Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Ikaruga

Poderio hardcore no Live Arcade

Lançado originalmente na Dreamcast, este shooter vertical da Treasure foi lançado mais tarde na Gamecube e cedo se tornou num verdadeiro tesouro para todos os coleccionadores e adeptos do género. Agora chega ao Xbox Live Arcade e entra desde já para a lista dos melhores jogos existentes no serviço.

Ikaruga não é um simples shooter vertical, é muito mais do que isso. É difícil sem se tornar frustrante, é desafiante mantendo-se cativante e é uma verdadeira pérola para todos que investirem a sua paciência e tempo em seu redor.

Como em qualquer shooter do género, também em Ikaruga pegamos na nossa nave e lá vamos nós. No entanto no jogo da Tresure, existe uma mecânica diferente, simples de aplicar e de assimilar mas que ao mesmo tempo o torna deliciosamente e terrivelmente difícil. Em Ikaruga o jogador é presenteado com um escudo protector em redor da sua nave, o que não nos deixa sofrer danos mas existem duas cores diferentes para o escudo, azul e vermelho. A mecânica de Ikaruga é então assim muito fácil de explicar. Para não perder, temos que alternar entre escudos, correspondendo à cor dos ataques dos inimigos.

Um esquema fantástico e viciante que nos vai agarrar pela sua simplicidade, que ao mesmo tempo esconde uma jogabilidade muito bem elaborada. Ikaruga é difícil, muito difícil, mas graças a este esquema tão fácil de assimilar, a diversão é muita e o desafio imenso. Com apenas 5 níveis, a sua longevidade não fica de maneira alguma comprometida pois é uma experiência que vale bem a pena e fica para mais tarde recordar.

Ikaruga no XLA pode agora conseguir cativar mais pessoas indo para lá do jogador hardcore, e pelo preço a que está, é obrigatório.

8 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Ikaruga

Xbox 360, Nintendo GameCube, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários