Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

eFootball PES 2021 Review - Actualização de temporada

A série comemora 1/4 de século com preço especial.

O preço especial aproveitará os que falharam PES 2020, pois para os outros esta edição é pouco mais que uma actualização de temporada.

Foi em meados de Julho que a Konami anunciou eFootball PES 2021, o jogo que aqui temos em análise, como um update de temporada, disponível por um preço especial de aniversário. Na verdade, em 2020, a famosa e veterana série de futebol comemora 25 anos, um quarto de século a proporcionar sucessivas colheitas de futebol virtual. Mas por estar já a preparar o futuro, diz a produtora, a melhorar os modos de jogo, os comandos e a qualidade visual para uma nova geração de consolas (PS5 e Xbox Series X), este ano a opção ficou-se por simples retoques ou, melhor dizendo, por limar algumas arestas para lá do update à nova temporada que arranca nesta altura com as ligas nacionais e as competições internacionais.

Na prática, equivale ao mesmo jogo, pese toda a melhoria gradual ao longo do ano de actualizações em PES 2020, que vieram introduzir algumas correcções, especialmente no âmbito da jogabilidade e que aqui têm efeito. Apesar das arestas limadas e das correcções introduzidas ao longo da pretérita temporada, não há uma mudança de paradigma do futebol desenvolvido pela Konami em PES 2020. Esta actualização da temporada é até algo imperceptível no que respeita a mudanças. O futebol praticado dentro das quatro linhas mantém o registo de controlo da bola e física dos atletas em patamares atractivos, que conciliados com um grafismo marcado por uma aproximação realista aos comportamentos dos jogadores, na posse e na troca do esférico, resultam numa experiência deveras satisfatória.

Provavelmente haja fãs que mencionem pequenas alterações, mas estamos sempre a falar no âmbito de arestas limadas. Alterações de fundo não tiveram aplicação, pelo que estamos perante uma trajectória de manutenção, que pode surtir interesse especialmente por aqueles que falharam a edição pretérita. À excepção de pequenos retoques e adições como o Euro 2020, a experiência futebolística é a mesma do ano passado.

A jogabilidade de PES combina precisão com realismo gráfico.

Futebol gratificante e apoiado

Equivale por isso a um futebol mais ligado e apoiado nos passes curtos, dribles e potenciais situações de jogadas ao primeiro toque, nas quais a bola cumpre especialmente bem a sua função. É um dos atractivos de PES e deste pico de evolução, preparar o jogador para a posição certa com que recebe, segura e passa uma bola ao colega, em boa posição para uma desmarcação ou para desferir um remate forte na direcção da baliza. As trajectórias são admiráveis nos longos cruzamentos e até remates de primeira. Não é de execução complexa numa camada intermédia de aproveitamento. Com tempo, até os jogadores menos experimentados adquirem níveis de competência bastante satisfatórios.

Claro que a passagem para uma dificuldade maior como as 5 estrelas obstaculizam esse aproveitamento. As defesas fecham melhor, os desarmes são inevitáveis ao menor erro e as oportunidades de golo dos adversários não são desperdiçadas. Mas até aí há muito que aproveitar e o futebol de PES permanece bastante divertido para quem procura um sistema profundo e dotado de um bom naipe de mecânicas de controlo da bola. É na física apurada da bola, nos ressaltos e nas jogadas de primeiro toque que conseguimos jogadas brilhantes e dignas de um replay minucioso.

Infelizmente, ainda há um revés da medalha, pois ainda persistem algumas dificuldades no caso, por exemplo, das arbitragens mais intransigentes que tendem a apitar ao mínimo encosto e toque mais forte no adversário, mesmo que nos pareça uma disputa pela bola mais musculada. A apatia de alguns jogadores controlados pela inteligência artificial pode deixar-nos em apuros no caso de alguns passes de ruptura levados a cabo pelo adversário. Situações em que as pernas dos jogadores criam um efeito de fusão, a detecção da bola pela bota nem sempre rente ao pé e algumas animações incongruentes em que o jogador parece estacar a meio de um movimento (o tal efeito robô), revelam que ainda há um esforço a seguir. Não obstante, o desempenho global tende a ser muito proveitoso, com a manutenção de um futebol que se serve do realismo com que é apresentado para tornar a experiência agradável e ao mesmo tempo desafiante.

Os clubes parceiros apresentam equipamentos oficiais e respectivos estádios.

Euro 2020 devidamente licenciado

Sabendo que esta é uma actualização da temporada e que os modos de jogo permanecem os mesmos, nem por isso a Konami deixou de operar alguns ajustes. Desde logo a admissão da competição Euro 2020, prevista para o corrente ano e que só a pandemia provocada pelo Covid-19 "relegou" para o próximo ano. Aqui os jogadores poderão jogar com mais de meia centena de selecções apuradas para o torneio (55) e devidamente licenciadas. É um óptimo acrescento, um tipo de competição no qual Portugal procura defender a posição de vencedor alcançada em 2016, em França, e contra a França.

No que respeita à Master League, um dos modos que reune mais popularidade em PES, o destaque vai para a introdução de três novos treinadores, a juntar aos da época transacta. São eles F. Lampard, R. Giggs e P. Guardiola, bem conhecidos sobretudo pelas passagens no futebol inglês. Já em termos de licenças esse é um campo no qual todos os anos ocorrem algumas mexidas. É conhecida a existência de clubes parceiros de PES. São mais de 20, com destaque para o Barcelona, Juventus, Arsenal, Manchester United e Bayern de Munique, os mais ilustres por assim dizer, com direito a equipamentos, estádios e até apoio vindo das bancadas. Infelizmente, lamenta-se a ausência do AC Milan e do Inter, bem como o estádio San Siro, há tantos anos ligado a PES.

Os efeitos de luz (natural ou artificial) proporcionam ambientes vistos numa transmissão televisiva.

As prometidas actualizações dos plantéis têm vindo a ser cumpridas pela Konami, ainda que de forma faseada. O dia da publicação do jogo trouxe a maior actualização mas em muitos clubes ainda está por concretizar a totalidade das transferências operadas até ao momento. A Liga NOS está mais uma vez presente, com os três grandes (estádio Alvalade XXI novamente) e os restantes clubes. Existem algumas excepções e nem todos estão devidamente oficializados mas nesta parte os fãs poderão sempre importar os dados das comunidades que aprimoram todos os equipamentos, emblemas e designações das competições, através de um processo simples e eficaz via Option File. Se não querem ter esta preocupação, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, posteriores actualizações do jogo, pós-mercado de transferências, estabilizam os plantéis.

Em resumo, estamos perante uma decisão inédita da Konami. Ao transformar categoricamente PES 2021 numa actualização de temporada, a produtora japonesa é honesta na medida em que propõe um valor inferior ao normal pela aquisição do jogo. Veremos o que sucederá doravante, até porque PES 2021 é o último jogo da série a tirar proveito do FOX Engine. Para os fãs da série que falharam PES 2020 eis aqui uma boa oportunidade para voltar ao bom futebol da Konami, um tipo de futebol ao qual me ajusto facilmente, pela precisão com que executamos passes, remates e centros e sobretudo pela forma como a bola descreve as trajectórias em direcção à baliza.

Prós: Contras:
  • Preço reduzido
  • Manutenção do bom futebol
  • 3 novos treinadores na Master League
  • Se falharam PES 2020 eis uma boa oportunidade
  • Actualizações dos plantéis aquém do esperado no dia de lançamento
  • Há arestas ainda por limar na jogabilidade
  • Perda da licença dos clubes de Milão e mítico estádio San Siro

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article
Awaiting cover image

PES 2021

PS4, Xbox One, PC

Related topics
Sobre o Autor
Vítor Alexandre avatar

Vítor Alexandre

Redator

Adepto de automóveis é assim por direito o nosso piloto de serviço. Mas o Vítor é outro que não falha um bom old school e é adepto ferrenho das novas produções criativas. Para além de que é corredor de Maratona. Mas não esquece os pastéis de Fão.
Comentários