Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Melhores jogos para a tua Passagem de Ano

Diversão para ti e para toda a família.

Mais um ano que já passou - 2021 não foi certamente aquilo que pretendíamos, com o vírus ainda a circular em força e a intrometer-se em todos os aspetos da nossa vida.

No entanto, nem tudo foi mau: apesar da própria indústria dos videojogos não ter saído ilesa e continuar a sofrer as represálias da pandemia, 2021 trouxe-nos uma série de jogos fantásticos. Desde It Takes Two a Metroid Dread, passando por Returnal, Ratchet and Clank: Rift Apart e Deathloop, existem grandes títulos para todos os gamers, todas as plataformas e todos os estilos.

Todavia, não é isso que vamos abordar neste artigo. Aqui, e tal como o título indica, vamos indicar-te alguns dos melhores jogos para esta passagem de ano, e tornar a espera pela 00:00 mais divertida. De maneira a agradar a gregos e a troianos, esta lista conta com uma mistura de jogos que tanto dá para jogar em família ou então sozinho, no conforto do teu quarto.

Caso queiras saber mais sobre cada um dos jogos, não te esqueças de clicar no link para a nossa análise. E podes sempre fazer as tuas próprias sugestões usando a caixa de comentários!

Super Mario 3D World + Bowser's Fury

A Nintendo decidiu fazer um port para a Switch de um dos jogos mais populares (e aclamados) da Wii U que, por si só, teria sido uma ótima adição ao catálogo de qualquer jogador: no entanto, a inclusão de Bowser's Fury faz com que esta seja a versão derradeira do jogo. Para além de fornecer mais horas do jogo, o mundo aberto de Bowser's Fury é algo único no universo de Super Mario e, quiçá, um vislumbre daquilo que poderá chegar futuramente ao universo do canalizador.

Quer queiras jogar sozinho ou em família, Super Mario 3D World + Bowser's Fury é diversão garantida para toda a gente. Confere a nossa análise de Super Mario 3D World + Bowser's Fury.

Ver no Youtube

It Takes Two

Trazer uma nova IP para o mundo dos videojogos não é um processo nada fácil, já que existem muitos riscos que as produtoras não querem correr. Mas It Takes Two, o jogo de ação e aventura cooperativo da Hazelight Studios, é a prova viva de que uma nova IP pode chegar, vingar e vencer o jogo do ano.

O jogo foi desenhado para ser jogado especificamente por duas pessoas: It Takes Two requer um grande nível de cooperação e comunicação à medida que atravessas os diferentes mundos do jogo e fazes uso das suas muitas mecânicas. Aliás, quando achas que já viste tudo, o jogo volta a surpreender-te com uma secção de jogabilidade altamente divertida com mecânicas que não apareceram nos níveis anteriores. É um experiência verdadeiramente única. Confere a nossa análise de It Takes Two.

Ver no Youtube

FIFA 22

Não há que enganar - o futebol é o desporto mais popular do mundo e, como não podia deixar de ser, FIFA está sempre no topo das tabelas dos jogos mais vendidos a cada ano. Por isso, se tiveres uma cópia de FIFA 22 e dois comandos, tens diversão garantida que durará até muito depois do relógio bater as 12 badaladas.

Podes obviamente jogar online contra outros jogadores, algo recomendável em tempos de pandemia, mas nada bate a adrenalina em jogar lado a lado, na mesma televisão, e ver o rosto da outra pessoa sempre que sofre um golo. Quer sejas fã ou não de futebol, a rivalidade vem sempre ao de cima! Os controlos podem ser um pouco complexos caso esta seja a tua estreia no jogo mas, com um pouco de prática, saberás rapidamente qual o botão para correr, rematar ou executar outros movimentos. Confere a nossa análise de FIFA 22.

Ver no Youtube

Mario Kart 8 Deluxe

Um outro jogo da Wii U que recebeu um port para a Switch (se bem que com novas adições e melhorias), Mario Kart 8 Deluxe fará furor em qualquer passagem de ano, independentemente das idades dos jogadores.

As corridas frenéticas, os power-ups caóticos e as pistas psicadélicas são ingredientes que não deixarão ninguém indiferente, se bem que é provável que haja algumas discussões caso alguém receba uma Blue Shell. É um jogo acessível, divertido e desafiante, juntamente com um Battle Mode melhorado que inclui novas pistas, Balloon Battle e Bob-omb Blast. Confere a nossa análise de Mario Kart 8 Deluxe.

Ver no Youtube

Hades

Hades mudou a conceção que muitos jogadores tinham a respeito de roguelikes. Morrer e regressar ao início do jogo (por vezes, com um mundo completamente novo) pode tornar-se rapidamente cansativo, mas Hades conseguiu dar a volta a este problema.

Para além de uma narrativa curiosa, em que descobres cada vez mais sobre este mundo de cada vez que morres, o jogo transpira carisma: o combate é extremamente sólido, as armas são divertidas, os inimigos são intrigantes e existe uma grande profundidade no gameplay. Confere a nossa análise de Hades.

Ver no Youtube

Deathloop

Deathloop é o mais recente jogo da Arkane Studios, uma nova IP que se inspira largamente em Dishonored e Prey para criar um mundo único e uma experiência viciante. Em Deathloop, o jogador assume o papel de Colt, um assassino preso num loop temporal que foi encarregado de eliminar oito alvos (chamados de Visionários). Pode parecer algo simplista, mas Colt tem de eliminar os oito Visionários até à meia-noite: deixar nem que seja um deles vivo fará com que o loop temporal será reiniciado. Se Colt morrer antes de eliminar os oito alvos, irá regressar igualmente ao início do loop.

Por isso, Deathloop será certamente uma escolha interessante enquanto esperas pela meia-noite do dia 31 de dezembro - olha bem em teu redor, investiga todos os ambientes, escuta as personagens e cuidado com a Julianna. Confere a nossa análise de Deathloop.

Ver no Youtube

Halo Infinite

Halo Infinite é o mais recente jogo da icónica saga da Xbox e quer optes pela campanha ou pelo multiplayer, terás certamente muitos mundos a visitar, inimigos para derrotar e colecionáveis para procurar.

Para além de uma jogabilidade excecional, a campanha de Halo Infinite conta com uma banda sonora sublime, interiores com gráficos estonteantes e uma série de outras mecânicas melhoradas que tornam este título obrigatório na biblioteca de qualquer jogador da Xbox ou PC.

Por sua vez, o multiplayer é também digno de menção, com uma enorme estabilidade, seja a nível dos servidores ou da performance. Para além disso, existe uma excelente variedade de mapas, com dimensões diversas para se ajustarem aos modos de jogo lá praticados, um arsenal justo e consistente, mas sobretudo, uma fenomenal jogabilidade que nos transporta para momentos de excelência. Por onde quer que inicies a tua jornada em Halo Infinite, a diversão será sempre garantida. Confere a nossa análise de Halo Infinite.

Ver no Youtube

R-Type Final 2

Se preferes passar os teus últimos momentos a jogar um horizontal-scrolling shooter, então R-Type Final 2 poderá ser o jogo ideal, desenvolvido e publicado pela Granzella no PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e Xbox Series X/S.

Com uma banda sonora eletrizante, uns gráficos bem coloridos e uma grande variedade de inimigos, R-Type Final 2 obriga-te a usar os teus reflexos e a pensar em frações de segundo, especialmente quando o ecrã se enche de projéteis dos quais deves desviar-te. Existem também múltiplas naves que podes desbloquear, sendo que cada nave traz uma maneira nova e renovada de jogar. Confere a nossa análise de R-Type Final 2.

Ver no Youtube

Virtua Fighter 5 US

Virtua Fighter 5 é a quinta entrada da série Virtua Fighter da Sega e, caso queiras terminar 2021 a jogar um jogo de luta, esta poderá ser uma boa sugestão. O remaster melhorado do jogo, Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown, apresenta gráficos atualizados (através do Dragon Engine), novas músicas de fundo, nova interface de utilizador, nova abertura cinematográfica e novos recursos online, fazendo com que esta seja a versão indicada para quem quer experimentar o jogo.

Fácil de aprender e muito difícil de dominar, Virtua Fighter 5 US possui ainda um Modo Tutorial e de Treino competentes para ajudar novatos e até veteranos. Apesar de estar apenas disponível na PS4, será certamente o ponto alto na noite do ano novo. Confere a nossa análise de Virtua Fighter 5 US.

Ver no Youtube

Jogos sugeridos pelos nossos leitores:

  • Xenoblade Chronicles Definitive Edition
  • Death's Door
  • Forza Horizon 5
  • Desperados 3
  • Little Nightmares 2
  • Spider-Man
  • Ratchet and Clank: Uma Dimensão à Parte
  • Rocket League
  • Pokémon Brilliant Diamond
  • Kena: Bridge of Spirits

Que outros jogos recomendas para esta passagem de ano? Iremos adicioná-los ao guia.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Deathloop

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC

FIFA 22

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC, Nintendo Switch

See 7 more

Hades

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC, Nintendo Switch

Halo: Infinite

Xbox One, Xbox Series X/S, PC

It Takes Two

PS5, Xbox Series X/S, PC

Mario Kart 8 Deluxe

Nintendo Switch

R-Type Final 2

PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch

Super Mario 3D World + Bowser's Fury

Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.
Comentários