Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

IBM sugere especificações do CPU Wii U

Que comecem as comparações com super-computadores.

Apesar a confusão continue a andar à volta sobre a exata constituição técnica da nova consola Wii U, o Engadget cita fontes na IBM que dizem que o CPU da nova máquina “tem a mesma tecnologia de processador encontrada no Watson" – o supercomputador da própria companhia.

Realisticamente, a comparação é provavelmente bem lisonjeadora para a Wii U. Segundo a IBM o Watson tem um total de 2880 núcleos de processamento apoiados por 16 terabytes de RAM. A arquitetura em si do processador é baseada em POWER7, que na sua atual forma ocupa muito silicone e não é exatamente um encaixe perfeito para consolas de jogos caseiras.

Pode ser que o CPU da Wii U seja um design personalizado baseado em algo da atual família de CPUs IBM, mas é quase certo que a Nintendo estaria muito mais preocupada em assegurar retro-compatibilidade Wii juntamente com fácil desenvolvimento multi-plataformas com existentes projetos Xbox 360 e PS3, em oposto em alimentar aspirações de despoletar um diminuído super computador no mercado de consolas.

Para dar uma ideia da comparação debatida, vamos olhar para a forma que o Watson assume comparado com a nova Wii U. Quaisquer ligações tecnológicas entre os dois seriam tangíveis no máximo.

Outras informações do artigo Engadget são intrigantes, sugerindo um processo de fabrico a 45nm (o mesmo que tem sido usado na PS3 há mais de um ano agora) juntamente com “muita DRAM”. O tamanho dos chips CPU e GPU são muito importantes – tipicamente o maior processo de fabricação, o mais caro é o chip de ser feito e mais calor gera. Tendo em conta que a máquina só sai daqui a um ano seria de pensar que a Nintendo optaria por um tamanho mais pequeno e mais eficiente no custo.

Detalhes sobre o chip gráfico que a Nintendo escolheu para a Wii U também continuam rodeados em mistério, apesar dos rumores que apontam a AMD como a escolhida como vendedora do GPU ter sido confirmados num anúncio oficial.

Se a história dos 45nm for verdade, isso coloca a Wii U no mesmo processo de fabrico que a Xbox 360 Slim – uma unidade consideravelmente maior – portanto é justo dizer que o arrefecimento vai ser um problema bem maior para a Nintendo do que foi com a Wii...

A IBM confirmou todos os detalhes da história num comunicado de imprensa oficial.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.
Comentários