Os melhores jogos para a PS5 até agora

Listinha de nova geração.

Nós sabemos que os nossos leitores adoram as listinhas e vamos agora inaugurar a primeira lista de nova geração. Apesar da PlayStation 5 ser ainda uma consola relativamente recentemente, o seu surpreendente alinhamento inicial e lançamentos recentes garantem que já existem mais do que jogos suficientes para elaborar uma lista com as nossas recomendações.

Tal como as nossas outras listas, a lista de melhores jogos para a PS5 será mutável. O que quer isto dizer? É simples, vamos actualizar a lista com novos jogos à medida que isso for necessário. Tudo depende da qualidade dos jogos que forem lançados. A lista poderá ser actualizada uma ou várias vezes por ano.

Lembrete amigável: Alguns dos jogos incluídos nesta lista estão actualmente em promoção nas lojas portuguesas (até ao final de Fevereiro). Entre as oportunidades estão Spider-Man: Miles Morales, Demon's Soul, Sackboy: Uma Grande Aventura, Call of Duty: Black Ops Cold War e Nioh Collection.

Com base nos jogos lançados até Fevereiro de 2021, e levando em conta as nossas reviews, estes são os melhores jogos para a PlayStation 5

melhores_jogos_ps5_2021

Control Utimate Edition (2021)

Control foi originalmente lançado nas consola de geração anterior, mas regressou em grande com a Ultimate Edition, uma versão optimizada para as novas consolas. A versão PS5 é estupenda, melhorando o desempenho e qualidade visual do jogo, além de trazer novidades como suporte para as funcionalidades do Dualsense.

O que dissemos na review de Control Utimate Edition: Se ainda não jogaste Control, esta nova versão é um no brainer. Tem um preço apelativo, mais conteúdo, e melhor desempenho e gráficos do que as versões anteriores. A combinação da Remedy entre ambientação, narrativa, jogabilidade e direcção artística continua ímpar. Control é um jogo fascinante, que te coloca a desvendar os mistérios da Oldest House (um bizarro edifício onde o paranormal é o normal) enquanto desbloqueias poderes telepáticos que são um vício de activar - podes arremessar todo o tipo de objectos, criar escudos com detritos, dar poderosos socos, e até invadir a mente de inimigos para os fazer combater por ti.

Astro's Playroom (2020)

Um dos melhores jogos para a PlayStation 5 vem incluído em todas as consolas. Um grande presente da Sony para todos aqueles que derem o salto para a nova geração.

O que dissemos na review de Astro's Playroom: Astro's Playroom é simultaneamente um jogo de exibição Dualsense e um enorme tributo à história da PlayStation. As pequenas homenagens estão espalhadas pelos diferentes níveis e são adoráveis. Como um jogo de plataformas, está muito desenhado e equilibrado. Em termos de dificuldade, é um jogo bastante acessível, claramente pensado para que qualquer um se possa divertir. Os níveis são muito divertidos, com uma atmosfera vibrante e música animada, e conseguem ter variedade o suficiente para nunca sentires que estás a fazer algo que já fizeste anteriormente.

Marvel's Spider-Man: Miles Morales (2020)

Um dos jogos mais divertidos e descontraídos para a PlayStation 5. É difícil não adorar Spider-Man: Miles Morales.

O que dissemos na review de Spider-Man: Miles Morales: Para o bem e para o mal, Spider-Man Miles Morales é uma experiência muito parecida com o título de 2018. Os pontos fracos do anterior, nomeadamente o grande enfâse nos coleccionáveis e as missões secundárias pouco elaboradas, continuam presentes nesta versão 1.5. Mesmo assim, continua a ser um jogo tão fantástico quanto o seu protagonista. A Insomniac Games conseguiu encaixar bem as novas habilidades de Miles Morales na jogabilidade e criou uma narrativa adequada para a nova personagem.

Demon's Souls (2020)

Um remake extraordinário que mantém toda a essência do original (lançado originalmente na PS3). Demon's Souls é um jogo altamente desafiante, complexo e fantasmagórico.

O que dissemos na review de Demon's Souls: Não há como negar que Demon's Souls é um óptimo jogo, mas praticamente requer que te entregues de corpo e alma ao desafio. Prepara-te para morrer muitas vezes, com a vantagem de que na PS5 os loadings são estupidamente rápidos. Enquanto remake, não podíamos pedir mais do que isto: a Bluepoint Games e o Japan Studio entregaram uma recuperação com a melhor qualidade possível actualmente. Enquanto jogo, é Demon's Souls, com todas as qualidades, desafios, frustrações do original. Se adoraste o jogo na altura, vais adorar descobrir como o remake actualiza visualmente todas as áreas, bosses e inimigos. Se já naquela altura não gostaste, o remake não muda isso. É o mesmo jogo, só que agora com gráficos de nova geração.

Sackboy: Uma Grande Aventura (2020)

Um jogo de plataformas para a toda a família que se vai reinventando ao longo dos muitos níveis. É também uma excelente opção para quem procura um jogo para duas pessoas.

O que dissemos na review de Sackboy: Uma Grande Aventura: Para um spinoff, Sackboy: Uma Grande Aventura surpreende pela quantidade de investimento. Nota-se um empenho da Sumo Digital na criação deste título e disso resultou um sólido jogo de plataformas, com muitas surpresas, diversão e diferentes níveis. Perante os restantes títulos de lançamento da PlayStation 5, Sackboy: Uma Grande Aventura mantém a cabeça erguida e merece mérito. Embora lhe falte as ferramentas de criação, os fãs de LittleBigPlanet vão encontrar aqui algo que lhes vai agradar muito.

