Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Segurança da PS3 restabelecida com o Firmware 3.60?

Hacker afirma "epic fail" restabelecido.

Um dos principais hackers da PlayStation 3, afirma que a actualização do firmware 3.60 volta a proteger o sistema dos hackers, e consequentemente, poderá travar a pirataria.

Youness Alaoui (Com alcunha de hacker: KaKaRoToKS) sabe do que fala. Ele produziu o PSFreedom - uma alternativa open source do Jailbreak, e idealizou o PL3 para os dispositivos USB que atacavam a segurança do sistema da PlayStation 3, isto no firmware 3.41 ou inferior.

Segundo uma analise rápida à nova actualização do sistema, ele comentou no seu Twitter, que a Sony implementou um método engenhoso de contornar os seus protocolos de segurança existentes:

"Para já, parece-me (à primeira vista) que a segurança na PS3 foi restabelecida, mas isto não quer dizer que não poderá ser quebrada novamente desde o início", afirma o hacker, sobre as suas descobertas, acrescentando que não passou mais que uns minutos a olhar para a nova actualização.

A segurança actualmente existente na PS3 é baseada numa "corrente de confiança" - diferentes camadas da consola estão protegidas por níveis individuais de encriptação, uma aberta dará acesso à seguinte. A corrente de confiança foi aniquilada quando o Geohot revelou a chave "mtldr", a cifra decriptografia de raiz que pode desbloquear todos os outros níveis.

De acordo com a analise rápida do Alaoui, agora a Sony simplesmente já não usa o mtldr, optando assim por um novo sistema de segurança que possivelmente seja necessário uma nova descoberta para a explorar completamente - algo que os hackers certamente não irão fazer tendo em conta os enormes processos que a Sony desencadeou nas últimas semanas.

Aaloui afirma, "O epic fail foi épico, mas não significa que eles não poderão vir com um epic save".

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.
Comentários