Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Miyamoto fala de New Super Mario Bros Wii

Explica decisões tomadas na criação do jogo.

Shigeru Miyamoto comentou na revista japonesa Famitsu vários aspectos ligados ao desenvolvimento e desenho de New Super Mario Bros. Wii.

"Foi um momento nostálgico. Meti-me no jogo e fiz o tipo de ajustes milimétricos que fazia com Super Mario World e Super Mario Bros. 3," disse Miyamoto.

No entanto para ele foi uma decisão muito ponderada optar pela criação de um jogo Mario mais ortodoxo, mas Miyamoto disse que essa era a decisão mais adequada para oferecer uma experiência multijogador como a que queria.

"Imaginei que se o multijogador fosse divertido e mais simples, seria melhor para todos, quer para os jogadores quer para nós, criadores. Em poucas palavras, bastava-me fazer um Super Mario World multijogador, mas isso não seria muito interessante."

Com o multijogador do jogo, Miyamoto disse que conseguiu que o jogo fosse mais acessível para todos os jogadores sem que fosse necessário fazê-lo mais fácil ou se introduzir vários níveis de dificuldade, uma vez que um bom jogador poderá ajudar aquele que não é tão bom.

"Mesmo que não consigam passar o jogo sozinhos, é divertido para eles experimentar o jogo. Por isso o que aquilo a que se chamaria um modo história é completamente jogável em multijogador."

A acessibilidade é também promovida pela função que permite ao jogador ver um vídeo em que se vê como ultrapassar o obstáculo que está a bloquear o jogador.

"Originalmente, queria que fosse acessível depois de morrer três vezes num nível, mas isso era muito pouco. Acabarias por ver a opção superguia mesmo se jogasses normalmente, e os beta testers e eu pensámos que isso acabaria por se tornar chato. Mais tarde depois de alguns testes, decidimos que fosse com oito mortes. Esse é o ponto em que começas a sentir-se realmente frustrado. Se virem a opção superguia, quem sabe então se não dão conta de que afinal é mais fácil do que pensavam. O que nós queremos é que as pessoas tentem por elas próprias em primeiro lugar."

Read this next