Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Final Fantasy XIV Online

Um encontro algo estranho.

Muitos foram os fãs da série Final Fantasy que ficaram confusos com o anúncio de Final Fantasy XIV durante a conferência da Sony na E3 deste ano. O sentimento inicial foi de êxtase, mas a desilusão rapidamente se apoderou dos seus espíritos com a referência ONLINE.

Não é muito habitual que os produtores japoneses mostrem o seu trabalho num estado tão embrionário, pelo menos ao público ocidental. Na gamescom o jogo foi apresentado aos jornalista numa sala privada, jogável numa versão alpha, onde tínhamos a oportunidade de o experimentar durante 15 minutos. Infelizmente não estava lá ninguém para explicar como o jogo funcionava pois queríamos saber mais sobre o sistema de combate e skills.

O resultado foi uma experiência algo estranha, onde andávamos a vaguear pelo terreno de jogo sem saber concretamente o que fazer. Uma das coisas que salta logo à vista é o seu grafismo algo parecido com FFXI. O universo de FFXIV será independente mas bastante familiar para quem segue esta saga há vários anos. Até os monstros e os nomes dos poderes mágicos serão os habituais desta série.

FFXIV utiliza o mesmo motor de FFXIII, mas é notório que ainda há muito trabalho pela frente, não fosse esta ainda uma versão alpha. Temos muitos pop-ups, muitas quebras de fluidez e muita falta de detalhe. Tudo muito natural para o estado de desenvolvimento do jogo. Um pormenor interessante revelado é que teremos a possibilidade de utilizar o rato e teclado na versão PS3, o mesmo já se verificava em FFXI.

Este MMO não utiliza o sistema de experiência e consequente subida de nível. Ele é baseado em skills onde os personagens não estão ligados a uma classe em particular. As habilidades são o cerne de FFXIV, sempre que pretendemos fazer uso de uma, por exemplo pescar, basta equipar o personagem com essa mesma habilidade.

Durante a apresentação aos jornalistas, Hiromichi Tanaka e Nobuaki Komoto, referiram que teremos vários personagens e que podemos trocar facilmente entre eles. Eles demonstraram isso mesmo na apresentação. Também referiram que o jogo irá ter vários mundos, mas que ainda não decidiram se poderemos jogar com o mesmo personagem em mais do que um.

Final Fantasy XIV vai focar-se no completar de quests, o jogo está a ser desenvolvido nesse sentido. Ao completar as quests ao jogadores serão recompensados com as skills. Se pensam que vamos andar a vaguear pelo terreno de jogo a matar monstros para subir de nível, estão bem enganados.

Em relação aos personagens, FFXIV é um jogo que convida a uma abordagem solitária. Podemos criar todo o tipo de personagens com variadíssimas habilidades. Podemos ser lutadores e curandeiros ao mesmo tempo, e até poderemos reparar as nossas armas caso possuamos essa habilidade. É claro que chegámos a um ponto em que teremos que nos aliar a outros jogadores, pois o encontro com bosses demasiado fortes assim o obrigarão. Ficam já a saber que chegaremos a um ponto que teremos a capacidade para criar as nossas próprias armas.

Infelizmente não deu para observar muito mais de FFXIV, a apresentação curta e os apenas 15 minutos que tínhamos para o experimentar não foram suficientes para nos saciar o apetite. O jogo está previsto para o próximo ano para PS3 e PC, e de acordo com recentes movimentações, talvez uma versão Xbox360 não esteja assim tão longe de ser anunciada. Tanaka afirmou que a política dos serviços online do PC e PS3 são muito similares e que estão em conversações com a Microsoft em relação às políticas do serviço online da Xbox 360.

Foram mais as perguntas que ficaram por responder do que as respostas obtidas. Depois da revelação na E3 e desta apresentação na gamescom muito ainda ficou por saber. Ficamos à espera com muita ansiedade sobre os próximos desenvolvimentos e que este Final Fantasy XIV Online revele todo o seu potencial.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
Related topics
Sobre o Autor
Adolfo Soares avatar

Adolfo Soares

Director

É o nosso homem do PC, por isso qualquer coisa é com ele. É também responsável pelo Eurogamer, bem como dá uma perna nas notícias.
Comentários