Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

ICO/Shadow of the Colossus: PS2 vs. PS3

18 minutos de uma linda comparação em HD.

Finalmente! Há cerca de 14 meses ouvimos que ICO e Shadow of the Colossus estavam a ser remasterizados em alta definição para a PlayStation 3, e apresentamos uma emulação HD para dar uma ideia de como estes clássicos poderiam parecer na mais recente consola Sony. Desde então, fora um trailer ou dois, não houve assim mais nada de novidade.

Há um par de semanas, as conversões da Bluepoint Games finalmente chegaram, permitindo-nos finalmente comparar o novo código com os originais PlayStation 2 do Japan Studio da Sony. Vamos começar com o jogo que vai receber a maior melhoria na qualidade de imagem. O ICO originalmente corria numa resolução muito baixa, mesmo pelos padrões PS2 - 512x224 - portanto o salto para 1280x720 é bem espantoso.

Neste vídeo comparativo do Digital Foundry, igualámos as versões PS3 e PS2, imagem a imagem até ao fotograma exato, e graças à natureza lo-fi das imagens, fomos capazes de correr este vídeo como está, sem a habitual necessidade de abrandar os nossos vídeos comparativos para 50 por cento da velocidade. Por sua vez, isto significa que pudemos usar o áudio original também - outro bónus bem-vindo.

Podem notar que as versões PS3 têm consideravelmente muito mais "coisas" no ecrã em comparação com os originais. Isto porque a Bluepoint incluiu modos full pixel que abrem o ecrã ligeiramente. Nestas comparações, o que estamos a tentar mostrar são ambas as versões a correr no seu melhor, portanto este modo está ativado.

ICO comparado na PS2 e PS3 - upscaled SD vs. nativos 720p. Carreguem no botão de ecrã completo para resolução 720p, ou carreguem na ligação em baixo para uma janela maior.

O Shadow of the Colossus na PS2 viu um aumento na resolução (512x448) e um significativo aumento na qualidade da artwork. Como abordamos detalhadamente no nosso artigo original, o Japan Studio levou a máquina aos seus limites - o resultado foi um rácio de fotogramas muito inconsistente.

A boa notícia com a versão PS3 de Shadow of The Colossus é que a performance é muito mais consistente, sem nenhumas das súbitas alternâncias entre 30,20 e 15 fotogramas por segundo que caracterizaram o original PS2. Tanto ICO como Colossus na PS3 correm a 30 fotogramas por segundo.

Quanto ao aumento na qualidade de imagem, aqui está uma especial apresentação de 13 minutos que mostra toda a sequência introdutória de Shadow of the Colossus a correr tanto na PS2 (a 16:9) como na PS3. Da mesma forma do vídeo do ICO, corremos este vídeo na sua velocidade completa a 720p devido à natureza simplista dos visuais. Na verdade, este vídeo codificado à mão deve correr mais facilmente do que muitos dos vídeos de definição padrão que temos no site.

Shadow of the Colossus na PS2 e a sua nova incarnação HD. Carreguem no botão de ecrã completo para resolução 720p, ou carreguem na ligação em baixo para uma janela maior.

Teremos análises técnicas mais aprofundadas do trabalho de conversão da Bluepoint este Sábado com análises completas à performance PS2 vs PS3 vs PS3 3D, discussões sobre melhorias feitas ao jogo e comentários sobre outros elementos - mas os vídeos comparativos acima devem demonstrar bem efetivamente que o trabalho de remasterização HD foi de longe um sólido sucesso - e apesar de termos desejado uns 30FPS fixos (quanto ao porquê de ICO não conseguir esse objetivos é misterioso), o código final que a Bluepoint Games entregou aborda todos os pontos que os fãs de ICO e Shadow of the Colossos queriam.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article
See 1 more

Shadow of the Colossus

PS4, PS2

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.
Comentários