Digital Foundry vs. Trine 2 na PlayStation 4

1080p60, 3D estéreo, potencialmente até 4K - o porquê do céu ser o limite para a nova versão do jogo do Frozenbyte.

Corre a nativa 1080p a 60 fotogramas por segundo - mas isso é apenas o princípio. O impressionante Trine 2 do Frozenbyte migrou para a PlayStation 4 de uma bela forma - não só combina a mistura desejada de resolução e rácio de fotogramas, mas é o único jogo a suportar 3D estereoscópico, a correr internamente a efetiva 1080p120 no processo. A sério, segundo o estúdio, Trine 2 poderia até chegar a 4K a 30fps caso a Sony desbloqueie tal para a PS4 para suportar resolução ultra-HD.

Tal como está, Trine 2 juntasse ao alinhamento de lançamentos indie da PS4 com a versão Complete Story - lançamento que junta a expansão Goblin Menace e o nível Dwarven Caverns anteriormente exclusivo da Wii U num belo pacote, desenhado para ser a versão definitiva deste jogo de quebra-cabeças e plataformas tão bem concebido.

Como vimos antes com a impressionante versão Wii U, o Frozenbyte melhorou o jogo em redor das forças da plataforma alvo, portanto em adição ao suporte 1080p60 e 3D estereoscópico, também existe integração para o painel tátil do DualShock 4 em algumas das mecânicas principais da gameplay.

O entusiasmo do estúdio para personalizar a experiência em redor das funcionalidades específicas oferecidas pelas diferentes consolas é de elogiar, apesar da melhoria gráfica em oferta coloca o jogo PS4 firmemente em linha com a versão PC muito bem conseguida tecnicamente. Isto é algo que é demonstrado no nosso vídeo frente a frente PS4 e PC, onde podemos ver como a apresentação nítida e limpa nativa a 1080p revela um nível de detalhe na arte anteriormente subjugado nos atuais sistemas, o aumento na precisão de pixeis sente-se dramaticamente pelo jogo.

A qualidade de imagem na versão PS4 é no geral excelente: o jogo apresenta uma implementação FXAA de alta precisão que produzr imagens surpreendentemente limpas quase livres de jaggies, excepto por algum ligeiro pixel crawl em redor dos personagens e nos detalhes mais pequenos nos ambientes. O resultado final é que a qualidade geral de imagem consegue igualar de perto a versão PC - a correr aqui com FXAA e 4x super-sampling. Impressionante para uma solução de suavização de arestas por pós-processamento. A falta de detalhe sub-pixel na bela arte também ajuda a este respeito, alguns pedaços finos de geometria causam os problemas habituais.

"O impressionante Trine 2 do Frozenbyte migrou para a PS4 de bela forma - não só combina a mistura perfeita de resolução e rácio de fotogramas, como também é o único jogo com suporte para 3D estereoscópico."

O novo Trine 2: The Complete Story na PlayStation 4 comparado contra um PC no máximo a correr a 1080p. Apenas a inclusão de super-sampling no PC cria qualquer tipo de diferença na qualidade. Usem a opção 1080p para melhor performance.

A grande diferença entre os dois formatos resume-se ao leve blur nas texturas na PS4, que suaviza alguns dos detalhes de alta frequência comparado com o PC, onde o processo de down-sampling de uma maior resolução para 1080p preserva mais informação enquanto ao mesmo tempo oferece melhor cobertura anti-aliasing na cena. Fora este pequeno detalhe, a renderização de efeitos e arte são idênticos entre PC e PS4, criando um visual fascinante repleto de múltiplas fontes de luz, nevoeiro e objetos melhorados com físicas que ajudam a dar vida a este mundo.

A inclusão de verdadeiro 3D estereoscópico em Trine 2 também é um belo toque, a separação natural de camadas criar uma sensação de profundidade realista sem resultar no falso recorte de cartão 'diorama' visto em alguns títulos que usam o efeito como um pouco mais do que uma mera funcionalidade extra. Em Trine 2, o 3D estéreo envolve-te de forma genuína neste mundo com maior profundidade, mostrando que esta funcionalidade na maioria esquecida nos videojogos vale a pena ser incluída se for implementada com cuidado. Atualmente o único contra é que o jogo corre a 720p na PS4 neste modo, portanto temos 720p60 em 3D. Entretanto, a apresentação estereoscópico 3D completa a 1080p60 está presente no PC.

No entanto, segundo o Frozenbyte esta é uma limitação do atual firmware da PS4 e não do motor de jogo.

"Temos que seguir pelas limitações 3D de momento - portanto a resolução regular é 1080p e 60fps, mas em 3D a resolução desce para 720p60," disse o programador no PlayStation blog. "o jogo na verdade continua a correr a 1080p internamente. Portanto no futuro o jogo poderá eventualmente ser capaz de correr automaticamente a 1080p60."

PlayStation 4PC
A apresentação nativa a 1080p de Trine 2 parece limpa e nítida na PS4 e PC. O estilo da arte permite o uso de FXAA na consola Sony para quase igualar a qualidade de imagem do jogo PC, que nestas imagens usa 4x supersampling combinado com FXAA.


PlayStation 4PC
A arte em Trine 2 é de luxo e linda de ver. O uso de FXAA na PS4 resulta num leve blur nas texturas não encontrado na versão PC, mas de resto as duas versões usam os mesmos bens de alta qualidade.


PlayStation 4PC
Uma multiplicidade de efeitos de iluminação, fumo, partículas, e objetos melhorados através de físicas criam uma apresentação visual bem conseguida na PS4 e PC que respira atmosfera e uma sensação de magia nas várias paisagens de Trine 2.

PlayStation 4PlayStation 4 3D
Trine 2 é convertido muito bem para 1080p ao jogar no modo 3D na PS4, combinado com o uso de downsampling de 1080p internamente para 720p combinado com FXAA para produzir imagens suaves que estão virtualmente livres de artefactos quan.
PlayStation 4PlayStation 4 3D
Segundo o Frozenbyte, Trine 2 apresenta diferenças nas sombras, efeitos pós-processamento e uma implementação dinâmica de filtro anisotrópico ao correr em 3D. No entanto, a diferença é muito difícil de ver ao jogar o jogo.



Portanto em termos de suporte 3D nativo a 1080p60, Trine 2 está efetivamente preparado para o futuro, apesar de ser preciso que a Sony atualize a PS4 para permitir este modo. Um benefício de correr a 720p é que tens anti-aliasing melhorada na forma do downsampling da imagem 1080p para 720p que, combinado com FXAA, produz uma imagem muito limpa que é convertida muito bem para o teu ecrã. A resolução de renderização interna a 1080p em 3D na PS4 também pode permitir outra possibilidade entusiasmante: o potencial para correr a nativa 4K, apesar disto ter algumas contra-partidas, ponto ilustrado pelo programador sénior de gráficos no Frozenbyte, Juha Hiekkamäki:

"Não consigo pensar porque não poderíamos suportar tecnicamente o modo 3840x2160 a 30fps (com a qualidade de renderização estéreo). Aumentar a resolução ao renderizar com menos frequências iria acabar na mesma quantidade de pixeis renderizada," disse-nos.

"Se um modo 4K faria ou não sentido é outra questão. Atualmente renderizamos em modo normal e estéreo a 1080p, e apesar de aproximadas, não são exatamente idênticas em qualidade. Existem algumas diferenças na renderização tais como FXAA, sombras e alguns efeitos pós-processamento. Modo estéreo também usa aniso dinâmico no filtro de texturas - variável AF - que é convertida pelo tempo de renderização dos anteriores fotogramas. Em termos de gameplay também irias perder os suaves controlos a 60fps."

Claro, sem suporte por firmware para 4K na PS4, toda a discussão é teórica, mas considerem isto: 30fps é o mesmo rácio de fotogramas das versões de anterior geração, mas em cima disso, estarias a ver nove vezes mais que a resolução em bruto. Algo impressionante.

Trine 2: análise à performance

Portanto a versão PS4 aumenta a parada com uma apresentação 1080p nítida que esmaga a de 720p - e abaixo - das consolas de atual geração, mas isto também tem o apoio de um rácio de fotogramas sólido, com o jogo a correr com o dobro da suavidade que na Wii U, PS3 e Xbox 360.

Um resumo do nosso vídeo em baixo de performance em três formatos revela que todos os 3 sistemas atuais oferecem na maioria sólidos 30fps no decorrer geral do jogo, com o motor na 360 e PS3 a ajustar dinamicamente a resolução do framebuffer para ajudar a preservar este nível de suavidade de forma quase permanente. De facto, a não ser alguns breves momentos de tearing no sistema Sony, todas as 3 conseguem isto com facilidade. A Wii U oferece de forma confidente sólidos 30fps com uma resolução fixa a 720p, providenciando a melhor experiência das três.

"3D estéreo HDMI 1.4 está limitado a 720p, mas Trine 2 renderiza internamente a 1080p e ainda oferece uma consistente atualização 60fps."

Trine 2 oferece uma performance perfeita na PS4, quer joguem no tradicional 2D ou em 3D estereoscópico. Ambos os modos oferecem sustentados 60fps

O Frozenbyte não falha na PS4, o jogo continua fixo a 60fps enquanto corre a nativa 1080p. Ao jogar a 3D, os resultados são ainda mais impressionantes, mantendo a sólida atualização 60fps, apesar de duplicar internamente os pixeis, e o processamento adicional de geometria preciso para suportar estereoscopia. A precisão extra nos comandos e a maior fluidez da animação como resultado do maior rácio de fotogramas torna Trine 2 muito mais agradável de jogar na PS4, e ainda mais espantoso de ver quando vês o belo trabalho de efeitos, físicas e iluminação em ação. Apesar destas melhorias não surpreenderem os jogadores PC, é uma melhoria cativante para os que preferem jogar nas consolas, tornando facilmente a versão PS4 merecedora de uma nova jornada para existentes fãs do jogo.

O uso do painel tátil do DualShock 4 é escasso nos jogos de lançamento, mas o Frozenbyte integrou completamente este elemento para que melhore de forma natural as mecânicas de quebra-cabeças e plataformas. Por exemplo, mover gentilmente os dedos pelo painel tátil permite-te manipular objetos e invocar feitiços como Amadeus o feiticeiro, deflectir objetos com o teu escudo enquanto Pontius o caveleiro, ou apontar e disparar setas enquanto Sora a ladra, com mais rapidez do que usar o analógico.

O sistema funciona muito bem juntamente com os comandos tradicionais, recriando melhor a velocidade e eficácia de um rato ou ecrã tátil capacitativo ao executar certas ações. Os controlos tradicionais também estão disponíveis por pré-definição na PS4 se os preferires, apesar de poderes alternar entre as duas opções a qualquer momento sem pausas e sem passar por menus ou pela escolha de múltiplos esquemas de controlo.

"Revisitando o confronto de Trine 2 do ano passado, a Wii U é a vencedora - mas a nova versão PS4 está num novo nível."

Por esta altura no ano passado comparamos Trine 2 a correr na PS3, Xbox 360 e Wii U. A consola Nintendo foi a que ficou mais perto do ideal PC, mas estava na mesma limitada a 720p30 - um grito distante dos teóricos 1080p120 que a PS4 bombeia no modo 3D estéreo.

Trine 2: The Complete Story na PS4 - veredito Digital Foundry

Adoramos o nosso tempo com o belo jogo de plataformas por quebra-cabeças do Frozenbyte quando apareceu na Wii U no ano passado, a interessante mecânica de jogo por físicas e impressionante tecnologia de renderização tornou fácil ficar imerso no vibrante e colorido mundo apresentado. No entanto, com a PS4, o estúdio entregou a versão definitiva em consola do jogo, visuais a nativa 1080p, suporte 3D e gameplay suave a 60fps que é alcançada raramente nas consolas.

Certo, a nível técnico isto pode ser igualado ou excedido no PC. Mas fora a renderização a 4K a 60fps, as diferenças dificilmente espantam - estamos perante uma apresentação igualmente impressionante em todas as áreas excepto a qualidade de imagem em bruto, apoiada pela mesma gameplay suave e de boa resposta a 60fps que simplesmente não é possível nos sistemas de anterior geração. Olhando para isto como um todo, o jogo PS4 é difícil de bater.

Seguindo em frente, é provável vermos a comunidade independente a desempenhar um maior papel para definir a próxima geração de jogos, com ideias interessantes e gameplay experimental melhorada com o poder extra nas novas consolas Sony e Microsoft. Com títulos tais como Hyper Light Drifter, Galak-Z: The Dimensional e Transistor no horizonte, existe muito conteúdo entusiasmante a caminho distantes das séries de mega-euros que dominaram os lançamentos PS4 e XO. Trine 2 demonstra que mesmo sem um orçamento colossal, os jogos independentes podem na mesma competir a nível técnico.

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