Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Grand Theft Auto Remastered Trilogy - Tudo o que sabemos

Tudo sobre os remasters de GTA 3, GTA Vice City e GTA San Andreas.

Grand Theft Auto é, indiscutivelmente, uma das maiores sagas de sempre na história de videojogos - uma franquia que marcou muitos gamers por este mundo fora e cujo sucesso parece ser interminável. Apesar de todos os jogos terem sido bem-sucedidos, GTA 5 tornou-se um verdadeiro fenómeno de vendas, introduzindo ainda o GTA Online que parece estar mais popular do que nunca.

Por essa razão, os fãs esperam ansiosamente por novidades a respeito de GTA 6. Mas, antes disso, GTA 5 vai chegar às consolas da nova geração a 11 de novembro de 2021, percorrendo assim três gerações de consolas.

Felizmente, poderás regressar ao mundo de GTA com Grand Theft Auto: The Trilogy - The Definitive Edition. Depois de uma série de rumores, a trilogia foi oficialmente anunciada e, neste guia, vamos reunir todas as informações que foram anunciadas.

Atualização: Grand Theft Auto: The Trilogy - The Definitive Edition

Após semanas de rumores, temos agora o anúncio oficial de GTA: The Trilogy - The Definitive Edition, que chegará ainda em 2021 para PS5, Xbox Series, PS4, Xbox One, Switch, PC, iOS e Android.

Esta coleção inclui Grand Theft Auto III, Grand Theft Auto: Vice City e Grand Theft Auto: San Andreas com melhorias gráficas e no gameplay para os tornar mais atuais sem prescindir da sensação clássica.

Ver no Youtube

Ns páginas de suporte da Rockstar Games, foi encontrada uma descrição da trilogia remasterizada que adianta uma jogabilidade e controlos semelhantes a Grand Theft Auto V e texturas HD. Aqui está a descrição completa:

"Três cidades icónicas, três históricas épicas. Joga os clássicos que definiram um género com a trilogia original Grand Theft Auto: Grand Theft Auto III, Grand Theft Auto: Vice City e Grand Theft Auto: San Andreas, actualizados para uma nova geração, agora com melhorias gerais como nova iluminação e afinações ambientais, texturas de alta resolução, distâncias de horizonte melhoradas, controlos e mira tipo Grand Theft Auto V, e muito mais, trazendo estes adorados mundo à vida com novas camadas de detalhe."

Foi ainda revelado que as versões atuais destes jogos serão removidas das lojas digitais. Não te esqueças de conferir os requisitos de GTA Trilogy no PC.


GTA Trilogy Remastered - Vai mesmo acontecer?

Como podes imaginar, a Take-Two Interactive não confirmou a existência deste projeto e, por isso mesmo, recomendamos que não mantenhas as tuas esperanças muito em alta. GTA já é veterano no que diz respeito a rumores e existe sempre a possibilidade deste ser apenas mais um.

No entanto, um comentário feito por parte da Take-Two Interactive pode indicar que este rumor é um pouco mais forte do que os restantes - no passado, a editora revelou que estava a trabalhar em remasters das suas IPs e GTA Remastered Trilogy encaixa perfeitamente nessa descrição (e faria também muito sentido para a empresa tendo em conta o sucesso de Grand Theft Auto 5).

Para além disso, a fonte inicial que revelou a existência de GTA Trilogy Remastered parece ter feito outras revelações no passado sobre GTA Online e Red Dead Online que acabaram por ser verdade. Para além disso, suspeita-se de que a Rockstar abrandou nos updates de Red Dead Online por estar a trabalhar em GTA Trilogy Remastered.

Quanto a uma possível data de lançamento, existe alguma disparidade - por um lado, o Kotaku diz ter sido informado do plano em lançar os 3 remasters ainda este ano; por outro lado, Tom Henderson, um conhecido insider da indústria, diz que somente em 2022 poderás jogar GTA Remastered Trilogy.

Será isto verdade? Teremos de esperar para ver.

GTA Trilogy Remastered - Quais as novidades

Infelizmente, pouso sabemos ainda sobre aquilo com que poderemos contar em GTA Trilogy Remastered. No entanto, circulam já algumas informações.

Tudo indica que Grand Theft Auto 3, Grand Theft Auto Vice City e Grand Theft Auto San Andreas serão remasterizados usando o Unreal Engine e que os mesmos poderão incluir uma mistura de gráficos novos e gráficos antigos. Não sabemos exatamente o que isto poderá significar - será que vão usar os modelos originais e apenas melhorar as texturas? Poderão adotar a técnica usada em Halo: The Master Chief Collection e permitir ao jogador alternar entre os gráficos novos e os antigos?

De qualquer das formas, caso o salto para o Unreal Engine se verifique, isso significa que há uma grande possibilidade dos jogos ficarem com um look soberbo, de cortar a respiração.

GTA Trilogy Remastered - Grand Theft Auto 3, Grand Theft Auto Vice City e Grand Theft Auto San Andreas

É possível que já conheças estes três jogos de cor e salteado mas, caso não tenhas tido a oportunidade de os jogares, dámos-te já a seguir um pequeno resumo dos mesmos, juntamente com outras informações relevantes.

Grand Theft Auto 3

Localizado na cidade fictícia de Liberty City (que se baseia vagamente em Nova York), a história segue um protagonista silencioso chamado Claude, que, após ser traído e deixado para morrer pela sua namorada durante um assalto, embarca numa busca por vingança que o leva a enredar-se num mundo de crime, drogas e guerra de gangues.

Grand Theft Auto 3 foi um marco para a saga GTA, já que representou a passagem de um mundo 2D para um mundo 3D, dando ao jogador a liberdade para explorar o mundo do jogo.

Grand Theft Auto Vice City

Grand Theft Auto Vice City leva os jogadores para Miami em 1986, e foi lançado apenas um ano após Grand Theft Auto 3. O jogo segue Tommy Vercetti à medida que ele é reintroduzido no mundo do crime após ser libertado de uma sentença de prisão de quinze anos. O jogo foi bem recebido no lançamento, e muitos fãs ainda o jogam até hoje devido à sua banda sonora e ambiente.

Grand Theft Auto San Andreas

Por fim, temos GTA San Andreas, um dos mais icónicos jogos da saga. Lançado em 2004, o jogo decorre na cidade fictícia de Los Santos (que deverás reconhecer se jogaste GTA 5) e introduziu alguns novos recursos à série, como uma personagem personalizável, elementos RPG e um grande aumento nos veículos disponíveis e nas interações dos jogadores com o jogo.

A história segue CJ, que regressa à cidade depois da sua mãe ser morta num tiroteio e é forçado a trabalhar com a polícia local sob a ameaça de ser incriminado.


Gostavas que GTA Trilogy Remastered fosse real?

Read this next