Como se está a moldar Resident Evil Village nas consolas Xbox Series?

E como é que a Series S lida com o ray tracing?

O lançamento faseado pela Capcom do código da demonstração de Resident Evil chegou à sua conclusão no fim-de-semana e os segmentos de jogo da Vila e Castelo anteriormente disponíveis nas consolas PlayStation foram lançados para os jogadores Xbox. Os resultados estão praticamente em linha com as expectativas baseadas na experiência anterior com o Motor RE, mas temos a nossa primeira visão de como a tecnologia ray tracing escala em desempenho na Xbox Series S, tendo sido deixada de fora em Devil May Cry 5 Special Edition.

Então, tendo em conta os dados da demo da experiência anterior na PlayStation 5, como é que a Xbox Series X se porta? Talvez inevitavelmente, os resultados estejam muito de acordo com as nossas conclusões sobre Devil May Cry 5 SE: apesar de ter mencionado uma taxa de fotogramas esperada de 45fps a 4K de resolução com ray tracing ativado (com base na folha de especificações da Capcom), tanto a Series X como a PlayStation 5 funcionam de facto com um nível de desempenho desbloqueado e, na sua maioria, funcionam de facto a 60 fotogramas por segundo. Ambas as versões utilizam a tecnologia de reconstrução de imagem da Capcom para melhorar o desempenho em relação à resolução nativa, e ambas as consolas têm um aspeto idêntico uma com a outra.

Algumas impressões iniciais sobre como funciona Resident Evil Village nas consolas da Series Xbox, e alguns rápidos frente a frente com a PS5.

A única diferença tangível vem do desempenho: A Series X tem uma maior capacidade de agarrar o seu alvo 60fps, com um rendimento ligeiramente menos consistente a partir da PlayStation 5. No entanto, na melhor das hipóteses, a Series X proporciona 10 por cento mais de desempenho em cenas de teste de stress, mas registei uma cena em que ambas as consolas descem de 60fps exatamente na mesma extensão. Mais uma vez, semelhante a DMC5 SE, o RT de Resident Evil Village proporciona reflexos de baixa resolução em combinação com um passe de iluminação substituído por screen-space ambient occlusion não-RT. Há uma diferença, mas talvez não uma que mude o jogo. Podes jogar confortavelmente o jogo sem RT e ainda assim obter uma experiência de ótima aparência e nestes cenários, tanto a Series X como a PlayStation 5 estão ambas bloqueadas a 4K60 em ambas as áreas de demonstração.

Então, como é que a Series S se encaixa? Sim, existe uma opção RT e não, não recomendamos que a utilizes, uma vez que o impacto no desempenho pode ser extraordinário. Onde a Series X corre pouco menos de 60fps, a Series S fica na casa dos 30 e a consistência geral no desempenho é realmente fraca. A qualidade de imagem é bastante impressionante, no entanto: onde a Series X executa a 4K reconstruído, a Series S fá-lo a uma reconstrução para 1440p - embora com aquele grande, grande défice de desempenho. Felizmente, existe um caminho para os proprietários da Series S. Desliga as funcionalidades ray tracing e Resident Evil Village regressa aos 60fps esperados, com apenas pequenas quedas - e mesmo assim, apenas de forma fugaz.

As especificações fornecidas pela Capcom assinalavam a experiência na Series S não-RT como sendo de 1440p com uma taxa de fotogramas esperada de 45fps, pelo que será muito interessante ver como a experiência desta demonstração se traduz no jogo final e em que medida estas demonstrações são representativas do jogo completo. O trailer incluído com a demonstração parece sugerir certamente uma experiência muito mais variada e dinâmica do que qualquer uma das duas demonstrações, que são na realidade bastante básicas em termos de conteúdo. Em breve teremos respostas sobre isso, juntamente com um olhar detalhado sobre o jogo para PC.

Salta para os comentários (42)

Sobre o Autor

Richard Leadbetter

Richard Leadbetter

Technology Editor, Digital Foundry  |  digitalfoundry

Rich has been a games journalist since the days of 16-bit and specialises in technical analysis. He's commonly known around Eurogamer as the Blacksmith of the Future.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (42)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários