Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

PlayStation 3 atacada novamente?

"Sucessor" do PSJailbreak visto no Extremo Oriente.

Estão a surgir relatos que a PlayStation 3 foi novamente vítima de um hack na forma de um sucessor do PSJailbreak original, chamado de "JB2".

Similar ao primeiro hack, o JB2 aparentemente assume a forma de uma pen USB que se liga diretamente à PS3 e compromete o sistema ao iniciar. Vídeos do aparelho em ação disponibilizados até agora mostram um período de arranque prolongado antes do XMB finalmente aparecer, apresentando um número de opções apenas disponíveis às consolas de desenvolvimento, permitindo a instalação de código não assinado.

O hack é curioso na medida em que ao contrário dos Jailbreaks mais antigos, os novos jogos não podem ser corridos do disco duro: ao invés disso, Blu-rays gravados são usados e a PS3 parece reconhece-los como jogos legítimos. Velhos títulos que precedem a atualização 3.60 que bloqueou os atuais métodos de pirataria supostamente funcionam do disco duro como normal. Isto abre uma sugestão que os criadores do JB2 não só vão fazer dinheiro com a venda da pen, mas também que um mercado de jogos piratas gravados pode emergir. Alternativamente, pode simplesmente significar que uma consola debug - que pode funcionar com discos BD-R - foi usada para criar um vídeo fabricado.

Segundo algumas fontes, a pen teve um pequeno lançamento na Indonésia antes do lançamento mundial, com um pequeno leque de jogos piratas que inclui jogos como PES 2012, Driver: San Francisco, God of War Collection Volume II e FIFA 12. A noção de títulos limitados disponíveis pode sugerir que os jogos estão a ser alvo de engenharia-revertida, e apenas alguns jogos podem funcionar com o novo hack. Alternativamente, os criadores podem simplesmente estar a lançar os jogos mais recentes para maximizar o retorno com uma pequena janela de oportunidade disponível antes da Sony chamar os advogados.

Anteriores "firmwares personalizados" apenas permitiam a modificação de código e elementos do jogo, permitindo uma vantagem injusta de batotas ao aceder à PlayStation Network. Apesar de parecer que corre novos jogos, o JB2 aparentemente é baseado no mesmo firmware 3.55 que os hacks mais antigos, portanto existe a forte possibilidade que o acesso PSN vai permanecer fora de limite aos que correm software pirata.

Ainda não está confirmado completamente que o JB2 é o que diz ser. No entanto, a evidência a surgir nas últimas 24 horas parece sugerir que as bem sucedidas medidas anti-pirataria da Sony - que começaram com o lançamento de Portal 2 e do firmware 3.60 há apenas seis meses atrás - podem ter sido finalmente ultrapassadas.

Read this next