Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Dashboard Kinect lidera carga anti-pirataria

Cópias ilegais Fable III deixam de funcionar.

O lançamento a 1 de Novembro da nova dashboard compatível com o Kinect trouxe uma indesejada surpresa para os piratas Xbox 360: uma nova tecnologia de protecção contra cópias está incluída que parece bloquear "backups" do Xbox Live e – pela primeira vez – impede jogos copiados de iniciarem.

Os hackers referem-se às novas verificações como "AP 2.5" e enquanto os detalhes são escassos sobre o assunto, na verdade funciona, e o actual pensamento é que desafios específicos ao firmware da drive DVD estão inseridos nos sectores de segurança no jogo do disco. Se as respostas correctas não regressarem do firmware, a consola é marcada para ser banida do Xbox Live e o jogo recusa-se a iniciar com um erro de "disco sujo". Cópias originais do jogo continuam a funcionar bem, mesmo após a consola ter sido marcada.

O hacker de firmware Xbox 360 "Commodore4Eva" aclama já ter isolado as verificações AP 2.5 inseridas dentro de Fable III, mas em teoria qualquer número de desafios podem ser inseridos em novos discos de jogos, e a conectividade ao Xbox Live pode ver mudanças aleatórias feitas aos códigos usados. Se for este o caso, na melhor das hipóteses, isto pode significar um fim efectivo à pirataria na Xbox 360, mas na pior das hipóteses pode restringir os backups a correr apenas offline

O lançamento da nova dashboard coloca pressão nos donos de uma Xbox 360 sem vontade de comprar cópias originais dos seus jogos. Eles podem ou actualizar as suas consolas para continuar a usar o Xbox Live, ou correr o risco de serem banidos caso corram cópias piratas de jogos que usam o software AP 2.5, ou podem manter a actual dashboard e fecharem-se do Live e de futuros jogos a suportar o mecanismo de protecção de cópias. O suporte para o Kinect está excluído também.

As medidas AP 2.5 vão certamente trazer outra vaga massiva de consolas banidas do Xbox Live daqueles que correram cópias piratas de Fable III, e vai novamente continuar o jogo do gato e do rato jogado entre a dona da consola e os hackers

Read this next