Observer System Redux (2020)

Observer System Redux é outro jogo que renasceu na nova geração de consolas. Inserido no género do terror psicológico, a versão de nova geração conta com muitas novidades que refinam o jogo. Para além dos gráficos melhorados, há novas quests, jogabilidade expendida, stealth redesenhado, mais interrogações, e novos segredos.

O que dissemos na review de Observer System Redux: Esta viagem apresentada pela Bloober Team não pode ser esquecida pelos que adoram jogos de terror psicológico. O alcance conseguido é deveras inesperado, com uma história que se vai revelando cada vez mais interessante à medida que se prossegue, onde as peças vão encaixando pouco a pouco, de forma natural. Este é o relato de uma sociedade que vive numa renúncia de interacção humana, em que muitos vivem apenas num universo paralelo, virtual. Uma viagem alucinante pela mente humana e uma previsão de um futuro sombrio para a humanidade.

Nioh Collection (2021)

Uma colecção remasterizada dos dois jogos lançados originalmente na PlayStation 4. Nioh é uma série desafiante com temática samurai que atinge agora um novo patamar de desempenho na PlayStation 5.

O que dissemos na sobre de Nioh Collection: Seja no original ou na sequela, os 60fps são quase perfeitos e isto significa que todo e qualquer movimento é efetuado com grande agilidade e maior velocidade. De repente, parece que jogava com uma tartaruga na PS4 Pro e agora jogo com um felino surpreendentemente ágil. Sim, tens de gerir o vigor e os teus movimentos tornam-se ainda mais importantes, mas nesta dança violenta de coreografia sangrenta, os teus reflexos contam imenso e agora tens uma performance que se mantém no nível elevado que desejas. A Koei Tecmo esforçou-se para manter uma performance elevada na PS4 e PS4 Pro no modo pensado para isso, mas agora ao alcançar gráficos 4K cristalinos com 60fps quase perfeitos, tens exatamente o que esperarias de um remaster.

Call of Duty: Black Ops Cold War (2020)

Se queres um jogo multiplayer de tiros para desanuviar, Call of Duty: Black Ops Cold War continua a ser uma das melhores opções. A campanha desta edição também é surpreendente, assim como o modo zombies.

O que dissemos na review de Call of Duty: Black Ops Cold War: Black Ops Cold War é um pacote altamente polido, que demostra a experiência da Treyarch na série e no género dos FPS. É um jogo de tiros sólido em todas as suas vertentes e com capacidade para contentar um público muito amplo. O modo campanha é uma lufada de ar fresco comparativamente a jogos anteriores, o multiplayer continua a ser um vício, e o modo zombies atingiu aquela que é possivelmente a sua melhor versão (apesar de só ter um mapa disponível por enquanto). É como uma francesinha, estás farto de comer, mas eventualmente queres sempre repetir. Acho que nada resume melhor a experiência de Call of Duty.

Hitman 3 (2021)

O jogo ideal para quem adora espionagem e stealth. Hitman 3 está cheio de possibilidades.

O que dissemos na review de Hitman 3: uma gloriosa demonstração do gameplay da IO Interactive e que mostra como os jogos de espionagem e ação furtiva ainda podem triunfar nos dias de hoje. Visuais luxuosos, recreio virtual que incentiva a tentativa e erro, com um forte suporte em loadings extremamente rápidos e acima de tudo uma experiência que podes interpretar de diversas formas (letal ou não letal, por exemplo), fazem de Hitman 3 um jogo singular e sem igual nos dias de hoje. O conceito de diversas narrativas dentro do mesmo nível, e de um jogo vivo, prometem manter-te a jogar muito após terminares a rápida campanha.

Devil May Cry 5 Special Edition (2020)

Esta é a edição mais completa de Devil May Cry 5. Tem vários conteúdos extra e está devidamente optimizada para a PlayStation 5. A não perder para quem gosta de hack and slash.

O que dissemos na review de Devil May Cry 5 Special Edition: Embora outros títulos tenham oferecido um upgrade gratuito para a próxima geração de consolas, a Capcom optou por um rumor diferente. Lançou uma nova edição com melhores gráficos, diversos modos de desempenho e conteúdos extra - estes conteúdos serão lançados como DLC em Dezembro para as versões PC, PS4 e Xbox One. O preço de €39,99 é mais do que justo. Não custa o mesmo do que um jogo novo, mas tem muitos conteúdos para quem vai jogar pela primeira vez. Mesmo para quem já tenha jogado a versão original, os novos conteúdos aliados às melhorias tornadas possíveis pelas novas consolas - não apenas visuais com ray tracing, mas também loadings incrivelmente rápidos - tornam esta Special Edition aliciante.

Salta para os comentários (48)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Hacker reduz em 70% loadings de GTA Online

Descobre que a lentidão é devida a um único ficheiro.

Novidades no PlayStation Now para Março

inFamous: Second Son, World War Z, Ace Combat 7 e mais.

Reino Unido: stock da PS5 aumenta as vendas dos seus jogos

Miles Morales saltou para o segundo lugar.

Monster Hunter Rise terá versão para PC em 2022

Deixará de ser exclusivo da Switch.

Também no site...

Comentários (48)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários