Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Teoria: Como a PS3 pode controlar o mercado 3D

Muito mais que um simples projecto secundário.

Os rumores estão a ganhar ritmo, as demonstrações tecnológicas já foram feitas, declarações foram lançadas... e depois retiradas. A Sony está a planear algo massivo nos videojogos em 3D Estereoscópico, e o potencial é bastante entusiasmante. Enquanto que o 3D real foi pensado como sendo uma possibilidade somente para as consolas da próxima geração, a Sony vai introduzir um sistema totalmente funcional na PlayStation 3 em 2010, anos antes das suas rivais. E não há nada que elas possam fazer para competir.

Não se deixem enganar: o 3D estereoscópico, depois do controlo por movimento, será o próximo campo de batalha nas grandes companhias. Os filmes já são feitos em 3D (sabemos que é algo sério quando o James Cameron fica envolvido, tal como é o caso graças ao seu novo filme, Avatar), e o aperfeiçoamento do Blu-ray está em banho-maria, a Sky prepara-se para transmitir os eventos desportivos em 3D, e sim, como seria de esperar, George Lucas disse que versões 3D da saga Star Wars estavam em desenvolvimento. Os videojogos vão assim ter um papel muito importante a massificar a televisão em 3D.

A versão da história da PlayStation 3 começa em Las Vegas no evento CES em Janeiro deste ano: uma demonstração da 3DTV da Sony mostra três jogos a correr em plena estereoscopia e os visitantes no evento, como a IGN, mostra-se profundamente impressionados com o que vêem. Mas infelizmente, poucas pessoas colocam as questões mais pertinentes acerca da tecnologia, parecendo um daqueles eventos aparentemente desinteressantes que eu não visito, mas que acabo por desejar ter ido. [Tal como a minha festa de aniversário. - Ed]

O 3d Estereoscópico baseia-se em rápidas actualizações da imagem e exige que a consola produza imagens individuais para cada olho. A Namco-Bandai fez uma versão 3D de Ridge Racer 7 para as arcadas no Japão, mas a resolução de 1080p é dividida entre cada olho, tornando um jogo de 60FPS num jogo de 30FPS. Não existiram reclamações idênticas na demonstração de WipEout HD ou GT5 na CES e Motorstorm: Pacific Rift também teve direito a demonstração. Se o jogo estivesse a correr a 15FPS, vindo de um jogo de 30FPS, a experiência seria arruinada. A inclusão de Motorstorm é a prova mais que suficiente de que a Sony tem algo especial em produção. A primeira conclusão óbvia é que, à semelhança das demonstrações tecnológicas de 4K e 240FPS da Polypony Digital, várias PlayStation 3 interligadas estavam a produzir, individualmente, imagens para cada olho.

Avancemos para a CEDEC 2009, e para o regresso da demonstração de WipEout HD assim como as afirmações (rapidamente negadas pela Sony) de que a tecnologia poderia ser activa por um update ao firmware e de que todos os jogos da PS3 podiam aproveitar a tecnologia. Não é só isso, mas vejam a imagem no endereço da Engadget - uma única PS3 Slim está a processar tudo através de um cabo HDMI convencional. Confirma-se que os óculos 3D vão usar uma tecnologia idêntica à dos óculos da NVIDIA 3D. E agora mais notícias surgem a afirmar que a tecnologia está inserida dentro das Bravia 3DTV, mas a Sony pode estar a planear converter a tecnologia para a PS3 para que possa funcionar em qualquer 3DTV, e não somente nos televisores da Sony.

A solução "fácil" seria a Sony surgir com algum algoritmo que convertesse as imagens convencionais em imagens 3D. Entras no jogo através da consola e já está: 3D a partir de qualquer fonte e seria perfeito, caso as demonstrações existentes sejam uma indicação disso mesmo. Mas na verdade, teria de ser um algoritmo bastante boa para que funcionasse coerentemente em todos os jogos. Muitas das televisões HD a 120Hz têm actualmente algoritmos para interpolar HD em imagens a 120FPS. Quando se vê bem, pode ainda ser melhor... mas quando o algoritmo falha, pode ser péssimo. O processo para criar uma imagem em 3D estereoscópico seria desordenadamente mais complexo.

Claro que a Sony podia acertar em cheio e inserir isso nos novos televisores, mas não seria um exclusivo da PS3, e uma má experiência podia afastar potenciais compradores. Além disso, existem conversações para que um update ao firmware da PS3 possa introduzir esse novo modo. Se o processo fosse inteiramente do televisor, nenhum update seria necessário. Entrei em contacto com a SCEE para colocar algumas questões sobre as demonstrações, mas foi-me dito que a "equipa responsável pelo 3D nos videojogos não está preparada para falar de especificações mais tecnológicas" - interessante, já que um algoritmo especifico para TV não precisaria de uma equipa dedicada dentro da Sony. A teoria adensa.

O lendário Quaz51, responsável pelo sub-HD nos videojogos na PS3 e na Xbox 360, e o criador do serviço que calcula o editor do LittleBigPlanet (!) surgiram com uma sugestão bem mais intrigante. E se a PS3 e os televisores estivessem a comunicar para surgir com um protocolo suportado pelo HDMI? Partimos do princípio que a PS3 gerava as imagens a 720p ou 1080p e que eram enviadas normalmente pelo cabo HDMI, mas juntamente com cada imagem vem um "mapa" que a Bravia mostrava, juntamente com a imagem em 2D, e que assim podia gerar as duas imagens necessárias para o 3D.