Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Em teoria: É isto a Xbox 360 Slim?

Uma elaborada farsa ou uma nova revisão à consola?

Houve fuga de fotos que revelam uma nova e mais pequena revisão da motherboard da Xbox 360, provocando especulações de que a Microsoft está pronta para relançar a sua consola no final do ano. Xbox 360 Slim?

Parecido com a fuga com respeito à PS3 Slim no ano passado, as imagens emanam de um fórum chinês obscuro, e as imagens da motherboard certamente que parecem genuínas, e a quantidade suficiente dos componentes originais da Xbox 360, sugere a sua autenticidade. Eles também mostram diversas e novas características, além de, naturalmente, um formato menor.

Ao comparar as partes comuns com o modelo actual, parece que os componentes fundamentais estão um terço menores em tamanho do que a revisão da Xbox 360, na placa Jasper.

Foram apenas mostradas duas imagens. A primeira é a parte de cima da placa, sugerindo um layout mais pequeno e quadrado, culminando com uma ventoinha visível da Coolermaster. A segunda imagem, a pessoa removeu o conjunto de refrigeração para revelar o que parece ser um pacote combinado do Xenon e Xenos CPU / GPU, que encaixa muito bem na revisão da Xbox 360 chamada de Valhalla, mencionada pela primeira vez há um par de anos e também acredita-se que tenha como base um conjunto único de processadores.

A imagem da esquerda mostra a placa toda, enquanto que a da direita revela o que parece ser o conjunto integrado do CPU e GPU, debaixo da pré-refrigeração.

Enquanto que o dissipador de calor debaixo da montagem de arrefecimento sugere fortemente um projecto unificado para o hardware central, a pessoa que tirou as imagens não teve a coragem de removê-lo completamente e expor o que estava por baixo, que resolveria a questão por completo, e também permitiria verificar se a Microsoft está a usar um processo de produção do chip unificado a 45nm ou até mais pequeno.

Peças menores significam refrigeração, ser mais eficiente em termos de energia, um sistema mais barato de produção, e também a actual Xbox 360, aparentemente confiável, ainda está a correr em processos de 65nm para ambos os chips. A PS3 Slim em contrapartida corre a 45nm para o CPU e 65nm para o RSX, e com apenas um pacote dentro da Xbox 360 permitiria à Microsoft ir em busca de uma estratégia de corte no preço mais agressiva, se viesse a precisar.

O interessante é que a placa dobrou o número de ligações SATA para dois, no canto superior esquerdo da primeira foto. No hardware actual da Xbox 360, é usado apenas um, para fazer a ligação interna o DVD-ROM.

Isto quererá dizer que a Microsoft está a planear suportar as unidades internas, mas tendo em conta o sucesso versão Arcade, é improvável que a empresa se comprometa a ter máquinas com HDD integrado: discos de portáteis geralmente não fica mais barato, fica apenas maior em termos de armazenamento e ver a Microsoft a prescindir de um dos factores da vantagem de preço é pouco provável. É mais provável que os discos virão também num amigável tamanho.

Outra mudança curiosa parece ser a completa omissão de quaisquer buracos para a drive DVD, que está posicionada à esquerda da ventoinha. Ou uma variante da drive DVD existente encaixa de uma maneira diferente, ou então um conjunto completamente diferente é usado. Assumindo os custos, poderíamos até receber uma drive slot-loading mais fina semelhante à PS3.

A localização da drive óptica é uma grande melhoria no design da Xbox 360 existente, que coloca o DVD-ROM directamente acima do CPU e GPU, complicando o arrefecimento das partes mais quentes da consola. A configuração do sistema de arrefecimento não nos diz muito. A ventoinha Coolermaster seria muito larga para a produção de uma consola, reparem ainda que a ventoinha apenas está segura num sitio, no dissipador de calor em baixo.

Não há nada na placa que sugira algum tipo incorporação do Natal, significando que a nova 360 ainda requer uma série de portas USB decentes, mas parece que os leitores MU foram reduzidos a um único slot.

Em parte é compreensível mas ao mesmo tempo é desapontante verificar a omissão de qualquer chipset Wi-Fi na placa mãe, parece que os adaptadores wireless extremamente caros vão continuar a ser o padrão, se as imagens estiverem correctas.

Pelo lado positive, no entanto, o dispendioso audio dongle parece ser uma coisa do passado, com o que parece ser uma saída óptica Toslink SPDIF em cima da ventoinha à esquerda, próximo ao que assumimos ser a actual porta AV da Xbox 360, com a saída HDMI à esquerda.

Não existem muitas surpresas, mas podemos assumir que aquele encaixe em cima à direita é para a fonte de energia, que quase de certeza vai continuar externa em contraste com o PSU interno da PS3 Slim.

Não há nada aqui que sugira que isto não é verdadeiro. Está tudo muito bem desenhado para ser falso e num mundo onde PS3 Slims aparecem com antecedência num mercado das Filipinas, estas imagens num fórum Chinês são igualmente plausíveis.

Mesmo que não seja uma Xbox 360 Slim, esta mudança radical na forma factor e furos de montagem significa que esta revisão da placa mãe não cabe fisicamente na actual carcaça, e certamente que não com a actual drive DVD.

Um re-lançamento da Xbox 360 no Natal? A Microsoft já fez a sua declaração obrigatória de dizer “nós não comentamos rumores nem especulações".

Read this next