Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Mario and Sonic at the Olympic Winter Games

No frio e bem juntinhos.

Dois anos depois temos de volta a dupla mais inesperada de sempre no mundo dos videojogos, que em vez de tentarem impor a sua supremacia no mundo dos jogos, juntam-se para competir saudavelmente em desportos de inverno trazendo o seu leque de personagens para nos por a suar. Deixando de lado as rivalidades do passado, Mario and Sonic at the Olympic Winter Games, revela-se um jogo centrado num público mais casual, carregadinho de mini-jogos baseados nas competições que compõem os Jogos Olímpicos de Inverno.

A grande diferença é que aqui as personagens são as típicas figuras das séries de Super Mário e Sonic, como cogumelos, ouriços, crocodilos e até robôs. É verdade que este tipo de jogo precisa de personagens jogáveis, mas torna-se algo bizarro ver estas criaturas a participar nos jogos como se fossem personagens reais. Felizmente para nós que os cogumelos foram deixados de fora da competição, fazendo apenas parte da plateia.

Existem várias personagens no jogo.

Passando aos jogos em si, todos os que estão presentes na lista do jogo têm a licença oficial dos Jogos Olímpicos de Vancouver que irão decorrer em 2010. Como tal podem contar com desportos como Ski, Tobogã (é o nome dado ao desporto e ao trenó usado para descer numa uma pista artificial ou natural de gelo), Salto Livre, Slalom, Patinagem Livre Artística, Corrida com patins de gelo, Hockey, e até Curling num total de 27 modalidades. É necessário dizer que quase todos os mini-jogos estão disponíveis directamente, porém têm variantes diferentes como os Dream Event’s que têm de ser desbloqueadas ao longo do jogo, sendo todos inspirados nas modalidades reais, mas muito mais próximos dos universos mirabolantes de Sonic e Super Mario.

Na generalidade os eventos em si envolvem abanar freneticamente o Wii Remote, de forma a realizar as diversas habilidades pedidas durante cada um dos jogos. Em alguns mini-jogos é possível usar o Wii Balance Board. No entanto, e como era de esperar alguns jogos que fogem à regra, como é o caso da Patinagem Artística Livre onde é preciso simular os movimentos demonstrados no ecrã com o melhor timing possível.

Estão preparados?

Mas melhor ainda está o Curling, um jogo em que se faz deslizar uma pedra pelo gelo e esta têm de ficar o mais próximo possível no centro de um alvo. Este envolve uma variedade enorme de acções e um bom nível de estratégia. Apesar de nunca ter jogado e tão pouco perceber o que quer que seja sobre Curling, este é sem dúvida um dos melhores jogos deste Mario and Sonic at the Olympic Winter Games.

Quanto ao resto dos jogos, pouco à a dizer, pois estes cumprem bem a sua função de serem grandes referências da Wii. Embora por vezes se tornem monótonos, como é o Hóquei no Gelo, que não passa de um constante abanar do Wii Remote, ou tudo o que é descidas quer em Ski, quer em Tobogã, não é mais que um simples inclinar do Wii Remote na direcção correcta. Como já disse em cima o jogo tem 27 eventos que tem como forma de cotação um sistema de moedas que podem ser usadas para ser para comprar itens extras na loja.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Mario & Sonic at the Olympic Winter Games

Nintendo Wii, Nintendo DS

Related topics
Sobre o Autor

Joana Silva

Contributor

Comentários