Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

120fps transforma Tony Hawk's Pro Skater 1+2 na PS5 e Xbox Series

Testadas todas as melhorias.

Já falamos com entusiasmo de Tony Hawk's Pro Skater 1+2 no passado, o brilhante jogo modernizado pela Vicarious Visions para PC, PS4 e Xbox One, que mantém a genial essência dos originais. É um dos jogos favoritos de 2020 para o John Linneman e relato com alegria que a atualização de nova geração é altamente impressionante, apesar do processo de transição precisar de melhorias e se já o compraste, a Activision quer mais dinheiro pela versão mais recente. A boa notícia é que as atualizações são excelentes.

Antes de passarmos à análise em si, parece que alguns utilizadores estão com problemas e não sabemos bem o porquê, não enfrentámos problemas ao testar o jogo. Talvez seja porque recebemos códigos de análise específicos da Xbox Series e PlayStation 5, que nos permitiram contornar alguns dos problemas que muitos enfrentam, sem precisar de upgrade, não existia código nos nossos discos rígidos, mas o facto é que o jogo funcionou sem problemas. Isto poderá variar, mas vamos acreditar que os principais problemas sejam resolvidos rapidamente pois seja na PS5, Xbox Series X ou Series S, as melhorias são imensas.

THPS1+2 apresenta nas 3 consolas modos de performance e fidelidade. Comecei por testá-lo na Series S, comparando-a com a One X. Existem melhorias gráficas, começando com a anti-aliasing temporal melhorada, o que nos dá uma imagem muito mais estável em movimento. O pós-processamento também foi ligeiramente melhorado, alguns notaram uma cor preta muito esmagada na nova versão, mas para mim, parece tratar-se de uma nova graduação de cor desenhada para uma imagem mais forte. Os efeitos de brilho foram intensificados, os feixes de luz têm maior visibilidade e a qualidade das sombras também foi altamente melhorada.

Cover image for YouTube videoTony Hawk's Pro Skater 1+2: PS5 vs Xbox Series X|S - 120fps Is A Game Changer!
Análise às melhorias em Tony Hawk's Pro-Skater 1+2 na nova geração

No modo de fidelidade, THPS1+2 tem como alvo uma apresentação a 4K na Series X e PS5, com apenas subtis indícios de resolução dinâmica. Estão lá, mas não são especialmente percetíveis em movimento. O jogo é efetivamente idêntico nas duas consolas e apenas reparei numa curiosa mudança na distância das sombras entre as duas consolas, nenhuma delas tem qualquer tipo de vantagem. A Series S opera com 1440p dinâmica e as mudanças são mais percetíveis, parece operar entre 1260p e 1440p. A performance é 60fps praticamente fixos nas 3 consolas, com apenas uma única queda registada nas consolas Xbox, mas praticamente impercetível durante o gameplay. É uma experiência soberba, mas a única melhoria que faz verdadeiramente diferença é a anti-aliasing melhorada. Diria que a Series S tem melhor aspeto que a One X, apesar da sua GPU menos poderosa.

O modo performance é o grande atrativo, permitindo correr o jogo a 120fps nas 3 consolas. A PS5 e Series X têm como alvo 1440 dinâmica (apesar da Activision o ter publicitado como 1080p120 na PS5) com HUD 4K. Não tenho um ecrã HDMI 2.1 por isso as diferenças em termos de sistema entre a Xbox e PlayStation manifestam-se no meu caso. Na minha Samsung NU8000 posso jogar a 1440p120 na Series X, mas a saída PS5 assume uma imagem muito similar, mas baixa para 1080p120. Apesar da resolução dinâmica ser confirmada para o modo performance, 1440p parece ser a resolução na maioria do jogo. Na Series S também corre com resolução dinâmica variável, mas os ajustes visuais são percetíveis, varia entre 720p e 900p.

Cover image for YouTube videoDF Retro EX: Tony Hawk's Pro Skater 1+2 - A Brilliant Remake of a Classic Gaming Series!
O original comparado com as novas versões.

A boa notícia é que a performance e tão sólida a 120Hz quanto a 60fps, com a exceção de alguns pequenos problemas na PS5 e na Series S. A series X é a que consegue a experiência 120fps mais consistente, basicamente fixos. A PS5 tem pequenas quedas quando surgem alguns efeitos visuais (tais como rewind no personagem quando falhas), mas é muito difícil de ver em movimento. Testámos o nível em Nova Iorque durante algum tempo, onde foram registados pequenos problemas nas consolas de anterior geração e a Series X passou sem problema, enquanto na PS5 tivemos pequenos problemas, nada de mais, mas percetível. A Series S fica no meio das duas em termos de performance.

Tudo dito, estas pequenas quedas são a exceção. Seja a 60fps ou 120fps, é uma experiência sólida e devo dizer que as melhorias ao passar para o modo performance são tremendas, recomendo-o vivamente nas 3 consolas. Apenas lamento a falta de suporte para 1440p120 na PS5, uma funcionalidade do sistema abraçada pela Microsoft, mas não pela Sony. Existem muitos ecrãs 1440p120 HDMI 2.0 disponíveis e muitos jogos 120Hz nas consolas nem sequer correm a 4K nativa, significando que passar para um ecrã HDMI 2.1 ainda não é obrigatório, espero mesmo que a Sony faça alguma coisa quanto a isto.

O último ponto são os loadings. Não eram problemáticos, mas melhoraram imenso nas novas consolas. Um nível que demorava 14.5 segundos a carregar na Xbox One X demora 4 a 5 segundos na PS5 e consolas Xbox Series, a consola da Sony é mais rápida, mas por menos de 1 segundo. De forma interessante, descobri que as novas consolas Xbox estão basicamente ao nível do meu PC Core i9 10900K- equipado com um disco NVMe com 3.5GB/s de velocidade. Não é uma melhoria essencial, mas é bom ter isto. Mas a estrela da atualização é o novo modo performance, THPS1+2 a 120fps é simplesmente brilhante. Espero que os problemas que estão a afetar muitos jogadores sejam resolvidos pois a experiência nas novas consolas é de primeira classe.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Alex Battaglia avatar

Alex Battaglia

Video Producer, Digital Foundry

Ray-tracing radical, Turok technophile, Crysis cultist and motion-blur menace. When not doing Digital Foundry things, he can be found strolling through Berlin examining the city for rendering artefacts.

Comentários