Gráfica da Xbox One recebe aumento de 6.62%

GPU recebe aumento de velocidade de 53MHz pós E3.

A Microsoft parece ter confirmado que o silício de produção final do equipamento Xbox One apresenta um aumento de 6.62% na velocidade da sua arquitetura gráfica, a velocidade de relógio original de 800MHz foi aumentada para 853MHz na consola para venda.

Comentários do Vice Presidente corporativo, Marc Whitten, parecem ter escapado para a internet numa notícia da GameSpot que agora foi removida, aparentemente transcrevendo comentários feitos num podcast com Larry "Major Nelson" Hryb.

Segundo o relatório, Whitten diz a Hryb que devemos contar com um progresso significativo nos jogos Xbox One na Gamescom comparado com as suas versões E3.

"Esta é a hora, e esta é a coisa que penso que as pessoas vão ver consoante entramos na Gamescom e as pessoas olham pela primeira vez para coisas novas desde a E3. Esta é a hora na qual os programadores recebem os kits finais de desenvolvimento, estão a trabalhar muito de perto connosco sobre como as coisas se formaram. Existem algumas coisas que realmente se formaram muito bem."

Ele depois descreve melhorias nos bastidores à driver gráfica da XO - algo que descrevemos detalhadamente antes - e o aumento na velocidade da GPU.

"Desde a E3, um exemplo é que baixamos o que chamamos internamente de driver mono. É a nossa driver gráfica que está realmente otimizada a 100% para o equipamento XO. Começas com a driver base [DirectX], e depois tiras todas as partes que não se parecem com a XO e acrescentas tudo que realmente otimiza essa experiência. Quase todos os nossos parceiros pegaram nela, e penso que isso gerou uma melhoria realmente boa," diz supostamente Whitten.

"Esta é a hora na qual fomos da toeria sobre como funciona o equipamento - como pensamos que a prioridade será, qual o envelope térmico, como as coisas se juntam - para as ter mesmo nas nossas mãos. É a hora na qual começas a ajustar os pontos. Ou a tua teoria estava certa, ou foste um pouco conservador, ou foste um pouco agressivo. Na verdade tem sido boas notícias para nós, e um exemplo disso é que ajustamos a velocidade de relógio da nossa GPU de 800MHz para 853MHz."

Várias fontes relataram que um aumento na velocidade da GPU estava nos planos, mas sem número específico ainda avançado - até agora. Uma fonte perto da Microsoft apenas nos disse que o aumento é "ligeiro" - e um aumento de 6.62% é exatamente isso: dificilmente um aumento revelatória na performance mas obviamente algo que vale a pena ter se efetivamente vier sem custos, sem problemas na produção.

Atualização: Esta notícia é agora oficial, e o podcast Major Nelson mancionado no artigo original está online agora.

Publicidade

Salta para os comentários (61)

Sobre o Autor

Richard Leadbetter

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Conteúdos relacionados

PS5 imaginada por fã e renderizada em 3D

A Sony não revela a consola e os jogadores vão criando as suas versões.

ArtigoXbox Series X - Lançamento, Jogos, Specs, Preço e Funcionalidades

Tudo o que sabemos sobre a próxima consola da Microsoft.

Vídeo da Xbox Series X visto mais de 6.2 milhões de vezes num dia

Rácio de positivos é incrivelmente positivo.

Também no site...

PS5 imaginada por fã e renderizada em 3D

A Sony não revela a consola e os jogadores vão criando as suas versões.

Vídeo da Xbox Series X visto mais de 6.2 milhões de vezes num dia

Rácio de positivos é incrivelmente positivo.

Comentários (61)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários