Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Entrevista FIFA 10

David Rutter, Produtor principal.

Foi durante a tarde do primeiro dia da E3, que tivemos a oportunidade de conversar um pouco com David Rutter, Produtor de FIFA 10.

O nosso principal objectivo, foi tentar perceber o quanto mudou FIFA desde a sua última versão, e sobre as novas funcionalidades presentes em FIFA 10. David Rutter foi peremptório, afirmando que a nível gráfico pouco mudou, mas que as mudanças efectuadas são suficientes para conquistar novamente o público.

Fiquem então com a entrevista na sua íntegra.

Eurogamer Portugal Desde já os nossos agradecimentos pelo tempo dispensado.
David Rutter

De nada. É sempre um prazer.

Eurogamer PortugalO online foi um dos pontos fulcrais em FIFA 09, o que podemos esperar este ano?
David Rutter

Na verdade ainda não posso falar muito sobre o online. Mas sim, podermos jogar 10 contra 10 foi um enorme sucesso, e a nossa equipa está empenhada em redefinir e inovar o modo online, pois recebemos um enorme feedback do público, e por isso esperamos incluir muitas dessas coisas.

Eurogamer PortugalComo será a ligação com a comunidade online, iremos ter uma página dedicada, onde podemos ver tudo sobre o nosso perfil?
David Rutter

Bem, ainda não posso falar sobre isso.

Eurogamer PortugalConstruíram um novo motor de jogo, ou é uma actualização do anterior?
David Rutter

O jogo, é graficamente, praticamente igual na PS3 e Xbox 360, não construímos um motor de jogo novo, melhorámos o actual, pois investimos imenso tempo em produzir o anterior e em melhorá-lo. As melhorias foram principalmente nos efeitos de luz, e shaders.

Eurogamer PortugalSobre a jogabilidade, que novidades teremos para este ano?
David Rutter

Estamos a trabalhar em três coisas. Redefinir o jogo, responder correctamente ao feedback dos jogadores e inovar. Queremos muito dar aos jogadores o jogo que eles tanto anseiam. Portanto sobre redefinir o jogo e responder a todos os pedidos dos jogadores, estamos a usar 70% do nosso tempo a polir o jogo. Por isso temos já um bom jogo, onde conseguimos eliminar todas as frustrações da jogabilidade. Na verdade, existem duas coisas que retirámos do feedback. A frustração, ou seja, coisas que os jogadores não gostam em FIFA e coisas que eles gostariam de ver no jogo. Este ano no modo de treino poderás fazer os jogos como quiseres, como por exemplo teres 11 contra 4, ou por exemplo praticares os livres e cantos com essa opção. Outra das criticas que recebemos dos nossos fãs foi sobre o Manager Mode, onde esperamos implementar uma maior inovação, realismo nas transferências, progressão dos jogadores. Melhorámos também o drible, onde agora temos um drible em 360º, muito mais suave a virar. Podemos também jogar muito melhor em locais mais apertados, pois existe uma maior sensibilidade no toque da bola e nas mudanças de direcção. A IA também está melhor, os defesas são mais fortes e têm um melhor posicionamento em campo.(David deu um exemplo onde um defesa compensa a falta de um colega trocando de lugar com ele).

Eurogamer PortugalSerá possível transferir todas as nossas características e progressão do jogo de FIFA 09 para FIFA 10?
David Rutter

Nem tudo. Serão mantidas algumas coisas do teu perfil, mas não podemos usar o mesmo jogador que criámos. Sobre o Ultimate Team, ainda não podemos falar o que iremos fazer, mas temos planos para podermos ter opção de cruzar os dois jogos. Ultimate Team foi um sucesso, e certamente que iremos fazer algo parecido no futuro.

Eurogamer PortugalSobre novas ligas, e competições, que novidades podemos esperar?
David Rutter

Ainda é muito cedo para falarmos sobre isso. Ainda estamos no início do ano.

Eurogamer PortugalObrigado pelo seu tempo David.
David Rutter

De nada.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

FIFA 10

iOS, PS3, Xbox 360, PS2, Nintendo Wii, PSP, PC, Nintendo DS

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Soares avatar

Jorge Soares

EG.pt Master of Puppets

Sempre ocupado e cheio de trabalho, é ele quem comanda e gere a Eurogamer Portugal. Queixa-se que raramente arranja tempo para jogar, mas quando está mesmo interessado num jogo, lá consegue arranjar uns minutos. Tem mau perder e arranja sempre alguma desculpa para a sua derrota, mas no fundo, é o que todos fazemos.

Comentários