Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Ex-funcionários da Crystal Dynamics revelam segredos Tomb Raider

Conteúdos adicionais faziam parte do jogo.

Dois ex-funcionários da Crystal Dynamics despedidos recentemente, confirmam os recentes despedimentos e revelam alguns segredos da companhia nos fóruns do jogo.

Segundo um deles, diz ser Eric Lindstrom o director criativo de Underworld, os conteúdos adicionais exclusivos Xbox 360 são na verdade um nível que foi retirado do jogo original.

Segundo ele, os conteúdos não foram atrasados para serem lançados mais tarde pois nunca esteve previsto realizar níveis adicionais. Este mesmo membro também avança que esse nível teria mesmo que ser retirado mesmo que não existissem conteúdos adicionais e revela que não sabe se o acordo alguma vez irá expirar permitindo à Eidos lançar estes conteúdos na Wii ou na Playstation 3.

No entanto outro ex-funcionário da Crystal Dynamics que se mantém anónimo assegura que a decisão de tirar conteúdo do jogo foi tomada apenas para que fosse usado mais tarde como conteúdos adicionais. Ele adianta mesmo que "perguntem a qualquer pessoa que tenha participado no desenvolvimento e se forem honestos vão dizer-vos que cerca de 40% dos conteúdos adicionais eram para estar no jogo em si. Mas decidiram mais tarde retirar estas partes porque esperavam o maior número de vendas na 360 e os conteúdos adicionais na altura pareciam escassos. Sendo assim, pediram-nos para cortar partes e usar como conteúdos adicionais."

Lindstrom disse ainda que a equipa poderia ter desfrutado de mais tempo para polir o jogo mas que mesmo assim está orgulhoso dele e sem admirar, ambos captaram as atenções dos fãs que lhes colocaram várias questões como o porque de algumas funcionalidades estarem ausentes e o que vai acontecer agora a Lara Croft, em termos de história.

Sobre a possibilidade de voltar a jogar os níveis, Lindstrom explica que numa consola como a Xbox 360 pode-se fazer mais do que voltar a jogar um nível, podem simplesmente escolher os capítulos graças aos "autosaves" pois permitem mais opções. Tal acontece na Xbox 360 mas não no PC e na Playstation 3 e segundo Lindstrom é apenas um erro.

Sobre a ausência da possibilidade de ver as sequências cinematográficas, Lindstrom explica que era algo que iria estar incluído mas no fim não conseguiram. Todas as sequências usam o motor de jogo e o estado dos níveis muda, meteram tudo no disco para o jogo em si mas não ficaram com espaço para os vídeos. Lindstrom confessa que foi um dia triste para ele.

Sobre a ausência de truques, Lindstrom esclarece que tal não foi incluído por falta de tempo mas tinham ideias muito boas mas toda a sua concentração estava em melhorar o jogo e mesmo a implementação de truques requer tempo. Sobre a possibilidade de modos multiplayer é esclarecido que implementar tal num jogo como Tomb Raider é muito difícil, tanto tecnicamente como pela perspectiva criativa.

Lindstrom aborda ainda outras questões como as alterações feitas à Lara quando os jogos começaram a ser desenvolvidos na Crystal Dynamics, fala sobre o futuro e sobre os recentes comentários de fazer da Lara uma figura mais amigável, algo que não entende e não sabe a origem de tais palavras pois a designer principal é uma mulher e não acredita que Tomb Raider agrade apenas a homens.

Revela que nunca planearam incluir o tradicional nível onde passeamos pela mansão de Lara pois desde cedo quis que o jogo começasse com a mansão a explodir e seria difícil depois explicar como a inclusão de tal. Lindstrom fala ainda de Tomb Raider versus Uncharted e comenta porque nunca teve interesse em seguir a história de Angel of Darkness.

Read this next