Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

League of Legends: Wild Rift - Dicas e truques para iniciantes - Tudo o que deves saber

O que é Wild Rift? Como podes ganhar? Explicamos-te tudo.

League of Legends é um nome incontornável dos videojogos, um verdadeiro fenómeno global que, apesar de ter sido lançado em 2009, continua a fazer um sucesso incrível 12 anos depois, sendo um dos títulos mais populares em plataformas de stream mas também em competições de esports.

O MOBA desenvolvido pela Riot Games esteve, até então, apenas disponibilizado para PCs e Mac mas, em 2020, o caso mudou de figura com o lançamento de League of Legends: Wild Rift em dispositivos móveis, sendo que o mesmo está agendado para as consolas se bem que uma data ainda não foi revelada.

Wild Rift foi contruído de raiz para estas plataformas, permitindo-te usufruir do PVP rápido e estratégico do original na palma da tua mão, e em qualquer lado.

Mas como funciona exatamente Wild Rift? Qual a mecânica? Como ganhas? Estas são algumas das questões que vamos responder neste guia.

O que é Wild Rift?

League of Legends: Wild Rift é um multiplayer online battle arena (mais conhecido pela sigla MOBA) para o mobile.

Em suma, é a versão mobile de League of Legends lançado em 2020. Podes ver a seguir as zonas do mundo em que o jogo foi disponibilizado:

  • Europa
  • Japão
  • Coreia
  • Médio Oriente
  • Rússia
  • Sudeste Asiático/Oceânia
  • Américas

Tal como League of Legends, em Wild Rift, cinco jogadores competem contra outros cinco jogadores, sendo que todos escolhem um único campeão para usar em Summoner's Rift.

O que é um campeão?

Antes de começares um jogo de Wild Rift, e tal como já deves imaginar, terás de escolher uma personagem que irás controlar durante o jogo - um chamado campeão. Cada campeão tem habilidades e poderes distintos, cabendo-te a ti escolher aquele que mais se identifica com o teu estilo de jogo, com as estratégias que queres adotar e os campões escolhidos pelos teus colegas.

Wild Rift contém 50 campeões, se bem que mais serão adicionados no futuro.

Como ganhas o jogo?

Para venceres um jogo de League of Legends: Wild Rift, terás de fazer uma das duas atividades listadas a seguir:

  • Destruir a sua base (Nexus)
  • Esperar que os teus oponentes se rendam

Claro está, destruir a Nexus não será assim tão fácil. Mesmo antes de chegares à base dos inimigos, terás de destruir as suas torretas e desobstruíres pelo menos um caminho para obteres acesso à Nexus.

O que é Summoner's Rift?

Summoner's Rift é o nome do mapa do jogo sendo, neste momento, o único disponível em Wild Rift (se bem que mais mapas estão agendados para o futuro).

Em termos de topologia, e tal como podes ver na imagem acima, Summoner's Rift é um pedaço de terra dividido por um rio, criando assim dois lados simétricos, um para cada equipa: o lado vermelho e o lado azul.

Existem 3 caminhos que ligam os dois lados - o de cima, o do meio e o de baixo. A partir de cada um dos lados do campo, inimigos vão fazer spawn e vão correr por cada um dos caminhos mencionados anteriormente.

Truques e Dicas

Joga, joga, joga

Uma das dicas mais importantes que te podemos dar é a repetição. Jogar uma e outra vez. Jogar muitos jogos dar-te-á uma noção melhor das mecânicas do jogo e, deste modo, irás melhorar a tua técnica com o tempo. Também te ajudará a superar a ansiedade dos rankings.

Isto é um conselho que se aplica em praticamente qualquer contexto da nossa vida, podendo ser aplicado mesmo ao jogador menos talentoso que existe. Vais ver que conseguirás uma visão melhor do jogo, um melhor entendimento dos objetivos e das habilidades de cada campeão, entre muitas outras coisas. Joga o máximo que conseguires (sem exageros, claro!) e vais ver que, a pouco e pouco, a tua técnica vai melhorar.

Conhece os campeões

Conhecer os campeões do Wild Rift é outro fator que pode realmente fazer a diferença se quiseres vencer. Se sabes quais são os pontos fortes e fracos de um inimigo, incluindo o estilo de jogo inerente do herói, então as tuas probabilidades aumentarão consideravelmente. Para fazeres isso, aconselho-te a experimentá-los a todos pelo menos uma vez. Ao fazeres isso, irás compreendê-los melhor e escolher uma estratégia que funcione para ti.

No entanto, tentar aprender tudo sobre eles será difícil. A curva de aprendizagem é, de fato, muito íngreme. Ao fazeres isso, demorarás muito para aprender a jogar. Concentra-te, então, num pequeno círculo de personagens e descobre todos os seus truques. Desta forma, terás a oportunidade de surpreender até os jogadores mais habilidosos. O meu conselho é saberes como usar pelo menos uma personagem para cada categoria.

Farming

Farming é importantíssimo na corrida para Gold e Experience, definindo a base para o teu sucesso no jogo. Obter Gold para itens é muito importante para avançares nas lutas contra os inimigos. Ao contrário de outros MOBAs, Wild Rift tem um indicador especial nos Minions que diz aos jogadores quando é que eles devem atingi-los pela última vez e obter Gold e EXP. Utiliza este recurso para garantires que não perdes nenhum último ataque e maximiza a tua receita de ouro. Dá prioridade aos Caster Minions primeiro e depois passa para os minions melee que requerem mais dano para matar.

Faz uma pausa

Alguns jogadores de "League of Legends: Wild Rift" são implacáveis ao jogar o MOBA móvel quando querem subir de classificação. No entanto, esta não é uma opção saudável. Embora possa parecer clichê, fazer uma pausa entre as partidas ajuda muito. O nosso cérebro precisa de uma pausa e, quando usado de forma esmagadora, tende a corromper o nosso discernimento.

Para jogadores que estão a passar por uma sequência de cinco derrotas, mas ansiosos para terminar o jogo e juraram que só saíam dali quando ganhassem, a melhor solução é dormir sobre o assunto e voltar quando o cérebro estiver descansado. Também é importante beber água e comer.

Joga com bons jogadores

Outra maneira de subir na classificação é adicionar alguém que realmente saiba jogar "League of Legends: Wild Rift". Além de ganhares um companheiro de equipa competitivo e habilidoso, os jogadores também podem aprender com um bom jogador. É normal obter ajuda de vez em quando, especialmente ao jogar um jogo competitivo.

Completa os Tutoriais

Os Tutoriais podem ser encontrados em Play -> Training -> Tutorials, e eles irão recompensar-te com um Champion Selection Chest quando concluídos. Sugiro que os faças o mais rápido possível porque eles serão muito úteis se não tiveres uma ideia de como o jogo funciona. Estes tutoriais irão ensinar-te algumas mecânicas básicas do jogo, como a melhor forma de direcionar as tuas habilidades e como cada caminho afeta o jogo de forma diferente.

Encontra as melhores definições para o teu estilo de jogo

Jogar com as configurações certas pode fazer uma diferença gigante, acredita em mim. Se algo não parecer certo durante o jogo, deves tentar mudá-lo, pois isso tornará muito mais fácil conseguires jogar. Por exemplo, podes configurar o alvo automaticamente para os campeões inimigos e fazer lock-on. Ou podes mirar automaticamente nas torres ou nos inimigos com menos HP.

Sugiro que testes todas as configurações para aprenderes melhor quais funcionam para ti. Faz isso no modo Play -> Training -> Practice que mencionamos anteriormente.

Aprende como atacar e mover-te ao mesmo tempo

Outro elemento importante no jogo é moveres-te e atacar ao mesmo tempo. Esta é uma dica que vai ajudar os laners, principalmente os marksmen. Sugiro que experimentes várias configurações e que treines no modo de prática, pois isso manter-te-á vivo em muitas situações.

Será muito difícil se fores um iniciante completo, mas com várias sessões de treino, vais dominar esta técnica num instante. É basicamente uma sucessão de usar o botão de ataque e a roda de posição de forma a que te movas e lances um ataque automático repetidamente. Ao dominares isto, serás capaz de atacar inimigos e causar danos enquanto te moves.


Que mais dicas recomendas para Wild Rift?

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

League of Legends: Wild Rift

Android, iOS, PS4, Xbox One, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Salgado avatar

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.
Comentários