Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Hello Pocoyo!

Mad Mix Machine.

Pocoyo é oriundo de uma série animada 3D. Sejamos realistas – existe uma grande probabilidade de não o conhecerem. Contudo, caso tenham irmãos mais novos, filhos ou até mesmo netos, esta será certamente uma série do seu conhecimento, pois as personagens animadas e os cenários coloridos são o bastante para justificar o seu entusiasmo pela série. Rir e aprender – este é o lema de Pocoyo.

Apresentando um grupo de amigos composto por Pocoyo (um rapaz de 3 anos), Ellie (uma elefanta cor-de-rosa), Loula (uma cadela de estimação) e Pato (adivinhem porquê), a série animada pré-escolar foca-se em ensinar à miudagem conceitos de lógica simples e facilmente acessível a todos. O jogo é também isso mesmo, um conjunto de tarefas básicas de lógica acção-consequência que se processam ao longo de diversos níveis. Um treino à capacidade lógica dos mais novos.

Ora isto é mais ou menos assim: como em qualquer dia normal, Pocoyo brincava com os seus amigos quando um misterioso Alien apareceu. O Alien deixou cair um lápis mágico que Pocoyo se apressou a utilizar erraticamente, fazendo assim desaparecer todos os seus amigos. Cabe agora a Pocoyo encontra-los e devolver o lápis mágico ao Alien. O jogo desenvolve-se assim ao longo de 8 níveis, sendo que cada nível servirá para encontrar um dos amigos e o último para entregar o lápis ao Alien.

Cada nível apresenta uma série de tarefas que assentam no objectivo primordial do jogo – encontrar todos os amigos de Pocoyo. Existem tarefas variadas pois com o decorrer do jogo poderão coleccionar novas ferramentas. Entre elas está uma lupa que poderão utilizar para analisar fotografias, os lápis de cor para colorirem elementos dos cenários, o lápis mágico que terão que utilizar ocasionalmente para criar todo o tipo de objectos necessários à progressão no jogo, uma ferramenta para alterar a cor dos objectos e ainda conjuntos de peças estilo Lego que vos permite criar pontes ou torres.

Este é um dos tipos de secções onde terão que utilizar a força do sopro.

Ainda que a certa altura as tarefas comecem a ser demasiado derivativas, a utilização do Stylus justifica-se como um atractivo à progressão no jogo. Seja para desenhar, pintar ou tocar instrumentos em tarefas que recorrem à memória visual/auditiva como forma de progressão, o jogo mantém uma relação intimista com elementos que visam agradar os mais novos. Os cenários apresentam um colorido vivaz que, em conjunto com a componente sonora, denotam alguma preocupação em recriar um ambiente facilmente apetecível aos mais novos. Semelhanças podem ser apontadas em relação à séria Dora: A exploradora, uma vez que a progressão no cenário dá-se de forma semelhante – cumprindo objectivos para chegar ao novo cenário, enquanto que uma voz omnisciente dá-nos conselhos e palpites sobre aquilo que é ou não correcto em relação a certas regras de moral. Chega até a ser estranho.

Enquanto avançam no jogo, e conforme encontram certos amigos, estes poderão ou não acompanhar-vos na aventura, sendo que cada um deles tem uma habilidade única. O cão sabe cavar, da mesma maneira que a elefanta consegue apanhar objectos com a tromba, por exemplo. Existem ainda tarefas que requerem a utilização do microfone da DS, seja para atravessar partes do cenário num balão ou ainda para controlar objectos com a força do sopro.

O modo aventura de Hello Pocoyo! nunca durará mais do que 3 a 4 horas, dependendo um pouco também da idade do jogador. Uma vez acabado o incentivo de voltar a pegar-lhe prende-se apenas pela vossa intenção de encontrar novos fatos espalhados pelos cenários ou ainda desenhos para colorir. A todo o momento terão ao vosso dispor, na secção de Extras, 3 instrumentos de precursão para tocar e ainda algumas dezenas de desenhos para colorir com os vários lápis de cor que poderão encontrar ao longo da aventura.

Apesar da curta duração e mesmo considerando a ocasional repetição de certas acções, Hello Pocoyo! consegue ser um título atraente para os mais novos seja pelos cenários animados ou por elementos da jogabilidade que se revelam intuitivos e de aplicação correcta para as idades a que se destina. O maior defeito a considerar será sim a não localização das vozes e textos para português, o que, em tenras idades, será certamente uma grande pedra no sapato. Sendo um produto dedicado aos mais novos, Hello Pocoyo! consegue apresentar uma série de elementos que estimulam o raciocínio lógico, sem que nunca se chegue a tornar demasiado obecessivo. Os 68 desenhos para colorir serão certamente uma boa adição para a miudagem.

7 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article
Awaiting cover image

Hello Pocoyo!

Nintendo DS

Related topics
Sobre o Autor
Ricardo Madeira avatar

Ricardo Madeira

Contributor

É redator e dá voz à Eurogamer Portugal. É um dos mais antigos membros da equipa, e ao mesmo tempo um dos mais novos. Confusos? É simples.
Comentários