Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

The Touryst é o primeiro jogo 8K 60fps para a PS5

Qualidade de imagem extrema.

O brilhante jogo da Shin'en Multimedia - The Touryst - está agora disponível para as consolas PS4 e PS5 e confirma-se agora como o primeiro jogo nativo renderizado a 8K na nova geração de consolas, correndo lindamente a 60 fotogramas por segundo e não menos que isso. É isso mesmo: de acordo com as nossas conversas com o produtor, o jogo renderiza internamente a 7680x4320 - sem super-amostragem temporal, sem reprojeção, sem checkerboarding, sem aumento por IA. Está completamente em 4320p.

Claro que há aqui um pequeno problema porque a PlayStation 5 não suporta saída 8K via HDMI 2.1, apesar de exibir orgulhosamente um logótipo 8K na caixa. Neste caso, a Shin'en está a utilizar a resolução extrema para a super-amostragem de anti-aliasing: essencialmente, cada pixel no teu ecrã 4K é reduzido de quatro pixéis para uma qualidade de imagem imaculada. Quanto ao tipo de diferença que isto faz para a apresentação geral, a Shin'en também abordou a questão. Na realidade, podes voltar ao 4K nativo no menu de opções - basta desativar o anti-aliasing. A Shin'en diz-nos que quando e se o suporte da plataforma se adequar às promessas 8K da embalagem PS5 (VRR primeiro, por favor, Sony), um simples patch deverá permitir que o jogo produza o framebuffer 4320p diretamente para uma correspondência de 1:1 pixel num ecrã de 8K.

John Linneman e Rich Leadbetter mostram The Touryst na PlayStation 5, com comparações da Series X e um olhar sobre o jogo na PS4 e PS4 Pro.Ver no Youtube

No entanto, antes de continuarmos, deve ser óbvio que as hipóteses de a PS5 e a Series X fornecerem jogos nativos de 8K no futuro é pouco provável, e toda a questão de saber se vale sequer a pena ser debatida, uma vez que a venda de ecrãs 8K não despertou propriamente o interesse mundial. No entanto, para este jogo, trata-se de escalabilidade e utilidade na aplicação. A estética ao estilo voxel de Touryst foi originalmente concebida para funcionar a 720p nativo a 60fps na Nintendo Switch no modo portátil, e tem aumentado noutras plataformas desde o seu lançamento.

O passado da Shin'en vem desde os tempos das suas demonstração e, portanto, os feitos tecnológicos espantosos fazem parte do seu ADN. Num mundo dominado por renderizações sub-nativas e técnicas inovadoras de redimensionamento, os principais desafios enfrentados pela maioria dos criadores é fornecer uma imagem 4K com boa aparência. Com 8,3m pixels por moldura, mesmo 4K é um desafio. A renderização até 8K (33,2m pixels por fotograma) só é provável que aconteça em jogos que exigem muito menos da GPU - e The Touryst é um grande exemplo disso.

O que é que o modo 8K te dá em The Touryst? Colocando de forma simples, num jogo definido por construções angulares em bloco, obtém-se muito melhor suavização de bordas - embora também haja algumas melhorias bónus. A intensidade do efeito de profundidade de campo muda com a resolução, pelo que este efeito parece bastante diferente entre os modos 4K e 8K. Curiosamente, porém, a Shin'en conseguiu ir ainda mais longe. A definição da sombra, por exemplo, é mais limpa e nítida na PS5 em comparação com a Xbox Series X. De facto, a resolução da sombra em cascata é aumentada em muitas áreas - as alterações ao sistema de mapeamento exponencial de sombras do Shin'en resultam numa ligeira diferença nas áreas sombreadas manifestadas como diferenças de iluminação.

PlayStation 5
Xbox Series X
8K downcaled vs 6K downscaled ao compararmos The Touryst na PS5 e Series X.
PlayStation 5
Xbox Series X
8K downcaled vs 6K downscaled ao compararmos The Touryst na PS5 e Series X.
PlayStation 5
Xbox Series X
8K downcaled vs 6K downscaled ao compararmos The Touryst na PS5 e Series X.
PlayStation 5
Xbox Series X
8K downcaled vs 6K downscaled ao compararmos The Touryst na PS5 e Series X.

Tudo isto nos leva ao elefante na sala. Touryst na Series X também tem super-amostragem até 4K a partir de uma resolução superior, sendo no entanto de 6K (5760x3240, para ser mais preciso). Tendo em conta a proximidade das máquinas, por que razão é este o caso? Normalmente, na área do PC, para conseguir uma GPU mais rápida, os fabricantes produzem desenhos 'mais largos' que funcionam com os mesmos relógios que as unidades menos capazes - ou ainda mais lentos. A Xbox Series X segue o mesmo padrão. A sua GPU funciona a um relógio mais lento, mas deve ser mais capaz no geral, uma vez que tem muito mais unidades de computação. A Shin'en diz-nos que no caso do seu motor, o aumento das frequências do relógio e a diferença na configuração da memória fazem a diferença. Para além disto, em vez de apenas transportar a versão PS4 para a PS5, a Shin'en reescreveu o motor para tirar partido das APIs gráficas de nível baixo da PS5.

Quanto ao desempenho - dito de forma simples, não há nada com que te preocupares. Tal como a Xbox Series X, o modo 60Hz funciona a 60 fotogramas por segundo, enquanto que o suporte de 120Hz está igualmente bloqueado. Ao contrário da versão Xbox, no entanto, o utilizador pode escolher entre os dois enquanto está dentro do jogo. Nas consolas Xbox Series, o modo é ativado por defeito se tiver 120Hz selecionado na consola. Pessoalmente, recomendo vivamente que se jogue a 120fps se tiveres os meios disponíveis: para um jogo com muito scrolling, o feedback visual adicional é mais agradável à vista do que um anti-aliasing melhorado.

No geral, Touryst é um jogo de exploração brilhante e encantador que podemos recomendar em todas as plataformas - e que inclui as versões PS4 e PS4 Pro que foram lançadas juntamente com a PlayStation 5. A consola da anterior geração de base atinge 1080p a 60 fotogramas como seria de esperar, mas embora não confirmado, pode haver a inclusão de escalas de resolução dinâmica em situações pontuais. A situação do DRS é mais óbvia na PS4 Pro, onde o jogo funciona principalmente na gama 1440p-1512p. Obviamente, continua a receber o mesmo conteúdo excelente e o mesmo estilo elegante - tudo o que muda é a contagem de pixéis e a falta de 120fps, mas independentemente disso, The Touryst continua a ser altamente recomendado.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

The Touryst

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
John Linneman avatar

John Linneman

Senior Staff Writer, Digital Foundry

An American living in Germany, John has been gaming and collecting games since the late 80s. His keen eye for and obsession with high frame-rates have earned him the nickname "The Human FRAPS" in some circles. He’s also responsible for the creation of DF Retro.
Comentários