativo?

Greg Zeschuk e Ray Muzyka, dois dos grandes nomes da Bioware e criadores da série Mass Effect, deram algumas dicas para a possibilidade de Mass Effect 2 vir a ter modos multijogador.

Em entrevista ao site MTV Multiplayer e quando lhe perguntaram sobre a possibilidade de um modo cooperativo, Greg respondeu que, "Bem neste ponto que estamos ainda não temos essa característica ajustada."

Ray intercedeu dizendo que, "Mas um modo multijogador é, a nível geral, uma coisa que a Bioware está interessada em explorar nos nossos jogos no futuro."

"Sim," continuou Greg, "Um modo multijogador tem de ser central a um jogo para que faça sentido. Penso que vemos exemplos de jogos que despejam modos multijogador que não fazem qualquer sentido e vemos outros jogos que foram desenhados para experiências cooperativas."

A Bioware revelou muito poucos detalhes de Mass Effect 2. Mas já é do conhecimento que os "saves" vão poder ser re-utilizados em toda a trilogia. No entanto ainda não se sabe muito bem como.

Um dos efeitos será o impacto que terá em momentos cruciais das decisões que o jogador tomou durante Mass Effect 1. Por exemplo, um personagem central que foi morto por causa das escolhas do jogador vai continuar morto em Mass Effect 2. Mas vai existir uma série de acções e acontecimentos inesperados ao longo do jogo.

"Sim, estamos a tratar de surpreender os jogadores. Porque vocês não sabem o que irão ver, e penso que isso já seja uma marca dos jogos que criamos. Nós queremos sempre que a imprevisibilidade faça parte da experiência," disse Greg Zeschuk. "Porque com os shooters, tens sempre os mauzões e terás que eventualmente matar o boss no final - vocês sabem sempre o que se vai passar."

"O que nós desenhamos é feito propositadamente, e vão ver isso com Mass Effect 2 e Dragon Age: Origins. Vai-se tornando cada vez mais difícil de descobrir afinal quem é o bom ? e quem é o mau da fita? Não é muito claro e penso que é isso que é entusiasmante quando desenvolvemos entretenimento com uma temática mais adulta."

"Existe também maturidade no argumento, a complexidade. Penso que a nossa indústria não é muito famosa pela qualidade das histórias, mas existem exemplos de que estamos verdadeiramente a progredir. Penso que as nossas coisas são um bom exemplo disso."

O feedback dos fãs tiveram também um papel preponderante no que toca ao que funcionou bem e o que funcionou mal em termos de mecânica de jogabilidade em Mass Effect 1, disse Ray Muzyka.

"Algumas das mudanças vão para a intensidade do jogo; Mass Effect 2 é um RPG mas é um RPG de tiros. Estamos realmente a focalizar-mo-nos na intensidade da acção."

"Estamos também a reforçar a exploração. Mundos por explorar, vão continuar a ser uma opção, mas queremos que todos eles sejam importantes e que haja uma sensação de que são mais vastos e queremos melhorar a passagem do jogador por esses mundos ao longo do jogo. Os jogadores vão realmente sentir-se recompensados por terem passado por eles. Isso resulta numa experiência muito mais intensa."

"Estou verdadeiramente entusiasmado com Mass Effect 2," acrescentou Muzyka, "porque está a levar a franchise Mass Effect para outro nível."

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Mass Effect 2

PS3, Xbox 360, PC

Related topics
Sobre o Autor
Luís Alves avatar

Luís Alves

Contributor

É o nosso super-homem. Não existe nada que o Luís não saiba e o seu conhecimento da indústria é longo, permitindo-lhe estar sempre à frente de todos. É o homem que nunca dorme.
Comentários