Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

PlayStation 5 CFI-1100 review: melhor ou pior do que a consola de lançamento?

O modelo revisto da Sony é tranquilizador e não controverso.

Há um novo modelo PlayStation 5 no mercado - uma unidade da série CFI-1100 que substitui o modelo de lançamento CFI-1000. Já partilhei informações preliminares sobre a máquina, descobrindo que, em termos práticos, não existe qualquer diferença significativa entre as PS5s antigas e as novas. Contudo, subsistem questões sobre as decisões tomadas em como a Sony entregou esta nova versão da PlayStation 5 e, em última análise, se existe realmente alguma diferença genuína entre elas, particularmente em termos de implicações a longo prazo. Essencialmente, se a instalação do sistema de arrefecimento foi objeto de uma estratégia de redução de custos, será que a máquina funciona mais quente, e se funcionar, até que ponto é que isso realmente importa?

Para avaliar a PlayStation 5 de todas as dimensões, passei algum tempo a conceber uma série de testes de desempenho para a consola, comparando o novo modelo CFI-1100 com uma máquina de lançamento. Isto acabou por ser um pouco mais desafiante do que se poderia imaginar porque, fundamentalmente, um dos maiores sucessos da nova vaga de consolas é que o desempenho do jogo é geralmente excelente. Obter valores representativos é um caso de isolamento de situações repetitivas numa gama de jogos onde podemos ou desbloquear a taxa de fotogramas, ou provocar quedas sustentadas abaixo dos 60 fotogramas por segundo. Em teoria, este teste deve ser inteiramente supérfluo - porque o objetivo de uma consola é que todas as máquinas devem funcionar exatamente da mesma maneira. Dito isto, ocorreu-me que a PlayStation 5 tem um boost de relógio e embora a sua implementação, tal como descrita pela Sony deveriaassegurar resultados consistentes de uma máquina para outra, isto nunca foi exaustivamente testado. Entretanto, alguns utilizadores acreditam erroneamente que o boost de relógio é semelhante a uma implementação de PC, que faz ajuste às frequências de acordo com as temperaturas - então porque não pô-lo à prova e colocar o assunto completamente sobre a mesa de uma vez por todas?

A segunda dimensão dos testes resume-se à composição do hardware da própria máquina e depois do meu relatório inicial, fui abordado por Steve Burke da Gamers Nexus para ver se encontrava uma máquina para ele testar. Gamers Nexus é conhecido pela qualidade da sua análise profunda de hardware e ninguém é mais minucioso nos testes, por isso tive o prazer de enviar na minha unidade - que Steve prontamente descascou até aos ossos. A abrangência do trabalho é tal que, embora outros relatórios de hardware tenham surgido desde o vídeo original de Austin Evans que deu início à controvérsia, os resultados da Gamers Nexus são os mais abrangentes e exaustivos. Steve até criou uma 'Frankenconsole' PS5 para comparar temperaturas da mesma placa utilizando tanto o conjunto de arrefecimento original como o renovado, eliminando potenciais diferenças causadas pela lotaria de silício (onde não há dois chips que saiam da linha de produção totalmente idênticos). No processo, aprendemos também mais sobre as alterações feitas pela Sony no interior da máquina.

Cover image for YouTube videoThe New PlayStation 5 CFI-1100 Review - Featuring @GamersNexus!
Realizamos um vídeo discutindo o novo modelo PlayStation 5, com análise de hardware da Gamers Nexus.

Para o utilizador final, no entanto, as diferenças entre as antigas e novas PlayStation 5 são mínimas. A nova máquina é de facto mais leve por cerca de 300g, mas as dimensões físicas são as mesmas e continua a ser uma unidade pesada. No entanto, há uma pequena melhoria em termos de qualidade, e sim, trata-se do agora infame novo parafuso para o suporte. Isto permite que o suporte seja fixado à mão com facilidade suficiente, sem necessidade de uma chave de fendas. É uma boa ideia encorajar os utilizadores a fixar o suporte. Nos testes da Gamers Nexus, adicionar o suporte dá um grau de arrefecimento adicional, embora a remoção total dos painéis laterais também seja vantajosa.

Internamente, o vídeo incorporado abaixo da Gamers Nexus deverá dizer-te tudo o que precisas de saber sobre o desempenho do novo cooler, mas talvez o maior destaque seja que a Sony não se limitou a trocar a unidade térmica, ajustando também a própria placa principal e a placa de base. Os pontos principais dos dias de teste são relativamente simples: há uma melhoria das temperaturas nos reguladores de voltagem, as temperaturas da memória são melhores em alguns aspetos e piores em outros (mas ainda apenas alguns graus de diferença em geral) e, embora o processador principal possa estar alguns graus mais quente, não há provas de que isto apresente algo com que valha a pena te preocupares, assumindo que estás a manter a tua PS5 numa área bem ventilada. Como com qualquer peça moderna de hardware de jogos, fechar a consola em algo como um armário multimédia é fundamentalmente uma péssima ideia, razão pela qual me senti obrigado a incluir alguns testes sobre isto na minha análise de jogabilidade na nova máquina.

