Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

iPhone

O mini computador que também é consola de jogos.

Algo que caracteriza o mercado dos telemóveis é que este está em constante mutação. O que hoje é um topo de gama, amanhã não passa de telemóvel comum que peca por não ter as funções daquele do nosso amigo. Nós, como bons portugueses que somos, até já perdemos a conta aos aparelhos que já adquirimos ao longo dos anos.

A Apple, criadora dos iPod e Mac, faz precisamente o aposto. Em vez de lançar vários produtos dentro do mesmo género num curto prazo, projecta aparelhos para estarem à frente do seu tempo e, desta forma, terem uma durabilidade bastante grande. Além disso, características como o ecrã táctil, o acelerómetro e o seu aspecto simples fazem dele um pequeno (literalmente) objecto de desejo, apesar de o seu preço não estar ao alcance de qualquer um (cerca de 500 Euros a versão mais barata).

Este é o iPhone. Bonito por fora, ainda melhor por dentro.

Mas não são só estes os factores que fazem do iPhone um tremendo sucesso. A juntar ao que já foi dito existe o poderoso sistema operativo Leopard, o poderio técnico do aparelho, e as mais variadas aplicações, entre elas jogos.

Mas este não foi um mercado que cresceu de um dia para o outro. Usando a mesma fórmula da já conhecida plataforma iTunes, a companhia começou por disponibilizar alguns títulos, que vieram a crescer em número devido à liberalização dos kits de desenvolvimento. O sucesso foi tal que a Apple, ao ver que os consumidores aderiam a este tipo de produtos, começou a apostar neste campo. Uma prova disso é o novo kit de desenvolvimento, melhorado com novas funções para que os programadores possam puxar ao máximo pelo hardware do telemóvel, e assim criar melhores jogos.

O facto da produção de títulos para o iPhone não requerer gastos de produção elevados, ao contrário do que acontece com a PSP e Nintendo DS, faz com que o produto final seja vendido a algo como 3 Euros. Alguns até chegam a custar 50 cêntimos! Como diz o provérbio e muito bem, grão a grão enche a galinha o papo, e, para terem uma ideia, a produtora de Crash Bandicoot Nitro Kart, o jogo mais vendido para o iPhone, já conseguiu arrecadar, só com este jogo, mais de 4 milhões de euros. E não pensem que é só com grandes obras que se obtém lucro. Qualquer jogo ou aplicação razoável pode render mais de 30 000 euros por dia, valores impressionantes que têm uma razão de ser.

Vários franchises, como o Need For Speed, já estão a caminho do iPhone.

A principal causa para tantas aquisições por parte do público deve-se principalmente à simples interface do iPhone. Imaginem que estão numa sala de espera num centro de saúde, por exemplo. Graças à internet 3G, sempre disponível em qualquer lugar, é irresistível visitar a App Store para conferir as últimas novidades. Com um simples toque no botão “comprar”, o sistema retira automaticamente o valor da compra ao vosso saldo da conta iTunes e transfere a aplicação em poucos segundos. Mais fácil não podia ser.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
iOS
Sobre o Autor

Tiago Lopes

Contributor

Comentários