Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Fonte: Novos discos da Xbox ganham 1GB

Grande atualização para os produtores.

Uma fonte de produção muito bem colocada confirmou ao Digital Foundry que o novo formato de disco(DVD) tem estado em testes na nova dashboard atualizada, que acrescenta 1GB de espaço aos discos dos jogos.

O máximo espaço alocado para a informação do jogo é atualmente apenas 6.8GB, de um máximo de 7.95GB num DVD normal de duas camadas, com mais de 1GB dedicado a uma partição do DVD-Video, que também contem os sectores das medidas de segurança anti-pirataria. De forma surpreendente, isto quer dizer que a última geração com a PlayStation 2, tinha uma maior capacidade bruta de armazenamento para os jogos dos produtores do que a nova Xbox 360. Parece que esta partição de vídeo será drasticamente reduzida ou omitida completamente do novo formato que a Microsoft pretende lançar.

Os beta testers da nova dashboard irão receber de forma gratuita o jogo Halo: Reach, desde que sejam aceites no novo programa. Podemos assumir que isto não é apenas uma prenda generosa da Microsoft - será mais um disco já com o novo formato, e a Microsoft está a querer receber informação de desempenho no maior número de sistemas possível. Não existe um leitor de DVD padrão na Xbox 360: a dona da plataforma já usou leitores da Samsung, Hitachi, Benq e Liteon, isto entre cinco anos de história da consola.

O jogo Halo: Reach ocupa 6.5GB de espaço no anterior formato. Ou foi preenchido ou adicionado conteúdo à nova edição, ou será apenas o caso em que a informação foi alocada numa área física especifica do disco, onde antes a partição do vídeo ocupava.

Faria sentido se a partição do vídeo estivesse na zona mais interna do disco - a zona onde seria mais lenta ler os dados. Apesar de os produtores poderem agora aproveitar o potência do aumento de espaço em bruto do disco de dupla camada, terão também que levar em consideração o espaço agora disponível com velocidade de leitura mais lenta.

Não obstante, um aumento de 14-15% do espaço disponível para os produtores na Xbox 360 é um aumento muito bem-vindo, e alguns poderão ainda argumentar que vem um pouco atrasada tendo em mente que o atual regime de segurança tem-se revelado insuficiente por vários anos. Retirar o sistema atual também poderá dar à Microsoft a oportunidade de implantar uma nova estratégia anti-pirataria, isto tendo em mente que o seu mais recente sistema AP 2.5 foi derrotado em poucas semanas.

O hacker "Commodore4eva" do DVD da Xbox 360 coloca ainda um maior peso na história por sugerir que a última produção do XDK confirma as mudanças:

Ele respondeu no IRC: "A MS irá introduzir o XBG3 - isto irá adicionar mais verificações AP, CVI(integridade do conteúdo), aumentar o espaço do disco e adicionar uma nova camada para os problemas de proteção - tudo isto no sdk 20500! Que o tragam!".

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Halo: Reach

Xbox 360

Related topics
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Comentários