Por outro lado, a nova PlayStation 5 tem características semelhantes às da antiga. Fiquei intrigado ao saber que as temperaturas das ventoinhas são ditadas pela potência a ser extraída pelo processador e não a temperatura real do próprio chip. Notei que a nova PS5 parecia um pouco mais alta do que as minhas unidades de lançamento, mas segundo Steve da Gamers Nexus, isto é inteiramente normal - e mesmo entre PS5s da mesma geração, pode haver uma variação por unidade na velocidade da ventoinha de cerca de 100rpm, o que explica a diferença. Há então a sensação de que a PS5 funcionará tão quente quanto necessário para manter o desempenho do sistema e, curiosamente, mesmo que fique significativamente mais quente, as ventoinhas não girarão mais rápido. Se a máquina atingir temperaturas inseguras, desliga-se automaticamente em vez disso. O uso geral da ventoinha é curioso - a Sony é muito conservadora na sua utilização e o arrefecimento poderia ser melhorado apenas com uma alteração mínima na acústica. O objetivo geral é que assegurar uma experiência tranquila parece ser a principal prioridade da Sony.

Cover image for YouTube videoNew PlayStation 5 vs. Old PS5 Cooler Design: Thermals & Fans, ft. @DigitalFoundry
Aqui está uma profunda análise do novo hardware da PlayStation 5, cortesia da Games Nexus.

Em termos de testes de jogabilidade, tentei ser o mais exaustivo possível aqui, escolhendo uma gama de títulos onde podemos seguir - e repetir - de forma fiável as quedas de desempenho de uma PlayStation para outra. As únicas variações mensuráveis que consegui encontrar resumem-se ao facto de um dos meus modelos PS5 de lançamento estar a utilizar um firmware beta, enquanto que a minha máquina CFI-1100 utilizava firmware de retalho. Ao eliminar a unidade de firmware beta, a nova PS5 foi executada de forma praticamente idêntica à da minha outra PS5 de lançamento. A partir de ontem, todas as consolas PlayStation 5 foram atualizadas para o mais recente software do sistema e todas as variações desapareceram. Ao aproximar-me do desempenho da PS5, tanto em termos de análise do boost de relógio como no teste da consola a funcionar a temperaturas elevadas, isolei áreas em Godfall, Devil May Cry 5 Special Edition, Resident Evil Village, Control e Marvel's Spider-Man: Miles Morales, onde podíamos replicar renderizações de jogo que desciam abaixo dos 60 fotogramas por segundo.

Foram realizadas várias passagens para estabelecer a estabilidade destas cenas na mesma máquina (algumas áreas de alguns títulos variariam um pouco de passagem para passagem) e depois comparei com o modelo CFI-1100. O resultado final é que o CFI-1100 funcionou exatamente como seria de esperar - e para aqueles preocupados com o facto de que o boost de relógio poder baixar sob temperaturas elevadas, também coloquei a nova PS5 num armário multimédia com pouco fluxo de ar, executei com a consola consumindo mais de 200W durante duas horas e depois voltei a compará-la, não encontrando qualquer diferença, apesar de a própria consola estar muito quente ao toque quando a recuperei do armário e estar realmente quente no exaustor traseiro. A PS5 vai continuar a funcionar até atingir uma temperatura máxima específica e depois desliga-se - mas com base nos meus testes, não vai ficar progressivamente mais lenta da mesma forma que, digamos, um CPU ou GPU de um PC.

Por isso, espero que este teste coloque de uma vez por todas a questão da nova PlayStation 5 fora da mesa, e o resultado final é que posso confiar nos meus resultados iniciais do teste. Sim, o design do cooler na nova PlayStation 5 foi simplificado em alguns aspetos e sim, os resultados da temperatura interna sugerem que, embora mais fresco em alguns casos, a máquina pode funcionar mais quente em outros. A questão central de saber se a nova PS5 é melhor ou pior que o modelo de lançamento pode ser respondida dizendo que são, na sua maioria, muito semelhantes, certamente em termos da experiência do utilizador final. Tive algumas pessoas a perguntar se deveriam procurar ativamente a aquisição de uma consola mais antiga mas, em última análise, a nova máquina está ótima, e isso é uma boa notícia tendo em conta como é difícil adquirir qualquer PS5 - quanto mais um modelo de lançamento que provavelmente chegou ao fim da sua linha de produção.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

Related topics
PS5
Sobre o Autor
Richard Leadbetter avatar

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Comentários