Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

EA Sports Active

Ginásio em casa.

Qual é a época do ano em que toda a gente começa a stressar? O verão, em que toda a gente começa a pensar nas idas à praia, nos corpos desnudados e lá vem à mente aqueles quilitos a mais que arranjamos durante o inverno e que nos retiraram a boa forma física de sempre.

Qual a melhor solução? Para aqueles que amam o esforço físico, ou para aqueles que não amam mas também não odeiam de todo, a Wii dá-nos uma excelente ajuda.

Quem tiver a consola em casa e pouco tempo para ir ao ginásio temos agora uma grande ajuda, o EA Sports Active. Depois do sucesso de Wii fit, já era de esperar que surgissem mais jogos do género apegando-se à imagem da Wii de não deixar ninguém parado.

EA Sports Active é um personal trainer virtual com um pacote de actividades, centra-se sobre um treino que pode ser de uma única sessão ou num desafio de 30 dias. Os exercícios vão variando entre os mais de 25 tipos de provas físicas que trabalham o corpo todo, desde corrida, cardio fitness, alongamentos, dança, indo até ao ténis e basquetebol.

Um dos acessórios incluídos no jogo.

Os dias de exercício estão muito bem programados, com uma curva de aprendizagem suave e tutoriais sempre à distância de um clique. O treinador (ou treinadora) vai dando sugestões sobre como melhorar a performance e de forma a fazermos correctamente todos os exercícios. Para conseguir manter a motivação dos jogadores, o jogo permite, de uma forma rápida e intuitiva, estabelecer objectivos a longo, médio e curto prazo, e os típicos troféus ainda nos motiva mais.

Alguns exercícios pecam pela fraca detecção de movimentos, o que os tornam frustrantes e cansativos. Mas no geral, a Wii capta os movimentos de uma forma surpreendentemente apta.

A maioria dos exercícios, à medida que os ultrapassamos, sente-se os resultados nos músculos, ao ponto de no final de uma sessão o jogador estar a soar e estar cansado como se tivesse praticado uma habitual sessão de ginásio.

A verdade é que o jogo não é um substituto para desporto ao ar livre e em grupo, mas sem duvida é uma forma bastante eficiente de tornar o fitness uma rotina diária. E não se pode esperar milagres sendo que como em qualquer programa de exercício físico de um ginásio, só aliado a uma boa alimentação e a disciplina e esforço que aplicamos poderemos ver resultados.

O Active vem acompanhado por uma banda de colocar na perna, que tem como objectivo segurar o nunchuck em determinados exercícios de forma a avaliar melhor as nossas prestações ao longo das provas, mas tem um mal, desprende-se com facilidade. Traz também uma banda elástica de exercício que se utiliza os pesos, mas quebra com muita facilidade.

Podemos usar o Wii Balance Board em alguns exercícios.

No jogo começamos por criar a nossa personagem com aspectos importantes relacionados connosco, como o nosso peso, estrutura física e altura. Depois à que escolher o nosso treinador, que pode ser mulher ou homem e por fim a intensidade do nosso programa de treino. Cada exercício começa por ser explicado através de um vídeo de como nos posicionarmos, se o treino for só para a parte superior do corpo basta o wiimote e o nunchuck, para a parte inferior já é necessário a banda da perna e para alguns exercícios utilizamos a banda elástica. Embora os exercícios sejam bastante acessíveis por vezes nota-se algumas falhas ao detectar certos movimentos o que por torna frustrante.

EA Sports Active é sem duvida um grande ginásio dentro de um pequeno CD, com exercícios que nos deixam com a sensação de dever cumprido, sempre com a comodidade da privacidade da nossa casa.

8 / 10

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

EA Sports Active

Nintendo Wii

Related topics
Sobre o Autor

Joana Silva

Contributor

Comentários