Star Wars Jedi: Fallen Order - testamos a atualização PS5 e Xbox Series

Tudo o que precisas saber sobre as melhorias.

Sem aviso nenhum, a Respawn Entertainment surpreendeu-nos com uma atualização de nova geração para o impressionante Star Wars Jedi: Fallen Order, apresentando melhorias específicas que usam o poder extra no trio de novas consolas. Não é uma completa atualização de nova geração, tal como Cyberpunk 2077, simplesmente ajuda o código da anterior geração para conseguir rácios de fotogramas superiores nas novas máquinas, usando a CPU em particular para nos colocar muito mais perto dos 60fps fixos.

A atualização também é interessante pois a Respawn Entertainment revelou as notas que nos dizem tudo o que precisamos saber. Os rácios de fotogramas foram aumentados, a qualidade do pós-processamento e resoluções aumentadas. A escala das melhorias varia entre as máquinas por motivos que ainda não compreendemos, mas esperamos que isto esteja relacionado com as capacidades das ferramentas cross-gen das máquinas da Sony e Microsoft, ao invés das capacidades das consolas em si.

A Xbox Series X parece receber um conjunto mais completo de melhorias. Das 3 consolas, é a única que mantém os modos de qualidade e performance das versões de anterior geração e ambos foram melhorados. O modo Qualidade corre a 30fps com uma janela de resolução dinâmica entre 1512 até 2160p, conseguindo a qualidade de imagem mais nítida e a maior consistência numa versão de consola, apesar de um rácio de fotogramas inferior. O seu modo Performance tem como alvo os 60fps, conseguindo-o na maioria do tempo com uma resolução dinâmica que varia entre 1080p e 1440p.

Eis Fallen Order a correr nas novas consolas após a atualização.

Em contraste, a PlayStation 5 apenas recebe um modo, com os 60fps como alvo e com 1200 fixa com buffers pós-processamento a 1440p. É uma melhoria mais limitada tendo em conta que a retrocompatibilidade padronizada com o código da anterior geração conseguia 1080p, mas os pixels e precisão pós-processamento extra são bem vindos.

Temos ainda a Xbox Series S, com uma grande melhoria sobre a One S, também com os 60fps como alvo. Apesar de não termos métricas para a resolução nas notas oficiais, vemos uma resolução dinâmica que varia entre 720p e 900p, usando a upscaling temporal do Unreal Engine 4 para dar a perceção de uma resolução superior, mais eficaz em cenas estáticas.

Isto é o básico da atualização, mas como corre nas novas consolas? Bem, Fallen Order sempre teve problemas no streaming de assets, criando soluços. Isto acontecia em todas as versões, mesmo no PC, o que torna interessante ver que mesmo nos modos 60fps ainda existem problemas em todos os sistemas. A performance geral é relativamente consistente a 60fps, mas os soluços são especialmente percetíveis a correr pelos cenários e em algumas cutscenes. A PS5 parece ter uma performance ligeiramente mais suave, mas todas as versões sofrem com o problema.

A Series X é capaz de entregar os visuais com a resolução mais elevada e se os soluços não te incomodam, o modo a 30fps limpa a maioria do problema. Na Series S, tens a versão menos estável e juntamente com problemas no streaming, tens áreas onde parece estar limitada também pela GPU. Ainda é uma melhoria sobre os modos performance com rácio de fotogramas desbloqueados na PS4 Pro e Xbox One X, mas é a atualização menos impressionante das 3.

No geral, é uma melhoria interessante que vale a pena verificar, especialmente porque o jogo está disponível no EA Play e no Xbox Game Pass Ultimate. Nós gostamos do jogo, que combina bons valores de produção com boa gameplay e um pouco de Metroid, na forma como o acesso a vários níveis é alcançado de forma gradual. A nova atualização não resolve todos os problemas técnicos, mas faz com que se torne na melhor forma de o jogar nas consolas.

Salta para os comentários (22)

Sobre o Autor

Richard Leadbetter

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry  |  digitalfoundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (22)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários