Gráfica da Xbox One recebe aumento de 6.62%

GPU recebe aumento de velocidade de 53MHz pós E3.

A Microsoft parece ter confirmado que o silício de produção final do equipamento Xbox One apresenta um aumento de 6.62% na velocidade da sua arquitetura gráfica, a velocidade de relógio original de 800MHz foi aumentada para 853MHz na consola para venda.

Comentários do Vice Presidente corporativo, Marc Whitten, parecem ter escapado para a internet numa notícia da GameSpot que agora foi removida, aparentemente transcrevendo comentários feitos num podcast com Larry "Major Nelson" Hryb.

Segundo o relatório, Whitten diz a Hryb que devemos contar com um progresso significativo nos jogos Xbox One na Gamescom comparado com as suas versões E3.

"Esta é a hora, e esta é a coisa que penso que as pessoas vão ver consoante entramos na Gamescom e as pessoas olham pela primeira vez para coisas novas desde a E3. Esta é a hora na qual os programadores recebem os kits finais de desenvolvimento, estão a trabalhar muito de perto connosco sobre como as coisas se formaram. Existem algumas coisas que realmente se formaram muito bem."

Ele depois descreve melhorias nos bastidores à driver gráfica da XO - algo que descrevemos detalhadamente antes - e o aumento na velocidade da GPU.

"Desde a E3, um exemplo é que baixamos o que chamamos internamente de driver mono. É a nossa driver gráfica que está realmente otimizada a 100% para o equipamento XO. Começas com a driver base [DirectX], e depois tiras todas as partes que não se parecem com a XO e acrescentas tudo que realmente otimiza essa experiência. Quase todos os nossos parceiros pegaram nela, e penso que isso gerou uma melhoria realmente boa," diz supostamente Whitten.

"Esta é a hora na qual fomos da toeria sobre como funciona o equipamento - como pensamos que a prioridade será, qual o envelope térmico, como as coisas se juntam - para as ter mesmo nas nossas mãos. É a hora na qual começas a ajustar os pontos. Ou a tua teoria estava certa, ou foste um pouco conservador, ou foste um pouco agressivo. Na verdade tem sido boas notícias para nós, e um exemplo disso é que ajustamos a velocidade de relógio da nossa GPU de 800MHz para 853MHz."

Várias fontes relataram que um aumento na velocidade da GPU estava nos planos, mas sem número específico ainda avançado - até agora. Uma fonte perto da Microsoft apenas nos disse que o aumento é "ligeiro" - e um aumento de 6.62% é exatamente isso: dificilmente um aumento revelatória na performance mas obviamente algo que vale a pena ter se efetivamente vier sem custos, sem problemas na produção.

Atualização: Esta notícia é agora oficial, e o podcast Major Nelson mancionado no artigo original está online agora.

Salta para os comentários (60)

Sobre o Autor

Richard Leadbetter

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (60)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários