Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Guerrilla reduz latência do comando em Killzone

Aceleração, zona morta, melhoria de latência.

A Guerrilla Games promete controlos mais apurados e com melhor resposta para o aguardado Killzone 3.

Escrevendo para o site oficial Killzone, o director de jogo da Guerilla Mathijs de Jonge descreveu as difíceis decisões que a equipa tomou para resolver este problema altamente contencioso. Por um lado, a resposta dos controlos foi alvo de muita crítica de muitos jogadores. Pelo outro, a sensação de peso e inércia foi uma das funcionalidades que definiu o aperto de mão primário com o jogador.

"A nossa primeira prioridade quando começámos a trabalhar nos controlos de Killzone 3 foi ouvir atentamente os jogadores de Killzone 2 - o que eles gostaram, o que não gostaram, e como sentiam que as coisas podiam ser melhoradas," escreveu Mathijs. "Eficácia e resposta surgiram constantemente como os principais problemas. Ao mesmo tempo, muitos jogadores diziam que adoraram a sensação do peso."

Em Fevereiro, o Digital Foundry tomou posse de um controlo DualShock 3 adaptado pelo lendário modificador Benjamin Heckendorn. Ligado a uma placa com monitor LED, permitiu-nos medir a latência entre o premir do botão e a acção no ecrã, a chamada latência de inserção ou controlo.

O nosso resultado? O simples acto de disparar uma pistola (algo que não esperariam ter muito peso ou inércia) demorou 150ms do premir do botão ao efeito no ecrã. Em cenas mais desafiantes, com o jogo a perder fotogramas, a latência era ainda maior. Em comparação, a maioria dos outros first-person shooters a correr a 30FPS tendem a pesar entre 100ms a 133ms no máximo, enquanto que títulos 60FPS como Call of Duty 4: Modern Warfare podem alcançar uma resposta altamente respeitável de 66ms em óptimas condições.

O site oficial de Killzone fala sobre a equipa "voltar ao quadro de desenho" na melhoria da resposta do controlo.

"De momento ainda é um trabalho em progresso," Mathijs explicou. "Mas estamos definitivamente a chegar lá. A zona morta foi recalibrada para ser mais rápida e o input lag foi significativamente reduzido, resultando numa eficácia muito melhor. Melhor que tudo, conseguimos manter aquela sensação de peso que distinguiu Killzone 2 dos outros shooters. Mal posso esperar para as pessoas o experimentarem."

Nós jogámos a demo E3 de Killzone 3 no evento e enquanto uma clara e adequada análise não foi possível dentro dos confins do espaço de imprensa da SCEE, existiu definitivamente uma sensação de adicional firmeza nos controlos. No entanto, na demo pre-alpha existia ainda um variável rácio de fotogramas - definitivamente um dos factores que mais contribui para acrescentar latência aos controlos de Killzone 3.

Impressões gerais foram muito positivas no entanto, e tendo em conta como pouco do jogo completo foi mostrado até agora, mal podemos esperar por mais.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Killzone 3

PS3

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Comentários