Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Elder Scrolls V: Skyrim com problemas de texturas na Xbox 360

Não o instales no disco rígido.

O frente-a-frente do Skyrim pelo Digital Foundry está em produção, e já passamos algum tempo sobre o problema do stream de texturas que atualmente tem estado em discussão e relatado num vídeo no YouTube, colocado no fim da semana.

O problema apenas se manifesta se tiveres a versão Xbox 360 de Skyrim instalada no disco rígido - um processo que é inteiramente opcional. Neste caso, as texturas de maior resolução parecem ficar guardadas e não são lidas, significando isto que não verás o jogo no seu melhor. Se retirares a instalação, e correres o jogo diretamente do DVD, o melhor trabalho de arte volta para o jogo.

Aqui fica uma pequena comparação sobre o problema. Na primeira imagem, vemos o jogo a correr do disco. Na segunda imagem, apagamos a informação de instalação e corremos diretamente do DVD - e aqui está, texturas em alta resolução. A seguir, experimentamos novamente para nos assegurar que não foi apenas um problema de uma só vez, mas como podem ver, as texturas de baixa qualidade voltaram.

Nesta última imagem, mostramos a mesma cena a correr na versão PlayStation 3 do jogo - que tem uma instalação no disco obrigatória de 4376MB (a versão da Xbox 360 é de 3.8GB, quando copiado para o HDD). Nesta situação, o jogo parece correr bem, com a grande qualidade do trabalho de arte a ser lido.

Aqui fica o erro das texturas com o jogo instalado, que é resolvido quando retiramos a instalação. Se voltares a instalar o problema regressa, e isso não se vê na versão da PlayStation 3. Clica nos thumbnails para veres as imagens a 720p

De forma típica, a solução alternativa para os possuidores de uma Xbox 360 é copiar o jogo para uma drive flash USB. A Bethesda falou sobre o jogo usar de forma extensiva a cache do HDD, por isso pensamos que haveria uma possibilidade externa, que fosse um problema de largura de banda. Isto é algo que vimos em Halo 3, que na verdade lê mais rápido se instalares num dispositivo USB.

Infelizmente, no nosso teste com a instalação por USB foi totalmente ignorada, pois o jogo conta com o disco (DVD) e disco duro em primeiro lugar. Apenas quando retiramos completamente o HDD é que a instalação do USB foi usada - e crashou com 15 minutos de jogo. Talvez isto seja algo que deveria ser investigado quando houver uma inevitável atualização, e que resolva este problema.

O pessoal da Bethesda inicialmente negou que houvesse um problema, com o VP, RP e marketing Peter Hines a responder a um cliente, "Não sei que tipo de problemas de texturas estás a falar. O jogo corre da mesma forma no disco e no HDD. Não vemos nenhuma diferença."

No entanto, no fórum oficial foi mais tarde adicionado este comentário:

"O Skyrim usa muitos sistemas dinâmicos de streaming, incluindo as texturas. Vimos alguns relatos de algumas texturas terem caido na Xbox 360, e que não voltam novamente. Verificámos que esse problema não acontece quando jogas diretamente do disco, quando o jogo está a usar a cache como um todo (não instalado)".

"O Skyrim faz um uso intenso do sistema de cache da Xbox 360, e caches ao longo do curso normal do jogo, enquanto estiveres nos menus ou interiores. Esta cache pode ser limpa quando outros jogos são jogados ou quando o utilizador a remover manualmente. Estamos a trabalhar numa solução para a próxima atualização do título, para aqueles que tenham a instalação do jogo".

Esperamos ter uma análise completa do Skyrim, talvez já esta semana. Entretanto aqui fica uma galeria de comparação de Skyrim em formato triplo, com a Xbox 360, PS3 e PC.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

The Elder Scrolls V: Skyrim

PS3, Xbox 360, PC

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Comentários