Modern Warfare 2

Pulsações elevadas!

Vimos em Modern Warfare como a Infinity Ward provou ser capaz de executar planos e tarefas militares dentro dos jogos, num quadro moderno e empurrado pelos pequenos conflitos, localizados especificamente nos pontos do planeta onde subsistem tensões, atrocidades e por vezes uma paz segura apenas por um fio, capaz de rebentar a qualquer altura. Foi uma entrada e mudança de agulha exercida com autoridade, que pôs a concorrência em sentido, em absoluto estado de alerta. Terá sido mais a forma como a Infinity lidou com as expectativas e com as motivações dos jogadores, não as defraudando, que acabou por provocar uma onda de empatia, admiração e proveitosos resultados. O primeiro episódio foi um sucesso descomunal e arrasador em vendas, como se esta definição dos conflitos fosse motivo para uma transmissão Live, pondo os interessados de televisor ligado a meio de uma madrugada para ficarem a par dos últimos desenvolvimentos.

Ao inaugurar uma nova e cabal definição dos conflitos armados à escala global, para os quais os Estados Unidos ainda figuram como poderoso titular e guardião da paz mundial, a Infinity protegeu e preservou de uma forma escrupulosa todo o trabalho de construção da sequela. Os vídeos e imagens chegavam a conta-gotas, as informações escasseavam e desta vez quem ficou à espera de descarregar a beta multijogador pública, bem ficou de mãos a abanar. Para a concorrência, sabendo que este jogo actuaria como um peso pesado, decisões espertas levaram ao adiamento de lançamentos para o primeiro trimestre de 2010, ainda que para esta altura tenham ficado alguns resistentes. Mas isso é uma outra “guerra” que não importa escrutinar aqui e agora.

1
Descendo a montanha a alta velocidade. Não há fato, nem gravata, nem óculos de sol, nem cabelo penteado.

As coisas ficam mais sérias quando está em causa um jogo de guerra, dos tempos modernos e para as consolas da moderna geração. Espera-se por mais realismo, mais física, mais impacte; no fundo, os jogos desta geração têm vindo a atalhar por esses desejos dos jogadores, alcançando um novo substrato emocional. Se chegam por isso até aqui com a ideia de encontrar uma espécie de gun porn acrescida de uma soberba execução em termos técnicos, vão sentir que o cume da montanha está uns valentes metros acima e nem todos podem sentir-se preparados para deslindar os metros que sobram. A guerra é cruel e más coisas acontecem.

Por isso a Ininifty começou por estabelecer algumas regras prévias quanto à progressão estabelecida para a campanha. Mesmo antes de seguirem em missão para o Afeganistão, o ponto de partida, são advertidos sobre a existência de algumas missões que podem deixar desconcertados e atingidos se tiverem a sensibilidade à flor da pele. Ainda que aceitem percorrer esses segmentos, há uma ulterior fase de admissão. É compreensível a opção por um repisar mais cruel da guerra. O 11 de Setembro mudou a escala dos conflitos e o terrorismo (Nova Iorque e Madrid como os casos mais marcantes) passou a ser uma das principais preocupações das potencias mundiais que zelam pela paz.

2
O Cristo Redentor deita um olhar à situação. Uma tour de fé?

A forma como conceberam essa motivação vai mais longe, com uma abordagem inesperada mas capaz de operar reviravoltas, ainda que este jogo não deixa de ser sobretudo uma continuação e manutenção do trabalho desenvolvido em Modern Warfare. Mas nem só pela reestruturação e novo posicionamento da campanha individual a Ininity Ward estaria a contribuir de modo suficiente para cumprir o desafio de superação das metas anteriormente estabelecidas. A tentativa para superar o auge do jogo anterior levou os produtores a implementarem novos modos de jogo, mais missões e esse prolongamento começa pelo Spec Ops, um modo que corresponde às expectativas dos jogadores que pretendem coligar esforços para superar missões similares. Seja em partidas on-line a partir de um convite endereçado a um amigo ou por ecrã partilhado, Spec ops abre uma forma distinta de irromper pelos cenários e com outro tipo de estratégia coordenada a gosto. Por seu turno a componente multiplayer mantém-se intacta e plena de modos e adaptações para 16 jogadores o que é sempre colhido com bom grado.

Lê o nosso Sistema de Pontuação

Salta para os comentários (166)

Sobre o Autor

Vítor Alexandre

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (166)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários