Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Epic Mickey

A ressurreição?

É o regresso do velho Mickey mouse, o lendário roedor dos estúdios Disney que percorreu os trilhos da animação e do cinema, figurando por gerações como um ícone da cultura pop. O rato Mickey empresta o seu nome ao novo jogo exclusivo para a Nintendo Wii e que bem se pode considerar uma épica aposta conjunta por parte da Disney e da Junction Point Studios, produtora a cargo do desenvolvimento tendo à cabeça Warren Spector, que já nos trouxe obras como Deus Ex e a série Thief. Pondo ao cuidado atento os primeiros desenhos de Epic Mickey, resulta nítido que esta obra não percorre os tradicionais aproveitamentos das licenças. É um jogo que proporciona um novo posicionamento da personagem, com sentido próprio e determinação, ancorado numa teia sombria e madura. Em grosso modo pugna-se pela revitalização da personagem, ao mesmo tempo que se impõe um novo desafio.

No que toca ao argumento, por enquanto sabe-se que o rato Mickey foi sugado por um espelho que tinha em casa e transportado para um mundo denominado “cartoon wasteland” onde irá começar por encontrar o coelho Oswald (the Lucky Rabbit) – criado por Walt Disney em 1927, mas tristemente acabado num recipiente de rascunhos – e que desta vez procura recuperar algum do sucesso que fora por inteiro deslocado para o rato Mickey. Entre os vilões que farão de tudo para aniquilar o protagonista, nomeadamente Phantom Blot e Mad Doctor (que a seu mando desenvolveu criaturas robóticas a partir dos modelos originais criados pela Disney), Warren Spector fala a respeito do coelho Oswald como sendo uma personagem que pode encontrar no final a redenção e ganhar até a confiança do rato Mickey.

Oswald terá um papel decisivo no desenvolvimento da trama.

Esta simbiose entrelaça-se com elementos tradicionais das plataformas, aventuras e um esquema de opções morais ao jeito de um jogo de role-play. As áreas de jogo, suficientemente largas e concebidas a 3 dimensões, facilitam a exploração e permitem o encontro com outras personagens, abrindo portas para sucessivas demandas em função das opções tomadas. A natureza destas opções não se põe tanto do plano da moralidade, mas do comportamento do nosso protagonista, podendo erguer uma atitude complacente ou, em alternativa, um comportamento ajustado para o confronto imediato, alvitrando em Mickey quase o que se poderia chamar de uma tendência para as disputas, pouquíssimas vezes salientado em todo o período de utilização da personagem.

A interacção com o cenário será fundamental, estando previstos dois sistemas que permitem colorir objectos, prevendo-se que alguns deles tenham uma indicação específica – recorrendo ao pincel mágico – ou apagar, destruindo parte dos cenários como forma de vencer inimigos, através de uma substância do tipo diluente. Dentro de um determinado tempo e apontando o Wii remote na direcção do objecto designado, poderão aplicar essas técnicas, mas sempre com um limite em termos de quantidades. Maior é a tendência para colorir, escassas oportunidades terão para apagar. À partida existe uma perfeita dicotomia, mas se optarem por recuperar e reconstruir os cenários devastados por obra e graça de Phantom Blot, ganharão a confiança dos habitantes daquele mundo e que vos poderão levar por novas áreas.

Será a mesma mansão que saiu por testamento ao Luigi?!

Uma boa parte do investimento no jogo faz-se também na ligação e autenticidade dos cenários dentro do universo Disney. Predomina a construção tridimensional, embora nas ligações da Wasteland haja uma alteração para um 2D de plataformas em “side-scrolling” horizontal. O elenco de personagens a interagir é suficientemente vasto, desde as “vintage” até aos Gremlins, não esquecendo outras ilustres como o pato Donald o Pateta e por essa banda. Na prática os recursos à disposição da Junction Point Studios permitem desenvolver uma malha que muito dirá aos fãs da Disney embora os mecanismos que garantem a interacção e sobretudo o argumento próprio e sustentado na construção que a chancela de Warren Spector pretende atribuir ao rato mais conhecido da animação sejam os principais trunfos. Previsto para Setembro deste ano, as aventuras de Mickey chegarão com um renovado apelo.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Disney Epic Mickey

Nintendo Wii

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.
Comentários