Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Batman: Arkham Asylum - PS3/Xbox 360 Demo

O que tu mostras é o que te define.

Há tempo suficiente para deixar de lado outros trabalhos do Digital Foundry para aplicar o mais recente, mais rápido, e as mais intensas ferramentas disponibilizadas de análise do DF à recente demo de Batman: Asilo Arkham. É um download de 1.5GB, disponível já no PSN e Xbox Live. É um grande download, mas um que vale a pena gastar o nosso tempo e largura de banda.

Alimentado pelo Unreal Engine 3, é mais uma oportunidade para vermos até que ponto o ambiente multi-plataforma se adequada à plataforma de cada consola. Nos mais recentes exemplos (Wheelman e X-Men Origins: Wolverine), os jogos estavam próximos, com uma pequena vantagem na versão Xbox360 em relação ao frame-rate, combinados com menos frames partidos. A inclusão do anti-aliasing, 2x multisampling foi também uma vantagem para a plataforma Microsoft.

Embora os elementos da combinação/versus da nova análise de frames da Digital Foundry ainda está a ser arranjada e aperfeiçoada, aqui ficam dois vídeos em vez da habitual combinação: primeiro, o jogo na Xbox 360, rapidamente seguido por uma versão da PS3, mostrando a acção exactamente nas mesmas partes do demo.

Cenas principais de jogabilidade da versão Xbox360 de Batman: Arkham Asylum.

A nossa pesquisa diz que, com base no desempenho técnico desta demo, ninguém vai ficar desapontado com o Batman: Arkham Asylum. Ambos os jogos conseguem manter os 30FPS, na maior parte das vezes com o mínimo de screen-tear, e nas nossas amostras apresentadas, cerca de 17.000 frames, um mero 1,7 por cento deles estavam partidos na PS3, em comparação com 0,2 por cento na Xbox360. Devido à natureza escura do jogo, e no facto de que não lida com acção colorida e rápida, esses mesmos frames partidos raramente eram notados. Se o nível de complexidade dos ambientes aumentarem na versão final, é justo assumir que a disparidade poderá alargar (especialmente tendo em conta o adicional tearing visto nos ambientes mais abertos da demo, mais evidentes na PS3), mas enquanto não tivermos a versão final, não podemos colocar isso em teste.

Os mesmo excertos de gameplay, desta vez a correr na versão da PS3.

O que é mais evidente é que a partir de uma rápida inspecção, é claro que a Xbox360 tem uma pequena vantagem na qualidade da imagem, devido à habitual inclusão do Unreal Engine 3 de 2xMSAA onde não existe na PS3. Novamente, o impacto não é tão acentuado, devido à cor escura empregues na paleta. Fora isso, as diferenças são mínimas - um efeito motion blur usado com parcimónia quando alterna entre cenas nas cinemáticas geridas pelo motor, está ausente na PS3, e como no Wolverine, existem diferenças em algumas das iluminações, notado mais com a inclusão na Xbox360 do SSAO (Screen Space Ambient Occlusion) o que ajuda a acrescentar profundidade à cena. No entanto, é preciso que se diga que estes efeitos são difíceis de perceber: o escuro e as trevas são realmente um grande nível.

Com base na qualidade da demo, este parece ser um grande jogo, independentemente da plataforma - não se esqueça de fazer o download da demo logo que seja possível. Estou muito ansioso pela versão final, e também a versão PC deverá ser um prazer. Esta versão beneficia do suporte à aceleração por hardware, PhysX, e como tipicamente o UE3 é relativamente leve em ambos CPU e GPU, ele deve ser agradável para os jogadores, mesmo com um PC modesto.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Batman: Arkham Asylum

PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360, PC

Batman: Dark Tomorrow

Xbox

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.
Comentários