Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Artigo - Prepara o teu PC para Battlefield 3

Prepara-o ao estilo do Digital Foundry.

Numa altura na qual o desenvolvimento de jogos triplo-A é liderado nas consolas, existe um forte argumento que o desenvolvimento PC de topo é coisa do passado, uma relíquia de uma era passada. Mas já amanhã, os entusiastas PC podem dar-se ao luxo de ter uma alegria do tempo antigo, porque Battlefield 3 da DICE muda isso: é uma experiência de topo que tem em conta o poder da arquitetura PC e oferece um jogo que está tecnologicamente bem avançado sobre as suas versões para consola.

Portanto, é agora altura para um entusiasta jogador considerar melhorias no PC? Existem alguns argumentos interessantes. Primeiro, estamos perto de uma altura de transição para o mercado de jogos. Realisticamente estamos a dois anos da próxima consola de nova geração da Microsoft e talvez Sony. Os estúdios estão a abraçar as novas possibilidades tecnológicas oferecidas pelo DirectX 11 no PC porque é uma pedra fundamental para a próxima vaga de consolas. A esse respeito, melhorias no PC oferecem hoje uma amostra dos jogos de amanhã - com o adicional bónus de, na maioria dos casos, teres uma experiência que bate a das consolas por pré-definição em virtualmente qualquer jogo multi lançado atualmente.

Neste artigo vamos olhar para Battlefield 3 e para o que é preciso, de uma perspetiva de hardware, para correr o jogo nos seus níveis de qualidade mais altos. Estamos a presumir que uma experiência BF3 de topo na atualidade vai ser mais do que suficiente para gerir jogos no próximo par de anos até chegar a próxima geração de consolas. Vamos oferecer dicas sobre como melhorar o teu sistema, e criar sugestões para novos equipamentos PC para jogos caso o teu sistema atual seja uma causa perdida.

Primeiro, vamos olhar para as especificações mínimas e recomendadas oficiais:

Requisitos mínimos

  • OS: Windows Vista ou Windows 7
  • Processador: Core 2 Duo 2.4GHz ou Athlon X2 2.7GHz
  • RAM: 2GB
  • Gráfica: Placa Nvidia ou AMD ATI compatível com DirectX 10 ou 11, ATI Radeon 3870 ou superior, Nvidia GeForce 8800GT ou superior
  • Memória da gráfica: 512MB
  • Placa de som:Compatível com DirectX
  • Disco duro: 15GB na versão de disco e 10GB na versão digital

Requisitos recomendados

  • OS: Windows 7 64-bit
  • Processador: Quad core Intel ou AMD CPU
  • RAM: 4GB
  • Gráfica: Placa DirectX 11 Nvidia ou AMD ATI, Nvidia GeForce GTX 560 ou ATI Radeon 6950
  • Memória da gráfica: 1GB
  • Placa de som:Compatível com DirectX
  • Disco duro: 15GB na versão de disco e 10GB na versão digital
Podemos presumir que vais precisar de algo acima dos requisitos mínimos para ter a versão PC de Battlefield 3 a correr ao nível de luxo gráfico que vemos aqui.

Começamos por olhar para a recente beta multi-jogador de Battlefield 3 em algo perto dos requisitos mínimos - este é o tipo de PC que poderias provavelmente comprar no eBay em segunda mão por cerca de 230€ ou 286€. Corremos num Pentium E2140 com overclock para 2.66Hz juntamente com uma NVIDIA 250GTS - isto é basicamente o mesmo que a 9800GTX. Adicionalmente, corremos com 3GB de RAM - um giga extra sobre o nível mínimo.

Os resultados são melhor descritos como sub-ótimos. Quer a correr a 1680x1050 ou a 1280x720, o rácio de fotogramas variou entre os 20-30FPS mesmo nas definições mais baixas, e é claro que o jogo estava a passar por problemas, a engasgar-se percetivelmente em termos de áudio e vídeo.

Portanto se já tens um PC como este, para onde vais daqui para ter uma experiência Battlefield 3 superior? Primeiro, é importante saber exatamente quais os componentes que tens no teu sistema. CPU-Z da CPUID é a ferramenta certa para identificar os componentes do sistema. Daqui, é um caso de descobrir o que pode ser melhorado - se pode - e como o podes fazer.

Primeiro passo: O CPU

O cérebro do teu sistema. Apesar da placa gráfica estar mais diretamente ligada à performance do jogo, o poder do CPU está cada vez a tornar-se mais importante. O futuro está nos "múltiplos núcleos" e a maioria dos jogos atualmente estão otimizados para sistemas quad-core. Battlefield 3 é um caso em acordo: os testes revelam que um Intel Core i3 CPU a correr o jogo no modo "ultra" numa pequena resolução de 640x480 oferece apenas 25-26 por cento de performance do mesmo exato esquema que usa um CPU quad-core Core i5.

Ao avaliar uma atualização ao CPU de um sistema existente, existem duas rotas ao seguir em frente:

Se o teu PC foi construído por uma companhia como a Dell ou HP: vão ao site de suporte, encontrem os CPUs quad core (ou até mesmo os hex core) suportados pela tua plataforma, usem então o Google para verificar novamente nos fóruns entusiastas - por vezes CPUs mais poderosos são compatíveis, mas não reconhecidos oficialmente. Decidam qual CPU oferece a melhor relação preço vs. Performance e sigam.

Dois CPUs que correm Battlefield 3 muito bem. À esquerda temos o hex core AMD Phenom II X6 1100T, enquanto à direita temos da Intel o 2600K quad core chip.

Se o teu PC foi feito a preceito: Usem o CPU-Z para determinar a motherboard que tens no teu sistema, vão ao site de suporte do vendedor para ver quais chips são suportados e façam a vossa escolha. Em todos os casos, deves atualizar a BIOS da tua motherboard para a mais recente para assegurar que os mais recentes CPUS são suportados. Falhar em fazer isto pode resultar numa falha do sistema em iniciar assim que mudares o chip.

Recomendações: Um sistema com um Intel Core 2 Duo deve ser capaz de correr com facilidade um Core 2 Quad. Após uma atualização à BIOS, é uma simples substituição e providencia até 200% de melhoria nos rácios de fotogramas. No entanto, nem todos os quads são iguais: mudar um AMD Phenom X2 para um baratucho Athlon X4 quad core apenas te dá algo na casa dos 33% de melhoria mas a melhoria é substancial ao subir para um Phenom II X4. Os mais recentes Intel "Sandy Bridge" chips providenciam a melhor performance para Battlefield 3, mas os CPUs AMD Phenom II X6 hex core são umas boas segundas opções e tem uma boa eficiência em relação ao preço, e os quads Phenom II parecem oferecer uma performance marginalmente superior à dos mais velhos Intel Core 2 Quads.