Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Kim: "Natal vai reinventar a indústria dos jogos"

E promete experiências únicas logo no lançamento.

Shane Kim da Microsoft disse que a nova tecnologia por sensor de movimentos Project Natal irá reinventar a indústria dos jogos.

Em entrevista ao site GamesIndustry, Kim disse que, "Se nós apresentássemos algo que fosse semelhante ao Wiimote da Nintendo, penso que vocês iriam criticar-nos bastante e diriam que se tratava de um derivado. Mas esse não é o caminho que queremos tomar."

"Nós podíamos ter feito isso, mas nós quisemos reinventar a indústria e revolucionar o entretenimento caseiro. E é isso que vamos conseguir com o Project Natal."

A Sony já disse que espera lançar a sua tecnologia de sensor de movimentos algures na Primavera de 2010, mas Kim não está muito confiante quanto a isso. "Eles já disseram tanta coisa no passado e falharam datas, por isso é ver para crer."

"Nós vamos lançar a nossa tecnologia quando virmos que temos todo o programa pronto, incluindo as experiências e o apoio das third-parties. Se tivermos em conta que só agora é que foi revelado, daqui até à próxima Primavera não é muito tempo."

"A coisa mais importante é que isto não tem nada a ver com a Nintendo nem com a Sony. Isto tem tudo a ver com o desbloquear do potencial da indústria e redireccioná-la para milhões de pessoas - os 60% das casas que ainda não têm nenuma consola. Esta é uma verdadeira oportunidade para nós."

De acordo com Kim, os produtores e editoras estão desejosos de ver como é que a tecnologia vai ajudá-los a chegar até base de utilizadores da Xbox 360, que já passam dos 30 milhões.

"Isto não é como lançar uma consola nova onde os parceiros fazem decisões comerciais quando eles acharem que a base instalada já é suficientemente grande. Isto é algo em que iremos ter rapidamente muitos consumidores e estamos concentrados em oferecer no lançamento experiências mágicas para que isto comece logo com o pé direito desde o seu início," disse ele.

Peter Molyneux, o agora responsável pelo Microsoft Games Studios, é um dos grandes defensores do Project Natal. Ele demonstrou na E3 como a tecnologia vai funcionar com o seu novo jogo, Milo and Kate.

"Nunca vi o Peter tão entusiasmado por algo desde o primeiro Fable," disse Kim.

"E agora com Natal e Milo, vocês ficam com uma noção do que ele pensa que vai ser capaz de fazer. E acreditem em mim, Peter quer abrir o caminho. Ele vai aplicar toda a sua experiência, e é uma grande analogia nos Microsoft Games Studios. Toda a sua experiência vai poder ser aplicada num cenário totalmente novo com o Natal."

Read this next