Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Frente-a-Frente: Modern Warfare 2

Uma extensa análise das versões Xbox360 e PS3.

O jogo mais quente e bem sucedido do ano, leva finalmente o tratamento completo do frente-a-frente do Digital Foundry. É justo que se diga, que os títulos de Call of Duty têm tido um consistente favorecimento na Xbox 360, quer tenham sido produzidos pela fundadora da série, a Infinity Ward, ou pelos especialistas da Treyarch. Com a versão de 2009 a oferecer melhorias no motor de jogo e uma nova tecnologia de streaming, conseguirá a versão da PS3 igualar ou mesmo superar a qualidade da versão Xbox 360?

Em primeiro lugar. Embora hajam imensas tentativas de comparações de imagens pela net, alguma coisa não estava bem em nenhuma delas. O equilíbrio das cores está obviamente errado.

As definições básicas não corrigem isso. Terás que passar algum tempo a configurar o jogo, para que ele fique bem com o teu ecrã... ou com o kit de captura. Normalmente nos frente-a-frente do Digital Foundry, nós simplesmente deixamos o jogo nas definições padrão, e que as coisas corram como foram projectadas - o pressuposto é que a definição padrão é aquela que está na definições básicas do framebuffer da consola, ou pelo menos o que os produtores calibraram para a saída. No entanto, manter as definições padrão não é realmente uma boa ideia com Modern Warfare 2 e não temos a certeza o quão eficiente é, para o utilizador final, o método de calibrar da Infinity Ward.

Se deixares as coisas em modo padrão, terás as imagens como estas.

As configurações padrão do brilho não ficam muito bem em qualquer consola, e não são nada boas para comparações.

Conclusão: se tiveres uma Xbox 360, deverás tentar colocar a imagem mais brilhante, e se tiveres a jogar na PS3, é altamente recomendável que reduzas o brilho de forma significativa, se não a iluminação - uma das coisas realmente impressionantes neste jogo - simplesmente não irá parecer como deveria. Muitas pessoas online têm discutido que a imagem da versão PS3 está tipo deslavada, ou falam de um "filtro cinza". Na verdade, não existe nada de errado, é tudo uma questão de afinares as definições.

Portanto, tendo isto em mente, aqui fica um conjunto de imagens de comparação a 720p, diferente de outras comparações que possas ter visto, aqui o jogo é mostrado como cada versão deve ser vista.

Apenas para registo, estas são as configurações que por fim chegamos a usar, o que nos deu a melhor equivalência de cor entre as duas versões, enquanto que ao mesmo tempo oferece a melhor imagem. O resultado irá variar de acordo com o vosso ecrã, mas assumindo que o vosso ecrã está bem configurado, esta é a estimativa. Tenta isto e afina a partir deste exemplo.

A nossa configuração preferida. Repara na enorme diferença no brilho para que consigamos produzir uma imagem o mais igual possível entre as duas versões.

Com isto tudo resolvido, é então tempo para uma comparação em vídeo lado a lado, para mostrar como o jogo é muito próximo ao outro nas duas plataformas. O vídeo corre a 30%, para manter os níveis de qualidade enquanto que é mantido pronto para stream por parte dos utilizadores. Mesmo com uma camada extra de controlo por nossa parte, é claramente visível que a Infinity Ward fez um trabalho soberbo em alcançar a paridade das duas plataformas. Na base do jogo, muito se trabalhou para tornar os gráficos na plataforma da Sony idênticos ao que é visto na versão 360.

Com a velocidade diminuída a 30%, iremos comparar as duas versões lado a lado. Carrega bo botão de alta ecrã completo para ver em HD, ou carrega no link da EGTV para veres em janela inteira.

As melhorias por parte da Infinity Ward na versão PS3 são particularmente evidentes na manipulação das texturas. O jogo original de Modern Warfare, estava muito bom em nos dar de forma perceptível um jogo muito similar à versão da Xbox 360, mas se olhares de perto - literalmente - consegues ver que existiu alguns compromissos perceptíveis no que toca à qualidade das texturas. Estas imagens comparativas com uma imagem próxima do Captain Price de COD4, seguida da sua imagem equivalente na sequela. As melhorias são absolutamente colossais, e embora não exista paridade entras as plataformas, as diferenças sãos insignificantes.

A técnica de streaming da Infinity Ward significou uma melhoria substancial nas texturas da PS3... Modern Warfare 1 em cima, a sequela em baixo..

Portanto, qual o segredo? Comum a muitos outros produtores, a Infinity Ward descartou a ideia de armazenar todas as texturas na RAM, e em vez disso efectuou o stream de texturas quando elas forem necessárias. Liberto dos limites da memoria da placa de vídeo, o Modern Warfare 2 é um lugar bem mais rico para se jogar, mas traz consigo um custo. Existe um limite disponível de largura de banda quando efectuas o streaming de um disco, portanto em cenas rápidas, as texturas de fraca resolução são deixadas no ecrã por muito mais tempo que gostarias de ver. Isto afecta em certa medida a versão da Xbox 360, mas neste caso tens a possibilidade de instalar todo o jogo no disco duro.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.
Comentários