Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Madballs in Babo: Invasion

De olhos bem abertos.

O nome Madballs diz-vos alguma coisa? Provavelmente não, mas estas eram umas figuras de acção bastante populares nos anos 80, que deram origem a uma série de televisão e até mesmo um videojogo, lançado, entre outras plataformas, para a ZX Spectrum. Mais de vinte e cinco anos depois, um novo título baseado neste franchise é lançando para o serviço Xbox Live Arcade, que promete dar muitas voltas à cabeça dos fãs de “shooters”.

Apesar de haver uma pequena história introdutória para Madballs in Babo: Invasion, esta não é propriamente relevante para os acontecimentos, pelo que, quando chegamos aos mundos hostis, tudo o que temos de fazer é rebentar com o que quer que se esteja a mexer recorrendo às armas das personagens bastante caricatas. Para quem não conhece as figuras, estas são pequenas esferas baseadas em robôs, “trolls” e até mesmo em olhos. Tudo o que temos de fazer é conduzir a nossa “madball” pelos caminhos recorrendo ao manípulo esquerdo, fazendo a personagem rebolar pelo cenário. O outro manípulo está destinado à mira das armas para que possamos, obviamente, controlar para onde vão as balas. No entanto, apesar do sistema ser simples, é preciso pressionar o “RT” para disparar, sendo constante a necessidade de utilizar um botão e dois manípulos constantemente, algo que podia ser minimizado utilizando a função de mira e disparo em conjunto.

Vão por nós, matem tudo o que se mexa.

As armas são um dos pontos importantes do jogo, e por isso mesmo existe uma grande variedade à disposição. No inicio, é apenas possível utilizar dois modelos, mas alguns minutos de jogo é o suficiente para alargar o leque. Desde armas que lançam estrelas ninja, passando pelas balas normais, e até mesmo raios laser, há um pouco de tudo para todos os gostos, mas, acima de tudo, é necessário fazer uma boa utilização dos modelos disponíveis. Por exemplo, em secções onde temos de atravessar pontes de madeira sem protecções laterais, não é aconselhável utilizar raios laser, já que, devido à força dos mesmos, o jogador é projectado para trás, caindo da ponte, tendo de repetir todo o percurso. Por isso, também aqui existe uma componente táctica.

Apesar de Madballs in Babo: Invasion ter um início um pouco tímido, o verdadeiro divertimento não tarda a começar passados alguns níveis, que aí se tornam verdadeiros desafios, tanto a nível de inimigos, como de puzzles para desvendar, necessários para completar os vários níveis. Estes passam por termos de descobrir uma forma de abrir caminhos, recorrendo a itens escondidos, ou até mesmo percorrer labirintos. Apesar disso, esta tarefa está dificultada graças à pouca variedade de texturas e modelos, onde por vezes se torna difícil perceber se já passámos por um determinado local e qual o caminho a seguir. Por outro lado, apesar da pouca diversidade, a maioria dos modelos apresentam bons detalhes, como é o caso de efeito do gelo e ainda as plantas que se encontram em alguns cenários.

Ao longo da aventura, é possível encontrar vários itens que nos irão ajudar, como armas novas e energia, para restabelecer a barra de vida. Por outro lado, iremos encontrar também alguns contratempos, como recipientes (semelhantes aos da vida) que rebentam se lhes tocarmos. Em certos locais é ainda possível encontrar “checkpoints”, que, se morrermos, nos dão a oportunidade de recomeçar desse preciso local, e ainda máquinas que nos permitem alternar entre personagens.

A componente sonora é, infelizmente, um dos piores aspectos do título, tornando-se, ao fim de alguns minutos, bastante repetitivo. Chegámos, por várias vezes, a ouvir a mesma frase duas vezes seguidas, o que, aliada a uma certa falta de qualidade, se pode tornar bastante irritante. Já a música em si é mais inspirada nos produtos antigos do franchise, com músicas onde predominam as guitarradas e faixas futuristas, não desagradando ao ouvido.

Estão disponíveis resmas de armas, mas os inimigos também as sabem usar.

O título em si não é muito longo, mas o modo multiplayer oferece razões suficientes para agarrar os jogadores ao ecrã durante mais umas quantas horas. Presentes encontram-se batalhas frenéticas, que suportam até 16 jogadores em simultâneo, sendo o caso do modo “team deathmatch” e “capture the flag”. Um modo bastante peculiar é o “Avatar” que, como já devem ter percebido pelo nome, nos deixa lutar com a cabeça do nosso “eu” do Xbox Live. Como se esta panóplia de modos já não fosse suficiente, a PlayBrains, produtora, decidiu também incluir o modo cooperativo para 4 jogadores, que nos deixa completar o modo campanha com 4 amigos.

Madballs in Babo: Invasion é um “shooter” divertido, mas que não tem grande longevidade e, ao fim de completo, não existem razões para voltar a pegar nele. A componente online eleva a vida do jogo durante mais algumas horas, mas o divertimento não vai durar para sempre.

7 / 10

Read this next