Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Atualização COD: Ghosts PS4 corrige tudo?

Restaurada a resolução 1080p mas permanecem alguns problemas na performance.

A estreia de Call of Duty: Ghosts na PlayStation 4 não foi suave, algumas análises citaram perceptíveis problemas na performance - mesmo comparado com o jogo 360 - juntamente com a recente revelação que a campanha corre apenas a 720p e não na resolução 1080p prometida pelo estúdio.

Curiosamente, acontece que o problema da resolução não é apenas um erro que passou despercebido no controlo de qualidade, e isto foi resolvido numa atualização de lançamento. Todas as cópias de retalho e digitais de Ghosts estão afetadas, portanto para ter a experiência 1080p precisas transferir e instalar a atualização assim que estiver disponível a tempo do lançamento da PS4 na Europa a 29 de Novembro.


Portanto, a versão PS4 de Ghosts corre agora em nativa 1080p em todos os modos, mas quanta melhoria vemos? E terão sido resolvidos os problemas de performance apontados pelas análises? Ao trabalhar no Confronto de nova geração, tentamos descobrir, capturando algumas horas do jogo com e sem a atualização instalada para ter uma perspetiva compreensiva da situação. O nosso vídeo frente a frente em baixo dá-te uma ideia do que esperar, e também elaboramos uma pequena galeria de comparação.

Primeiro, é claro que a atualização restaura a resolução 1080p. A imagem é naturalmente mais nítida, e o aumento na claridade da arte é óbvio. Apesar da comprometida atualização 720p ser superior às versões de atual geração, o aumento na resolução torna a diferença muito mais óbvia.

Agora equiparado com a versão PC a nativa 1080p, também temos a sensação de quais os compromissos que foram feitos no jogo PS4 comparado com a versão PC de destaque. Impressões iniciais revelam uma redução na resolução das texturas, sombras de qualidade ligeiramente menor, e oclusão ambiental menos avançada que oferece menos cobertura pela cena.

"A resolução 1080p é restaurada na campanha, dando-nos uma espécie de meio termos entre versão de lançamento e a versão PC no máximo."

Cover image for YouTube videoCall of Duty: Ghosts PS4 Launch vs. 1080p Patch Comparison
A versão original e não atualizada a 720p de Ghosts comparada com a edição revista. Existe um palpável aumento na qualidade geral. Escolham a resolução 1080p.

O melhorado modelo de iluminação sobre as consolas permanece, assim como a adição de um expandido trabalho de efeitos visuais. É interessante que o jogo PS4 não seja tão nítido quanto o de PC apesar de agora renderizar na mesma resolução: acontece que é usada anti-aliasing pós-processamento - talvez FXAA - na PS4, suavizando ligeiramente detalhe de texturas comparado com a abordagem mais nítida via multi-sampling no PC.

Iremos olhar mais de perto para as coisas no Confronto, mas agora existe certamente uma perceptível diferente entre as versões PS4 e PC de Ghosts, mesmo apesar das duas partilharem muitas das melhorias gráficas sobre as versões de consolas de atual geração.

um dos principais problemas em redor da versão PS4 é o rácio de fotogramas um pouco mais errático reportado pelos analistas. Ao jogar a versão não atualizada na PS4 pela primeira vez, a diferença na suavidade entre os 60fps na sua maioria sólidos do jogo 360 e o jogo mais inconsistente na PS4 é bem óbvia - em muitas cenas vemos o surgir de trepidação e o que parecem ser abrandamentos na PS4, surpreendentemente em áreas onde a performance não é tão afetada nas versões PS3 e 360.

PS4 Unpatched
PS4 1080p Patch
PC
A atualização de lançamento restaura a apresentação 1080p ausente da campanha na PS4. Agora temos um sinal nítido e limpo esperado ao correr numa resolução tão alta, na qual os detalhes delicados da arte são melhor resolvidos.
PS4 Unpatched
PS4 1080p Patch
PC
Apesar do aumento na resolução nativa para 1080p após a atualização, a versão PS4 parece mais suave que a de PC. O uso de FXAA na PS4 - comparado com 4x multi-sampling no PC - resulta num ligeiro esborratar de detalhes delicados das texturas.
PS4 Unpatched
PS4 1080p Patch
PC
O detalhe de texturas está claramente um passo acima das versões de atual geração, mas jogadores PC têm até arte de maior qualidade que contém detalhe mais subtil.
PS4 Unpatched
PS4 1080p Patch
PC
Oclusão ambiental está reduzida na PS4 comparada com o PC, enquanto jogadores PC tem uma solução HBAO melhorada via DirectX 11 com um maior alcance de cobertura, englobando mais objetos.

Pegando nos clips afetados e correndo-os pelas nossas ferramentas de análise à performance, esperávamos que os resultados demonstrassem claras quedas no rácio de fotogramas e pequenas quantidades de tearing, mas surpreende que não seja este o caso seque, os resultados mostram 60fps fixos exceto uma ou duas quedas menores e um solitário fotograma quebrado. Mais ainda, ao procurar pelos vídeos por áreas com performance afetada fomos confrontados com dois fotogramas únicos numa base constante, indicando então uma atualização de 60fps que simplesmente não sentimos ao jogar o jogo.

Então o que se passa? Bem, um olhar mais de perto às nossas capturas revela que Ghosts na verdade corre em rácios de fotogramas maiores que 60fps frequentemente, apesar do sinal do vídeo estar limitado a 60Hz. Em cenas onde foi sentida trepidação e queda no rácio de fotogramas, estávamos na verdade a ver a aparência de fotogramas incompletos ou que saltaram - um efeito que podemos considerar mais perceptível que prolongadas quedas para 50fps ou isso como visto na versão 360.

Como a atualização restaura o correto modo de renderização a 1080p, deveríamos presumir que os problemas na performance causados por o jogo correr acima de 60fps seriam resolvidos, pelo menos fortemente reduzidos devido à adicional carga por-pixel executada pela GPU - simplesmente existe muito menos oportunidade para o motor ser capaz de renderizar fotogramas mais rápido que o pretendido rácio de fotograma. A boa notícia é que o problema de fotogramas perdidos é reduzido de forma perceptível, particularmente em alguns momentos iniciais do jogo, apesar do problema não ser eliminado por completo. Ainda existe perceptível trepidação presente pela campanha atualizada que aparece regularmente, frequentemente distraindo quanto tentamos alinhar uma rápida sucessão de tiros na cabeça no calor da batalha .

"O gaguejar na versão de lançamento não se devia a fotogramas perdidos - mas sim ao jogo que corria mais rápido que 60fps. Isto está melhorado na atualização 1080p, mas não eliminado - e também vemos agora mas quedas no rácio de fotogramas."

Cover image for YouTube videoCall of Duty: Ghosts PS4 Launch vs. 1080p Patch Frame-Rate Tests
A versão original não atualizada - a correr a 720p - comparada com a atualização 1080p. Apesar de vermos quedas no rácio de fotogramas na nova versão, os fotogramas perdidos que vimos na versão de lançamento (uma causa da desagradável trepidação) são minimizadas - mas não completamente corrigidas.

O aumento na carga de pixeis também significa que o motor perde fotogramas com mais frequência em cenas exigentes. No pior estamos perante uma queda para 40fps quando o motor é taxado com mais força, enquanto na maioria do tempo as quedas na performance ficam-se a flutuar pelos 50 e 60fps. Felizmente, os efeitos destas normais quedas no rácio de fotogramas são vistas de forma menos óbvia do que a trepidação causada pelo renderizado a exceder o refrescamento a 60Hz, apesar de mesmo com a atualização 1080p ativada as coisas não parecerem tão suaves quanto a versão 360.

Então, no todo, apesar dos problemas com o gaguejar não desaparecerem por completo, recomendamos e muito que transfiram a atualização de lançamento antes de jogares Ghosts na PS4. Quedas extra no rácio de fotogramas e a inclusão de pequenos conjuntos de tradicional tearing não aparentes comparado com a versão 720p não atualizada, mas a experiência é muito mais consistente, apesar de não tão estável em cenas exigentes.

O aumento para resolução 1080p completa também vale a pena: as imagens são mais nítidas, mais claras, e melhor definidas, apesar do ligeiro esborratar das texturas causado pela FXAA ter menos impacto na qualidade geral da imagem devido à adicional precisão pixel suportada pelo framebuffer de maior resolução.

No geral, a atualização está longe de perfeita e esperamos que o problema da trepidação seja resolvido no futuro.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Call of Duty: Ghosts

PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360, Nintendo Wii U, PC

Related topics
Sobre o Autor

David Bierton

Contributor

Comentários