Análise GT5 Time Trial 720p/1080p

Digital Foundry foi dar uma volta.

É um dos download imprescindíveis deste natal. Hoje saí a nova demo de Gran Turismo 5, e aqui fica a nossa antevisão. Os tesouros de GT 5 já tinham sido colocados nas imagens a 1080p bem como no vídeo em HD que mostram a introdução, em jogo e a repetição. Agora é tempo para para colocarmos o código perante as análise de desempenho e de qualidade do DF.

Em primeiro de tudo, foi dito que esta amostra não era na verdade uma demo de GT5. Isto é verdade, no sentido que é apenas um circuito, uma volta de time trial: uma versão muito pequena, muito limitada e cortada de um jogo que promete ser um dos mais ricos em termos de conteúdo para uma consola. No entanto, as palavras que estão no ecrã confirmam - pelo menos do ponto de vista da Polyphony Digital - que é na verdade uma "demo de GT5", representativo da experiência de condução do jogo completo.

demo1
demo2
Na demo a imagem no ecrã confirma que é uma demo de GT5, embora o conteúdo e as opções estejam limitadas para o efeito do time-trial.

Em termos de especificação de processamento actuais, muito pouco mudou do código de GT5 Prologue. Limita a tua PS3 a 720p e terás uma resolução nativa com 4x multi-sampling anti-aliasing (MSAA). Coloca a 1080p, e o framebuffer fica a 1280x1080. Isto é um aumento de 50% na resolução contra o modo a 720p, com uma queda de 2x no AA. O redimensionamento do RSX presumivelmente coloca a resolução bilinear horizontal a 1920x1080, e os elementos do HUD são colocados em sobreposição em cima. Enquanto que GT5P corre os menus a uns 1080p completos, parece que esta nova demo corre o gameplay à mesma resolução que a introdução.

720p1
720p2
1080p1
1080p2
As técnicas de renderização parecem quase inalteradas face ao GT5 Prologue. As imagens de cima são o exemplo dos 720p em acção, enquanto que as de baixo mostram a 1080p.

Em termos de conteúdos, apenas temos uma pista - o circuito de corridas de Indianapolis - e um mero par de carros. Na verdade apenas um: o Nissan 370Z, em duas versões, com com especificações de corrida e o normal de estrada. As diversas opções de corrida encontradas no GT5 Prologue, onde inclui a ajuda na condução, estão inactivas para que tenhamos a certeza que todos tenham o mesmo desafio na condução. Na verdade isto é um time-trial online, e os tempos terão que ter a mesmas situações.

Para aqueles que não estejam acostumados às características de simulação de Gran Turismo, poderá tornar a condução destes dois veículos um pouco difícil de controlar. A versão de estrada de 370Z parece um caracol, enquanto que a versão de corrida seja difícil de manter a traseira direita, especialmente se estiveres condicionado nos últimos meses às opções mais arcade de condução de Forza Motorsport 3.

Portanto, em termos de coisas para processar em qualquer altura, a demo de GT5 é muito simplista: apenas um carro(dois se contares o ghost), e uma pista bastante ambiciosa. Em teoria isto seria como andar num parque para o motor de jogo de GT5 - as melhores condições para o motor brilhar. Temos aqui dois testes de desempenho. Corremos algumas voltas com a visão de dentro e fora do carro, e também corremos quer a 720p bem como a 1080p. Onde seja possível tentamos colocar o carro ghost à nossa frente para adicionar um nível extra de esforço para o motor de jogo. Em primeiro lugar o teste a 720p.

Cerca de 5% dos frames na saída a 60Hz estão partidos, com um mínimo de 52FPS de frame-rate. É interessante notar que a combinação da renderização do carro ghost e o muro em conjunto é o que traz mais impacto ao frame-rate, mas é um pouco preocupante que uma pista básica e com apenas um carro a ver que afecta o desempenho. Mudamos para os 1080p, e efectuamos o mesmo teste.

Os resultados foram basicamente os mesmos: os mesmos 52FPS como os mais baixos, embora a percentagem dos frames partidos tenha sido elevada a 12%. Em termos gerais, isto parece estar de acordo com o nível de desempenho que vimos no GT5 Prologue, em grande parte as mesmas condições. Se irá melhorar até à versão final é algo que ainda não vimos, embora tenho que salientar que a demo da gamescom que vimos no início do ano, corre de uma forma semelhante com o Prologue.

É interessante notar a aproximação por parte da Polyphony à volta do ghost. Em vez de processar o carro uma transparência, foi usada uma aproximação entrelaçada para que use menos largura de banda e fill-rate.Manter os 60FPS é um trabalho difícil e enquanto o Forza 3 seja provavelmente o melhor exemplo de um jogo diminuir as texturas alfa a um absoluto mínimo, o GT5 usa alguns truques similares para manter o frame-rate. Alpha-to-coverage (uma técnica barata em termos de transparências) é usada em ambos os jogos, embora o uso do MSAA não diminui o efeito screen-door.

Como podemos esperar por parte de um jogo da Polyphony Digital, a qualidade de imagem em termos gerais é fantástica, apesar de ser estranho que o filtro das sombras de baixa qualidade tenha um pouco de serrilhado, tendo em conta(certamente no modo a 720p), que o GT tem muito MSAA para tornar as coisas mais suaves.

Em termos de conteúdo a demo é muito limitada. É o que realmente é: um circuito para time trial. E neste respeito funciona muito bem. Correr contra a tua melhor volta pelo modo ghost é muito divertido, e ter o melhor tempo pessoal de Kazunori Yamauchi dá-nos um motivo extra de encorajamento para podermos refinar as nossas habilidades.

Salta para os comentários (32)

Sobre o Autor

Richard Leadbetter

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Conteúdos relacionados

Dirt 5 na PlayStation 5 também com 120fps

Codemaster confirma performance idêntica à Xbox Series X.

Bandeiras racistas banidas de Forza

Turn10 reforça política de tolerância zero para discursos de ódio.

Arrancaram as Promoções de Verão no Steam

Centenas de jogos com desconto.

Centenas de jogos e DLCs em promoção na PS Store

Mais uma vaga de reduções na loja digital da Sony.

Também no site...

Comentários (32)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários