Frente-a-Frente: Modern Warfare 2

Uma extensa análise das versões Xbox360 e PS3.

O jogo mais quente e bem sucedido do ano, leva finalmente o tratamento completo do frente-a-frente do Digital Foundry. É justo que se diga, que os títulos de Call of Duty têm tido um consistente favorecimento na Xbox 360, quer tenham sido produzidos pela fundadora da série, a Infinity Ward, ou pelos especialistas da Treyarch. Com a versão de 2009 a oferecer melhorias no motor de jogo e uma nova tecnologia de streaming, conseguirá a versão da PS3 igualar ou mesmo superar a qualidade da versão Xbox 360?

Em primeiro lugar. Embora hajam imensas tentativas de comparações de imagens pela net, alguma coisa não estava bem em nenhuma delas. O equilíbrio das cores está obviamente errado.

As definições básicas não corrigem isso. Terás que passar algum tempo a configurar o jogo, para que ele fique bem com o teu ecrã... ou com o kit de captura. Normalmente nos frente-a-frente do Digital Foundry, nós simplesmente deixamos o jogo nas definições padrão, e que as coisas corram como foram projectadas - o pressuposto é que a definição padrão é aquela que está na definições básicas do framebuffer da consola, ou pelo menos o que os produtores calibraram para a saída. No entanto, manter as definições padrão não é realmente uma boa ideia com Modern Warfare 2 e não temos a certeza o quão eficiente é, para o utilizador final, o método de calibrar da Infinity Ward.

Se deixares as coisas em modo padrão, terás as imagens como estas.

360-uncalibrated
ps3-uncalibrated
As configurações padrão do brilho não ficam muito bem em qualquer consola, e não são nada boas para comparações.

Conclusão: se tiveres uma Xbox 360, deverás tentar colocar a imagem mais brilhante, e se tiveres a jogar na PS3, é altamente recomendável que reduzas o brilho de forma significativa, se não a iluminação - uma das coisas realmente impressionantes neste jogo - simplesmente não irá parecer como deveria. Muitas pessoas online têm discutido que a imagem da versão PS3 está tipo deslavada, ou falam de um "filtro cinza". Na verdade, não existe nada de errado, é tudo uma questão de afinares as definições.

Portanto, tendo isto em mente, aqui fica um conjunto de imagens de comparação a 720p, diferente de outras comparações que possas ter visto, aqui o jogo é mostrado como cada versão deve ser vista.

Apenas para registo, estas são as configurações que por fim chegamos a usar, o que nos deu a melhor equivalência de cor entre as duas versões, enquanto que ao mesmo tempo oferece a melhor imagem. O resultado irá variar de acordo com o vosso ecrã, mas assumindo que o vosso ecrã está bem configurado, esta é a estimativa. Tenta isto e afina a partir deste exemplo.

360-settings
ps3-settings
A nossa configuração preferida. Repara na enorme diferença no brilho para que consigamos produzir uma imagem o mais igual possível entre as duas versões.

Com isto tudo resolvido, é então tempo para uma comparação em vídeo lado a lado, para mostrar como o jogo é muito próximo ao outro nas duas plataformas. O vídeo corre a 30%, para manter os níveis de qualidade enquanto que é mantido pronto para stream por parte dos utilizadores. Mesmo com uma camada extra de controlo por nossa parte, é claramente visível que a Infinity Ward fez um trabalho soberbo em alcançar a paridade das duas plataformas. Na base do jogo, muito se trabalhou para tornar os gráficos na plataforma da Sony idênticos ao que é visto na versão 360.

As melhorias por parte da Infinity Ward na versão PS3 são particularmente evidentes na manipulação das texturas. O jogo original de Modern Warfare, estava muito bom em nos dar de forma perceptível um jogo muito similar à versão da Xbox 360, mas se olhares de perto - literalmente - consegues ver que existiu alguns compromissos perceptíveis no que toca à qualidade das texturas. Estas imagens comparativas com uma imagem próxima do Captain Price de COD4, seguida da sua imagem equivalente na sequela. As melhorias são absolutamente colossais, e embora não exista paridade entras as plataformas, as diferenças sãos insignificantes.

360-mw1
ps3-mw1
360-mw2
ps3-mw2
A técnica de streaming da Infinity Ward significou uma melhoria substancial nas texturas da PS3... Modern Warfare 1 em cima, a sequela em baixo..

Portanto, qual o segredo? Comum a muitos outros produtores, a Infinity Ward descartou a ideia de armazenar todas as texturas na RAM, e em vez disso efectuou o stream de texturas quando elas forem necessárias. Liberto dos limites da memoria da placa de vídeo, o Modern Warfare 2 é um lugar bem mais rico para se jogar, mas traz consigo um custo. Existe um limite disponível de largura de banda quando efectuas o streaming de um disco, portanto em cenas rápidas, as texturas de fraca resolução são deixadas no ecrã por muito mais tempo que gostarias de ver. Isto afecta em certa medida a versão da Xbox 360, mas neste caso tens a possibilidade de instalar todo o jogo no disco duro.

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Sobre o Autor

Richard Leadbetter

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

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