Tales of Vesperia: embate demo PS3/360

Demonstrações analisadas e comparadas.

Demos jogáveis são frequentemente a primeira hipótese para verificar a performance de um jogo antes da versão de loja ou o código review nos ser apresentado. Na vasta maioria dos casos, as demos são na verdade produzidas depois do jogo final ter sido submetido para avaliação do detentor da consola, e é mesmo muito raro que existam diferenças palpáveis entre a amostra e a "coisa verdadeira" em termos de performance pura.

Com isso em mente, vamos dar uma olhadela a Tales of Vesperia, a demo que recentemente chegou à PSN...analisada por MazingerDUDE. Curiosamente, o conteúdo da demo é na verdade muito diferente daquilo que os jogadores Xbox 360 tiveram no seu download, mas existem diversas diferenças e similaridades que pode ser distinguidas. Tales of Vesperia corre a 30FPS nas secções em que caminhámos pelos cenários, enquanto que nas secções de batalhas corre a rígidos 60FPS em ambos os sistemas. De forma similar cada versão é v-synced, sem tearing.

Em termos de qualidade visual, existem algumas diferenças, como as imagens em baixo demonstram.

1
2
Cores esborratadas e a natureza desta imagem demonstram o nível de diferença, mas devido à variação no conteúdo da demo, é a única imagem similar que podemos produzir por agora.

Sim, é um nível de detalhe abaixo da alta-definição obtido na PlayStation 3, com uma bizarra resolução de 1280x576 escolhida para o jogo contra 720p na Xbox 360. Isto resulta numa forma um pouco desequilibrada de escalamento para os jogadores PS3, juntamente com a solução de anti-aliasing escolhida: quincux, que combinado com a mais baixa resolução acrescenta um de certa forma óbvio e nada bem vindo, blur ao jogo. Por seu lado, a Xbox 360 também usa um filtro de blur em oposição a uma apropriada solução de suavização de arestas, mas com o nível de detalhe adicional, o impacto não é tão distractivo. Longe dos elementos de performance, e talvez como forma de compensação tendo em conta o atraso no lançamento, a Namco Bandai está a prometer uma gama de conteúdos nunca antes vistos para a versão completa PS3, incluindo novos personagens jogáveis, fatos, aventuras e áreas de jogo, juntamente com um nível de conectividade com o lançamento PSP, Tales of VS.

Alguma informação relacionada: o único outro jogo sub-HD com que nos deparamos que emprega uma resolução 1280x576 foi Soulcalibur IV para a PS3, e mesmo aí, só quando o jogo é forçado a correr no modo de compatibilidade com 1080i/p (isto é, com 720p desactivado no XMB), de outra forma é 1280x720 correcto.

Publicidade

Salta para os comentários (24)

Sobre o Autor

Richard Leadbetter

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Conteúdos relacionados

Também no site...

VídeoEsports: Como é ser um pro player em Portugal - Parte 2

A emocionante jornada dos Offset na Liga Portuguesa de Counter-Strike.

InXile trabalha em novo RPG exclusivo Xbox

RPG singleplayer com elementos de acção.

Novo gameplay de Tokyo Mirage Sessions #FE Encore para a Nintendo Switch

Título da Wii U procura a atenção que merece na Switch.

Venom 2 poderá ser influenciado pelo sucesso de Joker

Realizador poderá apostar num filme de classificação R.

Comentários (24)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários