Skip to main content

Stellar Blade | Exclusivo PlayStation 5

Reserva Já - Lançamento a 26 de abril

Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Algumas 360s incompatíveis com nova dash?

Porque a Microsoft está a substituir consolas.

Segundo notícias divulgadas pelo Kotaku, a nova actualização à Xbox 360 que vai chegar a qualquer momento, é incompatível com um "pequeno número" de consolas, e vai impedir que certos jogos corram na consola. A boa notícia é que a Microsoft vai substituir estas máquinas por novas Xbox 360 S com disco de 250GB.

É uma história impressionante, com o Kotaku a dizer que o novo disco padrão, o XGD3 – que adiciona 1GB de espaço útil aos DVDs 360 – pode não ser compatível com uma certa percentagem de drives DVD 360. No entanto, a verdade por detrás desta incompatibilidade parece ser um pouco mais envolvida. Desde a chegada da versão beta da nova dashboard, os hackers têm feito engenharia reversa e encontrado um número de surpreendentes adições nunca antes vistas em anteriores actualizações.

Primeiro, este novo lançamento é o primeiro no qual vamos realmente ver o firmware da drive ser reescrito pela própria Xbox 360. Qualquer um a usar uma drive DVD modificada vai descobrir que actualizar para a nova dash instantaneamente elimina a capacidade para correrem jogos piratas, com o código alterado a ser completamente removido da drive DVD. A Microsoft tem empregue um vasto leque de drives DVD nas suas máquinas desde o lançamento – a melhor hipótese é que nem todas podem ser alteradas directamente, precisando de uma consola na qual a drive já tenha sido substituída.

Esta nova actualização não só abre o adicional espaço de 1GB anteriormente posto de lado para o ultrapassado e comprometido esquema de segurança – apresenta um mecanismo anti-pirataria completamente novo. No passado, anteriores tentativas de eliminar a pirataria (tais como o AP 2.5) apenas funcionaram em certas drives, com a funcionalidade desactivada se tivesses um equipamento mais velho. Com o novo sistema, parece que as medidas anti-pirataria estão tão profundamente embebidas que simplesmente não podem ser evitadas da mesma forma.

Também ouvimos um número de notícias sobre os novos protocolos de segurança irem para além de simplesmente actualizarem a nova dash. Múltiplas fontes em estúdios disseram-nos que a Microsoft aumentou aqui significativamente a parada e está agora a chamar os estúdios para ajudar a combater a pirataria de jogos na Xbox 360. Segundo esta informação, novos APIs estão a ser trabalhados para que os estúdios possam adicionar aos seus títulos, que realizam adicionais leituras ao DVD durante o correr do jogo, não só quando o jogo é iniciado como é actualmente o caso.

Cópias gravadas de jogos Xbox 360 não são 100 por cento idênticas aos originais, portanto o firmware da drive DVD alterado disfarça as diferenças com correcções no imediato. A Microsoft espera que estas verificações durante o jogo sejam muito mais difíceis de isolar e corrigir, e com o controlo destas funcionalidades nas mãos dos estúdios, cópias piratas de jogos podem até mesmo ser "inferiorizadas" para demos jogáveis – por exemplo, podem tornar-se não funcionais após jogarem um par de níveis.

O XDG3 é claramente muito importante para a Microsoft – como evidenciado pela companhia ao dar consolas grátis para assegurar a compatibilidade com todos os consumidores – mas se estas novas medidas anti-pirataria vão ser suficientes ainda temos que ver. O último esforço da companhia – o AP2.5 - foi dispensado numa questão de dias, e o hacker de firmware de drives "commodore4eva" já aclama que derrotou as novas contra-medidas introduzidas na beta dash...

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.
Comentários