Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Lançado Open source de PSJailbreak

O hacker "ético" perde os bits da pirataria.

Esta manhã foi lançado para todos os possuidores de uma PlayStation 3, uma alternativa open source do PSJailbreak, chamado de PSGroove.

O lançamento é na forma de um pacote para download que os utilizadores deverão compilar e depois transferir através de um AT90USB ou um micro-controlador relacionado encontrado em kits de desenvolvimento como o Teensy++ ou AT90USBKEY. Estes pequenos dongles estão disponíveis ao preço de 25 libras(+/- 30€)

A versão open source do jailbreak é efectivamente um clone do hack comercial, que terá ainda que fornecer em grande quantidade aos distribuidores de modchips, mas que tem algumas alterações fundamentais sobre o original.

Em primeiro lugar, as actualizações injectadas na PS3 para redireccionar o tráfego do Blu-ray ou no disco rígido interno ou um dispositivo externo, foram removidos - isto significa que a capacidade de jogar jogos "backups" simplesmente não é possível na versão open source do hack, embora não haja nada que impeça a troca menos escrupulosa no original PSJailbreak.

Em segundo lugar, os produtores removeram o código encontrado no Jailbreak original, que bloqueia a consola se o dongle for removido, significando isto que é seguro remover a versão homebrew do aparelho quando quiseres.

Com os elementos da pirataria do hacker expurgados, o que resta é a possibilidade de instalar o código sem assinatura e não encriptado numa PS3 de loja - o que abre caminho para o desenvolvimento de homebrew. A natureza da versão open source também significa que qualquer um, que quer aumentar ou melhorar o código na sua base, é livre de o fazer.

Se o lançamento de um hack que funcione já é mau para a Sony, o código open source prova publicamente que não são usados nenhum material protegido por direitos de autor da Sony. Anteriormente, pensava-se que o hack tinha como base em hardware da própria Sony, mas, na realidade, o hack só usa o identificador do mesmo dispositivo. Este terá, sem dúvida, alguma influência nos desafios legais, que a empresa tem actualmente em curso contra os revendedores do PSJailbreak.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Comentários