Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Microsoft Portugal - 2010

Xbox 360 cresceu 51% no ano passado em Portugal.

Apesar da posição delicada da Xbox 360 no mercado português, onde as competidoras detêm posições e quotas que não podem ser ignoradas, 2009 foi um ano muito positivo para a consola, que conseguiu um elevado volume de vendas. Em números concretos, verificou-se um crescimento de cinquenta e um por cento da base instalada. De tal forma os resultados têm sido positivos que a Microsoft Entertainment & Devices Portugal (que além da marca Xbox, engloba vendas de Hardware e de Office para Mac) foi, em termos relativos, a equipa com o terceiro melhor desempenho mundial no ano que passou.

Foi com a ambição de chegar à posição cimeira deste ranking no ano de 2010 que Sofia Tenreiro, responsável da Microsoft E&D Portugal, iniciou uma exposição das novas funcionalidades e jogos exclusivos que vão polvilhar a primeira metade, e não só, do ano corrente.

Apesar de novamente não serem revelados os números de consolas vendidas no mercado Português, convém relembrar que de momento existe, a nível mundial, uma base instalada que ultrapassa os trinta e nove milhões de consolas, sendo que o objectivo da Microsoft continua a passar por apresentar este Hardware como um elemento unificador de todo o entretenimento a que acedemos, uma pretensão reforçada pelas novidades que os próximos meses reservam.

Para os mais curiosos acerca do estado do nosso mercado, os únicos dados relevantes disponibilizados prendem-se com as taxas de penetração - número de jogos vendidos por consola - de títulos como Forza Motorsport 3 (7%) e Halo 3 ODST (6%). Quanto a publicidade, a aposta continuará a ser principalmente feita em proximidade, seja com acções em locais como Centros Comerciais e parcerias com várias companhias, seja através de passatempos e torneios.

Ainda na perspectiva puramente comercial, no ano transacto, Portugal foi também palco do primeiro lançamento mundial da parceria Xbox 360 / Vodafone com o Vodafone Casa TV, um serviço que, entre outras coisas, permite ver televisão através da Xbox 360 e em simultâneo com outras funcionalidades do Hardware (nomeadamente, o voice chat, ou até as inúmeras funções relacionadas com o Facebook e Twitter).

Mutantes e Crackdown? Já resultou no primeiro...

Chegamos então finalmente aquilo que vocês querem saber, que lançamentos esperar para a primeira metade do ano? Fevereiro e Abril recebem dois jogos da série Lips, Lips Party Classics e Lips I love the 80s. Dois “simuladores de Karaoke” com focos musicais diferentes, que beneficiam da complacente possibilidade de adquirir novas músicas através do Xbox Live.

Abril é também o mês da chegada de Crackdown 2, sobre o qual falaremos com mais detalhe brevemente. Sequela do subvalorizado título da Realtime Worlds, é responsabilidade da novata Ruffian Games. Com talento parcialmente proveniente da equipa da Realtime Worlds, entre outros estúdios; a premissa – um vírus provoca mutações nas pessoas, tornando-as sedentas de sangue e muito violentas – prenuncia a acção intensa que espera o Agent.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Alan Wake

Xbox 360, PC

Crackdown 2

Xbox 360

See 4 more

Fable III

Xbox 360, PC

Game Room

Xbox 360

Halo: Reach

Xbox 360

Lips: Party Classics

Xbox 360

Related topics
Sobre o Autor
Comentários